-
A questão social é considerada uma expressão das desigualdades inerentes à natureza das relações capitalistas e que, na contemporaneidade, assume inéditas expressões.
-
O que é questão social?
A concepção de questão social está enraizada na contradição capital x trabalho, em outros termos, é uma categoria que tem sua especificidade definida no âmbito do modo capitalista de produção.
A concepção de questão social mais difundida no Serviço Social é a de CARVALHO e IAMAMOTO, (1983, p.77):
questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...etc.
periodicos.unb.br › article › download
-
A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado. É a manifestação, no cotidiano da vida social, da contradição entre o proletariado e a burguesia, a qual passa a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão (Iamamoto)
-
Gabarito D)
A) O arcabouço das diferentes correntes teóricas é fundamental para a atuação do(a) assistente social nas expressões da questão social.
Não são as diferentes correntes teóricas que são fundamentais para a atuação do Assistente Social, mas sim o Projeto Ético Político. Visto que algumas correntes, são ajustadoras, opressoras, moralizadoras e não devem direcionar a atuação do profissional.
B) A questão social é fruto da intervenção do Estado nas relações de trabalho nos moldes do modelo de exploração capitalista.
Questão Social é trabalho coletivo, amplamente social, apropriação de seu frutos monopolizadas. Não é fruto da intervenção do Estado! é fruto dá disparidade na distribuição da riqueza socialmente produzida.
C) O enfrentamento da questão social sob a égide do grande capital financeiro e das políticas neoliberais tem sido canalizado para o Estado por meio de políticas abrangentes de combate à pobreza.
Neoliberalismo = Políticas seletivas e focalizadas.
D) A questão social é considerada uma expressão das desigualdades inerentes à natureza das relações capitalistas e que, na contemporaneidade, assume inéditas expressões. (gabarito)
Já pensou em estudar as principais matérias de Serviço Social resolvendo flashcards? A resolução de questões aliada a técnica de repetição espaçada dos flashcards deixa a sua preparação excelente. Conheça o Serviço Social - Evoque acessando nosso canal no YouTube. É muito fácil nos encontrar; basta digitar Serviço Social Evoque no YouTube.
-
"(...) assume inéditas expressões"?!
-
A questão social é uma expressão da desigualdade? Não seria ao contrário?
Gente, é a Desigualdade que é uma das multiplas expressões da questão social.Nós não vemos a questão social, vemos suas expressões: o desemprego, o analfabetismo, a fome, a favela, a falta de leitos em hospitais, a violência, a inadimplência, etc. Assim é que, a questão social só se nos apresenta nas suas objetivações, em concretos que sintetizam as determinações prioritárias do capital sobre o trabalho, onde o objetivo é acumular capital e não garantir condições de vida para toda a população.
SE ALGUEM SOUBER EXPLICAR DIREITO E QUAL É A FONTE,DEIXE SEU COMENTÁRIO, SERÁ DE GRANDE VALIA.
-
Existem MUITAS questões de S.S. que n são comentadas , sempre entrem em gabarito comentado e marquem em solicitar comentário, só assim algo vai mudar.