-
A mídia de massa se contraiu em seus meios antigos, especialmente os que utilizavam o papel, mas ela não se contraiu por completo, afinal, abriu canais na internet. Mesmo as TVs, abrindo seus conteúdos em sites e blogs, permitem que cada vez mais seus vídeos e telejornais sejam compartilhados. Então eu marquei errado e estou me explicando aqui nem sei por quê.
-
A internet é responsável por mudanças
significativas no modo como as informações são transmitidas. Neste ambiente
virtual, é possível segmentar a mídia, ou seja, utilizar uma mídia específica
para impactar com conteúdo adequado um grupo de indivíduos que apresentam hábitos,
comportamentos ou características semelhantes.
A internet também transformou a
maneira de obter informações. Os usuários podem selecionar, dentre as mídias
especializadas, o conteúdo que deseja receber, no momento conveniente e na
forma que preferir.
Com isso, a mídia de massa, com conteúdos
genéricos e homogeneizados, perde cada vez mais espaço.
Diante dessa explicação,
concluímos que as asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma
justificativa correta da I – alternativa E).
RESPOSTA: E
-
Resposta muito senso comum. Vá até uma banca de jornais. Faça esse exercício. Há revista impressa especializada até em parafusos. Os motivos são outros. Os jornais, de massa, também trazem cadernos especializados. Os jornais continuam genéricos. Quem buscava informação especializada não deixou de consumir jornal genérico. Ela já não consumia. A internet cresceu inclusive pela busca de conteúdo fúteis, genéricos e homogeneizados, mas pela facilidade e gratuidade. Enfim, não pelos motivos apontados na assertiva.
-
GABARITO: E
I. A internet contribuiu, junto com outros avanços tecnológicos, para a segmentação da mídia.
A quantidade de conteúdo produzido nas mídias digitais proporciona a segmentação. Inclusive é comum utilizarmos a expressão "bolha", para indicar o condicionamento a consumir conteúdo dentro de nosso espectro social, político e cultural.
PORQUE
II. A mídia de massa se contraiu enquanto a mídia especializada, por meio da internet, atende quem busca informação segmentada.
"Com a convergência das mídias, foram altas as apostas na segmentação dos conteúdos, independentemente de onde seriam consumidos. Na contramão desta segmenação, os conglomerados generalistas voltam-se às buscas de novas práticas, que não são necessariamente ofertas diversificadas." (TEIXEIRA, 2014, p. 63)
Fonte:
Siga-me no instagram: @vitoriadarebeca