SóProvas


ID
3931441
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Carlos Barbosa - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Em conformidade com DUL e WEERDMEESTER, as características do cargo determinam a melhor postura básica: sentada, em pé ou combinações sentada/em pé. No que se refere à posição sentada, analisar a sentença abaixo:

Nessa posição o corpo fica melhor apoiado em diversas superfícies: piso, assento, encosto, braços de cadeira, mesa (1ª parte). Essa posição é mais cansativa que a de pé (2ª parte). Deve-se priorizar esse tipo de posição para as atividades que exigem maiores forças e grandes movimentos do corpo (3ª parte).

A sentença está:

Alternativas
Comentários
  • ---> A) Correta somente em sua 1ª parte.

    Segundo  DUL e WEERDMEESTER, as características do cargo determinam a melhor postura básica: sentada, em pé ou combinações sentada/em pé. A posição sentada apresenta vantagens sobre a postura ereta. O corpo fica melhor apoiado em diversas superfícies: piso, assento, encosto, braços da cadeira, mesa. Portanto a posição sentada é menos cansativa que a de pé. Entretanto, as atividades que exigem maiores forças ou grandes movimentos do corpo são melhor executadas em pé.

  •  A) Correta somente em sua 1ª parte.

    Segundo  DUL e WEERDMEESTER, as características do cargo determinam a melhor postura básica: sentada, em pé ou combinações sentada/em pé. A posição sentada apresenta vantagens sobre a postura ereta. O corpo fica melhor apoiado em diversas superfícies: piso, assento, encosto, braços da cadeira, mesa. Portanto a posição sentada é menos cansativa que a de pé. Entretanto, as atividades que exigem maiores forças ou grandes movimentos do corpo são melhor executadas em pé.

    A ergonomia baseia-se em conhecimentos de outras áreas científicas, como a antropometria, biomecânica, fisiologia, psicologia, toxicologia, engenharia mecânica, desenho industrial, eletrônica, informática e gerência industrial. Ela reuniu, selecionou e integrou os conhecimentos relevantes dessas áreas, conhecimentos na melhoria do trabalho e das condições de vida, tanto dos trabalhadores, como da população em geral. A ergonomia difere de outras áreas do conhecimento pelo seu caráter interdisciplinar e pela sua natureza aplicada.

    Ergonomia:

    • É uma área de conhecimento interdisciplinar com diversas outras áreas (psicologia, fisiologia, antropometria, biomecânica, eletrônica, engenharia, informática). Por isso, ela difere de outras áreas do conhecimento pelo seu caráter interdisciplinar e pela sua natureza aplicada.
    • Tem o objetivo de proporcionar ao homem quer seja no ambiente de trabalho ou não, maiores condições de saúde, eficiência, de qualidade de vida, de produtividade, de segurança e de conforto, adequando assim máquinas, ferramentas de trabalho, móveis, postos de trabalho, etc às necessidades humanas;
    • À princípio o homem adaptava-se ao posto de trabalho, no entanto com o avanço das áreas envolvidas neste campo e a preocupação com a saúde humana, a ergonomia então voltou-se para trilhar o caminho inverso. Adequar o trabalho ao homem.

    Para DUL e WEERDMEESTER (1998) os vários aspectos estudados pela ergonomia são a postura e os movimentos corporais, os fatores ambientais, as informações, os controles, os cargos e tarefas.