SóProvas


ID
3942721
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Paranaguá - PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A administração estuda três tipos de liderança: a autocrática, a democrática e a liberal. Cada uma tem sua particularidade e ênfase em sua abordagem na gestão de equipes. Dentre os itens abaixo, assinale o que mais caracteriza a Liderança Democrática:

Alternativas
Comentários
  • Liderança autocrática - o líder manda.

    Liderança democrática - o líder toma decisões em conjunto.

    Liderança liberal ou  laissez faire - o líder deixa os subordinados fazerem o que quiserem.

    Gabarito D.

  • A figura do líder mostra-se como um facilitador do processo; ele busca encorajar a participação e o engajamento de sua equipe. As decisões são tomadas em conjunto.

  • A questão em análise exige, para ser respondida corretamente, que tenhamos conhecimentos sobre a teoria dos estilos de liderança. De acordo com o que o enunciado nos apresenta, vejamos qual a alternativa trás características típicas da liderança democrática.

    A - INCORRETA. No estilo autocrático, o líder caracteriza-se como ser dominador; é ele quem determina quando e de qual forma executar as tarefas da linha de produção. Esse estilo pode ser:

    Esse estilo pode ser subdividido em:

    Benevolente: que é aquele líder que possui alguma confiança na equipe, de modo a permitir que lhe dê sugestões, mas apenas isso.

    Coercitivo: é aquele que não confia de modo algum na sua equipe e, por isso, centraliza tudo o que for possível, inclusive a organização do trabalho.

    B - INCORRETA. No estilo liberal, o líder dá total autonomia para que o grupo tome suas decisões, sejam elas coletivas ou individuais, com participação mínima do líder.

    C - INCORRETA. No estilo autocrático, o líder mostra-se sempre presente. A autoridade das decisões sempre está centralizada nele e não é levada em consideração a opinião de sua equipe.

    D - CORRETA. A figura do líder mostra-se como um facilitador do processo; ele busca encorajar a participação e o engajamento de sua equipe. As decisões são tomadas em conjunto. A liderança democrática pode ser:

    Consultiva: o líder busca a opinião dos liderados para que possa decidir.

    Participativa: o líder dá orientações aos liderados para que eles possam decidir, conforme a orientação dada.

    No estilo de liderança democrática, as críticas e elogios ocorrem de forma impessoal.

    Após analisar as alternativas apresentadas, concluímos que a letra "D" é a correta.

    GABARITO: D

    Fontes:

    DURAN, C. Gestão de Pessoas. Salvador: Juspodivm, 2016.

    PALUDO, A. Administração Pública. Salvador: Juspodivm, 2020.

  • [GABARITO: LETRA D]

    ESTILOS DE LIDERANÇA:

    Refere-se àquilo que o líder faz, ao seu estilo de comportamento para liderar. Na literatura especializada, encontramos três estilos:

    • Liderança autocrática

    • Liderança democrática

    • Liderança liberal ou Laissez faire

    LIDERANÇA AUTOCRÁTICA: Na Liderança autocrática o líder é focado apenas nas tarefas. Este tipo de liderança também é chamado de liderança autoritária ou diretiva.

    O líder toma decisões individuais, desconsiderando a opinião dos liderados. O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, de modo imprevisível para o grupo. Além da tarefa que cada um deve executar, o líder determina ainda qual o seu companheiro de trabalho. O líder é dominador e pessoal nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro. Este estilo de liderança resulta em forte tensão no grupo, frustração, agressividade quando o líder está ausente, falta de iniciativa e espontaneidade dos componentes do grupo. Na presença do líder, os liderados desempenham suas atividades normalmente, mas na sua ausência fazem “corpo mole”, param suas atividades, dando evasão aos sentimentos reprimidos.

    LIDERANÇA DEMOCRÁTICA: Chamada ainda de liderança participativa ou consultiva, este tipo de liderança é voltado para as pessoas e há participação dos liderados no processo decisório. As decisões são tomadas em conjunto com o grupo. Este determina as técnicas de execução das tarefas e sua divisão. Cada membro do grupo tem a liberdade de escolher seus companheiros de trabalho. O líder é participativo e procura ser um elemento normal no grupo, sugerindo quando solicitado e sempre apresentando alternativas para o grupo escolher. Suas avaliações são objetivas, e quando necessita criticar ou elogiar, limita-se aos fatos.

    Este estilo de liderança possibilita a formação de relacionamentos cordiais, o surgimento da franqueza, espontaneidade, autonomia e criatividade. Na ausência do líder, os liderados continuam produzindo e qualquer elemento pode assumir a liderança, se necessário. Os membros do grupo se mostram motivados e satisfeitos com a liderança.

    LIDERANÇA LIBERAL OU LAISSEZ FAIRE: Este estilo dá total liberdade ao grupo, sendo sua liderança mínima. A divisão das tarefas, escolha dos companheiros, a execução fica por conta do grupo, sem que o líder participe do processo. O líder não avalia e quando solicitado faz comentários aleatórios sobre o grupo.

    Este tipo de liderança é indicado para uma equipe madura, auto dirigida e que não necessita de supervisão constante. Por outro lado, a Liderança liberal também pode ser indício de uma liderança negligente e fraca, onde o líder deixa passar falhas e erros sem corrigi-los.

    PROFº PETRONIO CASTRO - LOJA DO CONCURSEIRO.