SóProvas


ID
3950971
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Começa nesta quinta-feira (27) – manhã de sexta-feira (28) no horário local – o encontro da 14a Cúpula do G20 em Osaka, no Japão. A cúpula vai reunir líderes das maiores economias do mundo, e deve ser marcada por discussões sobre conflitos comerciais globais.

(G1. https://glo.bo/2pALpSH.

Publicado em 27.06.2019. Adaptado) Entre tais conflitos, destaca(m)-se

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B.

    Começa nesta quinta-feira (27) – manhã de sexta-feira (28) no horário local – o encontro do G20 em Osaka, no Japão. A cúpula vai reunir líderes das maiores economias do mundo, e deve ser marcada por discussões sobre conflitos comerciais globais, especialmente em meio às negociações entre China e Estados Unidos em torno da guerra comercial. O encontro, que vai até este sábado (29), deve ter ainda conversas sobre tensões entre EUA e Irã e o acordo entre Mercosul e UE.

    G1 Economia.

  • B - a guerra comercial entre China e Estados Unidos.

    Encontro do G20 começa nesta quinta e deve ser marcado por discussões sobre guerra comercial

    Tensão entre EUA e Irã também deve entrar na pauta; entre os assuntos que afetam o Brasil, estão a mudança climática e o acordo entre União Europeia e Mercosul.

    Começa nesta quinta-feira (27) – manhã de sexta-feira (28) no horário local – o encontro do G20 em Osaka, no Japão. A cúpula vai reunir líderes das maiores economias do mundo, e deve ser marcada por discussões sobre conflitos comerciais globais, especialmente em meio às negociações entre China e Estados Unidos em torno da guerra comercial. O encontro, que vai até este sábado (29), deve ter ainda conversas sobre tensões entre EUA e Irã e o acordo entre Mercosul e UE.

    https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/06/27/encontro-do-g20-comeca-nesta-quinta-e-deve-ser-marcado-por-discussoes-sobre-guerra-comercial.ghtml

  • O Grupo dos 20, conhecido como G20, é um grupo formado por dezenove países mais a União Europeia. O G20 foi criado em 1999 e, consiste em um fórum de cooperação e consulta com o objetivo de discutir os assuntos econômicos e financeiros da arena internacional. As reuniões do G20 acontecem todos os anos e tem por intuito a aproximação de economias desenvolvidas e em desenvolvimento para que haja a estabilidade do mercado mundial. Nestes encontros também são estimuladas negociações econômicas e o desenvolvimento econômico sustentável. Os representantes do G-20 somam quase 90% do Produto Interno Bruto mundial, o que constata sua influência política e econômica. O foco central das discussões do G20, na reunião de 2019, as tensões comerciais entre EUA e China, tensões nucleares entre EUA e Irã, as questões climáticas e acordos entre a União Europeia e Mercosul. 
    A questão pede que seja assinalada, entre as alternativas, aquela que indica o conflito que preocupou o G20 em 2019. O candidato para responder a questão precisa ter conhecimento prévio acerca do que é o Grupo dos 20, quais são as decisões tomadas para garantir a estabilidade econômica no Mundo e a agenda de suas últimas reuniões. O material disponível de forma digital é significativo. 
    A) INCORRETA – Quem guiou as discussões sobre a Venezuela foi o Grupo de Lima ,que é a reunião de 12 países americanos , O grupo teve como assunto principal o reestabelecimento da democracia venezuelana. 
    B) CORRETA – Os Estados Unidos e a China estão vivendo tensões comerciais, em virtude das tarifas impostas sobre os produtos chineses quando eles chegam aos EUA. No G20, em 2018, os presidentes chegaram a uma trégua, porém esta foi interrompida, gerando impacto na economia global. 
    C) INCORRETA – Os grupos do Mercosul e da União Europeia discutiam um acordo de livre comércio mas, alguns dos países do bloco europeu temiam que seus agricultores fossem prejudicados com a exportação principalmente de gêneros alimentícios como carne e açúcar. Porém, este debate não permeou as discussões do G20. 
    D) INCORRETA – A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados decidiram fazer um corte global da produção de petróleo com o objetivo de garantir a manutenção dos preços dos barris de petróleo, em virtude da crise econômica causada pelo corona vírus. Os países do G20 não estipularam nenhum acordo sobre o eventual corte da produção de petróleo. 
    E) INCORRETA - O programa nuclear da Coreia do Norte gera discussões acerca da sua utilidade e necessidade. Porém a Coreia do Norte aparece também como uma aliada ao presidente chinês, depois da visita deste segundo ao país. Esta visita também foi uma demonstração de poder aos EUA, que deseja impor tarifas alfandegárias aos produtos chineses. Mas, não foi tema do G20 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • A economia chinesa cresceu 6,1% em 2019, o ritmo mais baixo em 29 anos. O desempenho fraco, para o padrão chinês, ocorreu em meio aos impactos da guerra comercial com os Estados Unidos. Esta guerra comercial teve reflexos em quase todo o globo, sendo motivo de preocupação global. A 14ª Cúpula do G20, realizada em Osaka, no Japão, por exemplo, foi marcada por discussões sobre este “conflito”.

    Resposta: B