-
“O amor, meu amigo, não é para alguém que entrou na minha vida ontem, amor é para quem quer caminhar para um futuro ao meu lado, para as tragédias, poesias, riso e também choro.”
→ O termo em destaque é classificado sintaticamente como vocativo, que é um chamamento, interpelação que sempre deve vir separado por vírgulas do restante da frase.
GABARITO. B
-
✅ Gabarito: B
✓ “O amor, meu amigo, não é para alguém que entrou na minha vida ontem, amor é para quem quer caminhar para um futuro ao meu lado, para as tragédias, poesias, riso e também choro.”
➥ Temos, em destaque, o vocativo. O vocativo é o termo que põe em evidência algum ser a quem se dirige; indica a invocação de alguém ou algo; vem sempre separado por vírgula; pode se desloca pela oração. Muito encontrado em textos injuntivos, em que o locutor do texto se dirige diretamente ao interlocutor.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
-
Vocativo-
1º Sempre estará perto de uma vírgula
2º Não exerce função sintática
3º É um chamado.
Ei, deixe isso aí !
-
A questão é sobre sintaxe e quer saber qual a função que exerce o termo "meu amigo".
“O amor, meu amigo, não é para alguém que entrou na minha vida ontem, amor é para quem quer caminhar para um futuro ao meu lado, para as tragédias, poesias, riso e também choro.”
Notem que alguém está pedindo a atenção o chamando, o termo está sendo chamado para ser informado que o amor não é para alguém que entrou...
a) Aposto
Incorreta. O aposto é um termo sempre de valor substantivo que explica, esclarece, desenvolve, resume outro termo sintático antecedente, ou seja, não fala nada de chamamento.
Ex: João, músico da escola, perdeu o violão. (o termo entre vírgula está explicando quem é joão)
b) Vocativo.
Correta. O vocativo tem a função sintática de ser um chamamento, uma invocação...
c) Interjeição.
Incorreta. A interjeição exprime determinados estados emocionais altissonantes, sensações ou estados de espírito do falante.
Ex: cuidado!, alô!, não!...
d) Onomatopeia.
Incorreta. Onomatopeia é uma figura de linguagem que ruídos, gritos, canto de pássaros, som de animal, sons da natureza, barulho de máquinas, o timbre da voz humana fazem parte do universo das onomatopeias.
Ex: tic-tac, tic-toc, aff...
GABARITO B
-
Destaque como o cara vai saber se tá tudo em preto
-
Nossa, pra mim isso é um aposto. No meu raciocínio o termo "meu amigo", está entre vírgulas explicando o termo anterior "amor". Não consegui deduzir que é um chamamento, nesse caso, um vocativo.
-
O termo “meu amigo” foi usado pelo autor do texto para chamar a atenção do seu interlocutor, sendo classificado como VOCATIVO ou CHAMAMENTO.
O vocativo é um chamamento, uma invocação ou um apelo. É usado numa situação de comunicação, quando o falante se dirige ao ouvinte, ou seja, quando quem fala chama, nomeia ou invoca a pessoa com quem está falando
Fonte: Alfacon
-
[GABARITO: LETRA B]
VOCATIVO - expressão nominal (sem verbo) utilizada pelo falante para se dirigir aos interlocutores. Com caráter invocativo ou chamativo, busca a atenção de quem está do outro lado do diálogo.