-
Gab. C - a racionalidade técnica do capitalismo, incluindo a indústria cultural, produz e justifica a dominação dos proprietários de todos os setores da economia sobre a massa, tendo efeitos ideológicos sobre posições políticas e necessidades de consumo.
-
letra c
O conceito apresentado por Horkheimer e Adorno é de "industrialização da cultura", isto é, os bens culturais são produzidos industrialmente, por processos de automação, produção em série, padronização de produtos, em escala comercial. Como disse Antonio Albino Canelas Rubim, professor titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia, em seu artigo Cultura, conexão, contemporaneidade (2007), "indústria cultural, no horizonte da teoria crítica, remete ao processo de mercantilização da cultura, a sua subsunção ao capitalismo. Já a noção de indústrias culturais enfatiza o processo técnico de reprodução, a produção em série, e não sua subordinação a uma lógica mercantil capitalista".
-
Tem a ver com o positivismo, de maneira mais abrangente, no pós revolução industrial. O avanço tecnológico e científico estava acima de todas as coisas, inclusive das individualidades, do multiculturalismo. O capitalismo passou por cima da sociedade da época como um rolo compressor, principalmente na Europa.
O povo saiu das mãos dos reis absolutistas e caiu na mão da burguesia, que se industrializava e avançava no comércio exterior.
-
gancho: capitalismo / necessidade de consumo
-
Analisando as alternativas, a "a)" parece ser teoria matemática, a "b)" teoria hipodérmica, a "d" talvez algo relacionado com o conceito de aldeia global e a "e)" sobre a teoria funcionalista.