SóProvas


ID
393328
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens , referentes a avaliação de desempenho.

Ante o sentimento de injustiça organizacional manifestado pelos funcionários, a organização deve descartar a criação de uma comissão de avaliação de desempenho, pelo fato de as pessoas sentirem-se julgadas e inferiorizadas com esse método.

Alternativas
Comentários
  • A avaliação do desempenho é um processo de redução da incerteza e, ao mesmo tempo, de busca de consonância. A avaliação reduz a incerteza do funcionário ao proporcionar retroação a respeito do seu desempenho. Ela busca a consonância na medida em que proporciona a troca de idéias e concordância de conceitos entre funcionários e seu gerente. Na realidade, a avaliação do desempenho deve mostrar ao funcionário o que as pessoas pensam sobre o seu trabalho e sua contribuição à organização e ao cliente.
    (...)
    Alternativas para avaliações de desempenho:

    1) AUTO AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO

    2) O GERENTE

    3) O INDIVÍDUO E O GERENTE

    4) A EQUIPE DE TRABALHO

    5) A AVALIAÇÃO DE 360º GRAUS

    6) A AVALIAÇÃO PARA CIMA

    7) A COMISSÃO DE AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
    Em algumas organizações, a avaliação do desempenho é atribuída a uma comissão especialmente designada para esta finalidade.
    Trata-se de uma avaliação coletiva feita por um grupo de pessoas direta ou indiretamente interessadas no desempenho dos funcionários.
    A comissão é geralmente constituída de pessoas pertencentes a diversos órgãos ou unidades organizacionais e é formada de membros permanentes e membros transitórios.
    Os membros permanentes e estáveis (como o presidente da organização ou seu representante, o dirigente do órgão de RH e o especialista em avaliação do desempenho) participam de todas as avaliações e o seu papel é moderar e assegurar a manutenção do equilíbrio dos julgamentos, do atendimento aos padrões organizacionais e da constância do sistema.
    Os membros transitórios são os gerentes de cada funcionário avaliado e o seu respectivo superior.
    Apesar da evidente distribuição de forças, esta alternativa é bastante criticada pelo seu aspecto fortemente centralizador e pelo seu espírito de julgamento quanto ao passado. Por esta razão, dificilmente a comissão central consegue focalizar a orientação e a melhoria contínua do desempenho.
    A comissão representa uma terceira parte, isto é, um elemento externo e estranho ao relacionamento entre o funcionário e seu superior. Não deixa de ser alternativa onerosa, trabalhosa e demorada, já que todos os funcionários devem passar pelo crivo da comissão.
    Além disso, as pessoas avaliadas se sentem inferiorizadas, como se o seu desempenho dependesse de uma comissão que a todos julga, aprova ou desaprova. --> No caso de uma organização na qual os funcionários já se sentem injustiçados isso se torna potencializado.

    8) O ÓRGÃO DE RH

    FONTE: http://www.cursosnocd.com.br/recursos-humanos/quem-deve-fazer-a-avaliacao-de-desempenho.htm