SóProvas


ID
3936052
Banca
UFMT
Órgão
Prefeitura de Várzea Grande - MT
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Uma administração pública orientada para o cidadão e para obtenção dos resultados presume que políticos e funcionários públicos sejam merecedores de grau limitado de confiança; tem como estratégia servir-se da descentralização e do incentivo à criatividade e à inovação e utiliza o contrato de gestão como instrumento de controle dos gestores públicos, denomina-se:

Alternativas
Comentários
  • Administração Gerencial → A administração pública gerencial é pautada pela eficiência, qualidade, flexibilidade, produtividade, confiança (mas limitada), horizontalização das estruturas, incentivo à criatividade e inovação.

    - controle finalístico ou "a posteriori"

    - orientada para os cidadãos e para a geração de resultados.

    -Foco nos resultados

    -Hierarquia horizontal

    -ampliação de autonomia das entidades.

    -Adm. Descentralizada (ocorreu na reforma chamada Militar, que se deu através do decreto 200/67).

    -Participação do cidadão nas políticas públicas

  • A questão em análise pergunta qual das alternativas apresentadas nos traz o modelo de administração orientado para o cidadão, e para a obtenção dos resultados etc. Para responder corretamente, vamos analisar cada alternativa.

    A - INCORRETA. A realidade vista no modelo patrimonialista é a de uma elite política que "manda e desmanda" de forma autoritária na coisa pública como se sua fosse. Essa é, inclusive, umas das grandes marcas desse modelo; a confusão entre o que é público e o que é dessa elite dominante. Além do escalão político, existe uma camada de funcionários públicos marcada pela corrupção, nepotismo e clientelismo (troca de favores).

    B - INCORRETA. O modelo burocrático surge no Brasil com o objetivo de combater algumas disfunções do modelo patrimonialista. Por essa razão, o foco é direcionado ao controle e aos procedimentos padronizados, destacando-se a impessoalidade, o formalismo, a hierarquia funcional e a profissionalização do servidor.

    O modelo burocrático é autorreferente, é voltado para si mesmo, isso fica evidente quando as regras e a rigidez nos procedimentos se tornam boas apenas para a administração, foco na estrutura.

    C - INCORRETA. Não existe o modelo "descentralizada". A descentralização é uma característica do modelo gerencial.

    D - CORRETA. O modelo gerencial é marcado pela vinda de práticas típicas do setor privado para a administração pública. Em razão disso, suas principais características são: a orientação para resultados, foco no cidadão como cliente, descentralização administrativa e política, terceirização etc. Nesse modelo, a eficiência é uma prioridade, tanto que, por meio da EC 19/98 (que introduziu a figura do contrato de gestão na administração pública), a eficiência foi inserido como norteador de toda atividade administrativa no Brasil.

    Diante do que foi exposto, podemos concluir que a questão está se referendo ao modelo gerencial de administração pública. Dessa forma, o gabarito correto é pode ser encontrado na alternativa "D".

    GABARITO: D

    FENILI, R. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3.ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.

    DE ABREU E LIMA MOREIRA, E. Administração Geral e Pública para Concursos. Salvador, Juspodivm, 2016.

  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    A questão em análise nos apresenta algumas características de Administração, entre elas: orientação para o cidadão; foco em resultados; presunção de confiança no servidor; fomentadora da inovação e da criatividade e adoção do contrato de gestão. Sendo assim, para resolvermos, vamos à análise das alternativas:

    A) ERRADO. Patrimonialista – A Administração Patrimonialista é aquela marcada pela mistura do interesse público pelo privado, pelo clientelismo e pelo aumento da corrupção e do nepotismo, o que torna o estado menos eficiente. Além disso, não existe controle de processos. Portanto, essa alternativa não apresenta as características apresentadas na introdução. Sendo assim, não pode ser o gabarito da questão em análise.

    B) ERRADO. Burocrática – o modelo burocrático é caracterizado pelo excesso de controle dos processos, pela especialidade, pelo excesso de regras, pela meritocracia e pela presunção de desconfiança no servidor. Portanto, essa alternativa não apresenta as características apresentadas na introdução. Sendo assim, não pode ser o gabarito da questão em análise.

    C) ERRADO. Descentralizada – A descentralização não é um modelo de Administração, mas uma forma de gestão das atribuições de cada gestor. Portanto, essa alternativa não apresenta as características apresentadas na introdução. Sendo assim, não pode ser o gabarito da questão em análise.

    D) CERTO. Gerencial - A administração pública gerencial tem como foco a prestação de um serviço público mais eficiente para a sociedade, ou seja, os clientes do serviço público. Nesse modelo de Administração existe um foco em resultados e uma certa confiança no servidor. Além disso, utiliza-se do contrato de gestão como ferramenta de possibilitar maior autonomia administrativa e financeira a algumas entidades da Administração Pública. Assim, essa alternativa é o gabarito da questão em análise.


    Gabarito do Professor: Letra D.