SóProvas


ID
393430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoal, julgue os itens subsequentes.

Insumos, procedimentos, processos, resultados e ambiente constituem os cinco componentes do modelo de avaliação integrado e somativo.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    No Modelo de Avaliação Integrado e Somativo - MAIS(BORGES-ANDRADE, 1982) o primeiro componente, ambiente, envolve e exerce influência sobre os demais, e é subdividido em quatro subcomponentes.
    Insumos, o segundo componente, refere-se às características dos treinandos (dados demográficos e pré-requisitos para participação).
    O terceiro componente, procedimentos, diz respeito à tecnologia instrucional utilizada,à adequação dos conteúdos, à definição dos objetivos e às técnicas didáticas adotadas.
    O componente processo enfoca o relacionamento dos instrutores com os treinandos e entre os treinandos, a forma como ocorre a aprendizagem durante a atividade instrucional e a motivação do treinando para aprender.
    O último componente é o resultado: medida imediata do nível de aprendizagem,relacionada ao grau de assimilação e retenção dos conteúdos logo depois de concluído o treinamento.

    Fonte: http://www.scribd.com/doc/54529016/EORB1757?query=INSUMO
  • O MAIS é um modelo genérico de avaliação construído a partir da teoria da efetividade dos eventos de aprendizagem, chamados de TD&E. Formula questões sobre os insumos, os procedimentos, os processos, os resultados e o ambiente dos eventos ou programas.
    • Insumos – são fatores físicos e sociais e estados comportamentais e cognitivos anteriores à instrução que podem afetar ou comprometer os resultados. Exemplos: nível socioeconômico, habilidades, experiência na área.
    • Procedimentos – são as estratégias instrucionais. Exemplos: sequência de objetivos, tempo para prática, demonstrações, instruções verbais, aulas expositivas.
    • Processos – são aspectos significantes do comportamento do aprendiz. Exemplos: resultados de exercícios práticos, tempo de estudo individual, número de desistentes.
    • Resultados – é o desempenho final imediato pretendido ou as consequências inesperadas (desejáveis ou indesejáveis) do evento de TD&E. Exemplos: qualquer habilidade, atitude, conhecimento resultante do evento de TD&E.
    • Ambiente – representa o contexto de TD&E. É subdividido em: a) necessidades – identificação de lacunas importantes entre desempenhos esperados e realizados com definição de prioridades para resolver os problemas. b) suporte – conjunto de variáveis que ocorrem no lar, nas escolas, na organização ou na comunidade e que têm influência potencial sobre os insumos, procedimentos, processos e resultados. Exemplos: instalações para o evento, material didático, formação acadêmica e pedagógica do instrutor. c) disseminação – variáveis que contribuem para a adoção bem-sucedida do programa ou evento de TD&E. Exemplos: meios de divulgação do evento e estratégia de divulgação. d) efeitos de longo prazo – consequências ambientais esperadas,inesperadas, desejáveis e indesejáveis. Não devem ser medidos logo após o evento de TD&E, pois necessitam de tempo decorrido para atuarem. Exemplos: desempenho no cargo, mudanças na organização.

    http://pt.scribd.com/doc/58192800/22/Modelo-de-Avaliacao-Integrado-e-Somativo-MAIS#page=86