SóProvas


ID
3940063
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nova bateria deve manter carga do celular por cinco dias

A durabilidade seria tão ruim quanto a das baterias de hoje, mas, sim, elas podem ser revolucionárias.

         Sair de casa sem um carregador para o celular vai deixar de ser problema. Pesquisadores da Universidade Monash, em Melbourne (Austrália), desenvolveram uma bateria com capacidade quatro vezes maior do que as utilizadas hoje.

         Trata-se de uma bateria de Lítio-Enxofre (Li-S). Elas já existem – e por serem bem leves já foram usadas em aviões movidos a energia solar. Mas por que o seu celular não tem uma dessas, então?

        Porque elas se desintegram. Depois algumas poucas cargas e recargas elas não aguentam o tranco, começam a se romper, e a bateria morre. Isso acontece porque as partículas de enxofre lá dentro praticamente dobram de tamanho quando a bateria está carregada – isso acontece nas baterias de lítio comum também, mas aí a dilatação é de apenas 10%.

         A equipe, porém, encontrou uma solução esperta para esse problema: criaram uma estrutura interna bem intrincada, que oferece mais espaço para a expansão do enxofre. Dessa forma, ela consegue uma durabilidade equivalente à de uma bateria comum, com a vantagem de durar assombrosamente mais.

       Isso não seria interessante só para quem sai de casa sem carregador. O maior impacto seria nos carros elétricos. Os melhores de hoje têm autonomia de mais ou menos 300 km. Baterias assim elevariam tal autonomia para 1.500 km – bem mais que a de qualquer veículo com motor a combustão interna.

       Elas também ajudariam em outra frente: a das baterias que armazenam energia solar para uso doméstico, como a Powerwall, da Tesla. Ela armazena o equivalente a um dia e 17 de horas de energia. Com o lítio-enxofre de alta durabilidade, essa capacidade saltaria para uma semana.

        Os pesquisadores estão otimistas. Dizem que, além de tudo, as baterias seriam mais baratas que as de hoje – pelo fato de o enxofre ser um elemento mais abundante que os metais das baterias de lítio comum. Mas o fato é que a tecnologia ainda está engatinhando – eles esperam testar protótipos por mais alguns anos até apresentar uma bateria capaz de chegar ao mercado.

Disponível em: <https://super.abril.com.br/tecnologia/nova-bateria-deve-manter-carga-do-celular-por-cinco-dias/>. Acesso em: 20 jan

Assinale a alternativa que apresenta um hiato, um ditongo e um dígrafo, nessa ordem:

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: A

    ✓ Aí (a-í); depois; carregador.

    ➥ Respectivamente, um hiato (duas vogais que ficam em sílbas diferentes); um ditongo (emissão de dois fonemas vocálicos -vogal e semivogal ou vice-versa - numa mesma sílaba) e um dígrafo consonantal (duas consoantes com somente um som= r).

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • Qual a separação de aviões?

    No google eu achei isso:

    a-viões (e aqui não teria ditongo no OE?)

  • a-í

    é a divisão silábica.

  • a-viões (e aqui não teria ditongo no OE?)

    RESPOSTA: nestes caso seria um tritongo

  • A questão exige conhecimento sobre fonologia em especial sobre hiato, um ditongo e um dígrafo e quer saber qual alternativa possui palavras que tenha nessa mesma ordem esses assuntos (primeira palavra tenha hiato, a segunda palavra tenha ditongo e terceira palavra tenha dígrafo). Vejamos alguns conceitos:

    Os dígrafos ocorrem quando duas letras são utilizadas para representar um único fonema. Existem dois tipos de dígrafos na Língua Portuguesa:

    ▪Dígrafos consonantais;   gu, qu, ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, xs..

    ▪Dígrafos vocálicos.  am, an; em, en; im, in; om, on e um, un.

    Cuidado para não confundir dígrafo com encontro consonantal

    No dígrafo, as duas letras ficam juntas, entretanto possuem o som de uma letra só. Já no encontro consonantal, duas consoantes ficam juntas, mas cada uma produz o seu próprio som.

    HIATO

    É o encontro de duas vogais num vocábulo, como saída (sa-í-da). Os hiatos são sempre separados quando da divisão silábica: mô-o, ru-im, pa-ís;

    Ditongo

    É o encontro de uma vogal com uma semivogal ou de uma semivogal com uma vogal; em ambos os casos, vogal e semivogal pertencem obviamente a uma mesma sílaba. O encontro vogal + semivogal é chamado de ditongo decrescente (como em moi-ta, cai, mói). O encontro semivogal + vogal forma o ditongo crescente (como em qual, pá-tria, sério). Os ditongos podem ser classificados ainda em orais (todos os apresentados até agora) e nasais (como mãe ou pão);

    a)   Aí; depois; carregador.

    Correta. A primeira apresenta um hiato em “aí.

    A segunda apresenta um ditongo em “oi”

    A terceira apresenta um dígrafo em “rr”.

    b)   Bateria; ainda; praticamente.

    Incorreta. A primeira apresenta um hiato em “i-a”.

    A segunda não apresenta ditongo, pois a separação é assim: “a-in-da”

    A terceira apresenta dígrafo “en”

    c)   Metais; deixar; erradas.

    Incorreta. A primeira não apresenta hiato.

    A segunda apresenta ditongo “ei”

    A terceira apresenta o dígrafo “rr”.

    d)   Veículo; aviões; testar.

    Incorreta. A primeira apresenta um hiato “e-í”

    A segunda apresenta um ditongo “õe”

    A terceira não apresenta dígrafo.

    e)   Isso; elevariam; bateria.

    Incorreta. A primeira não apresenta hiato.

    A segunda apresenta ditongo "am"

    A terceira não  apresenta dígrafo.

    GABARITO: A

  • LETRA A