SóProvas


ID
3935683
Banca
Instituto Excelência
Órgão
Prefeitura de Tremembé - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Leia o trecho abaixo e complete a lacuna:

O ______________ , assinado em sete de junho de 1494, foi um acordo entre o monarca de Portugal, D. João II, e os reis do que hoje é a Espanha moderna, Isabel I de Castela e Fernando II de Aragão. Apesar de o documento ter sido o resultado das recentes descobertas das viagens do navegador genovês Cristóvão Colombo, para entender por completo sua relevância histórica é necessário ter em mente acordos prévios feitos entre as potências ibéricas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito (C)

    "[...] Ao descobrir a América em 1492 chegando às Antilhas, Colombo pensara ter alcançado o Mar da China. A posse da nova terra foi contestada por Portugal, daí resultando uma série de negociações que desembocaram no Tratado de Tordesilhas (1494). O mundo foi dividido em dois hemisférios, separados por uma linha que imaginariamente passava a 370 léguas a Oeste das Ilha de Cabo Verde. As terras descobertas a Oeste da linha pertenceriam à Espanha; as que se situassem a Leste caberiam a Portugal."

    Fonte: Boris Fausto. História do Brasil - 12. ed. - Pg. 42.

    Bons estudos!

  • Tordesilhas.

  • "Buscando evitar o desgaste de um conflito militar, os espanhóis aceitaram a revisão dos acordos com uma nova intermediação do papa. Com isso, o Tratado de Tordesilhas foi assinado em junho de 1494. Nesse novo acerto ficava estabelecida a demarcação de um novo meridiano localizado a 370 léguas a oeste da ilha de Cabo Verde. Os territórios a oeste seriam explorados pelos espanhóis; e as terras a leste deveriam ser controladas pelos lusitanos. Dessa forma, o novo acordo assegurou a exploração lusitana em parte dos territórios que hoje compõem o Brasil."

  • O tratado de Madri foi posteiror, cerca de 1700, foi feito para substituir o Tratado de Tordesilhas, na ocasião o território do Uruguai foi cedido à Coroa Espanhola.

  • C)Tratado de Tordesilhas. A propósito este Tratado veio substituir a Bula Inter Coetera (1493) que também dividia o mundo em dois hemisférios, porém separados por uma linha que imaginariamente passava a apenas 100 léguas a Oeste das Ilha de Cabo Verde, o que desagradou aos portugueses.

  • "O Tratado de Tordesilhas, assinado na povoação castelhana de Tordesilhas em 7 de junho de 1494, foi um tratado celebrado entre o Reino de Portugal e a Coroa de Castela para dividir as terras "descobertas e por descobrir" por ambas as Coroas fora da Europa."