✅ Gabarito DA BANCA: A
I - Laura e Paulo saíram juntos → O verbo sair está no plural para concordar com o sujeito composto "Laura e Paulo". Por isso, trata-se de um caso de concordância verbal.
II - Eu tenho aversão a réptil → Inegavelmente, o verbo ter está na primeira pessoa do SINGULAR para concordar com o pronome "eu". Então, temos um caso de concordância verbal. O termo "aversão" funciona como objeto direto do verbo ter. O objeto direto não precisa concordar com o verbo. A expressão "a réptil" funciona como complemento nominal do substantivo aversão. O complemento nominal não precisa concordar com o nome. Posso tranquilamente pronunciar as duas frases: Eu tenho aversão a réptil. Eu tenho aversão a répteis.
➥ PARA MIM, SERIA LETRA D). CONCONDÂNCIA VERBAL EM AMBOS CASOS, COMO NÃO TEMOS ESSA ALTERNATIVA, VAMOS DE D): Nenhuma das alternativas.
➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
CUIDADO
A questão é nula.
I-Laura e Paulo saíram juntos. - Temos concordância verbal, "saíram", verbo, concorda com o sujeito composto; e concordância nominal, "juntos", adjetivo, concorda com um referende plural.
II-Eu tenho aversão a réptil. - Temos concordância verbal, "tenho", verbo, concorda com o sujeito simples singular; Não há que se falar em concordância nominal.
Havendo duas possibilidades de classificação para a alternativa I, C ou D seriam gabaritos corretos, embora discutíveis por motivos lógicos, a questão é nula.
O gabarito da banca, assertiva A, não é um gabarito possível.