SóProvas


ID
3950977
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

O dia 10 de agosto de 2019 poderá ser classificado como um momento-chave na história recente da Amazônia. Hoje, ele já é conhecido pelo fato de que produtores rurais da região Norte do país teriam iniciado um movimento de ação conjunta. Essa suspeita está sendo investigada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF). Ontem, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou haver indícios de uma “ação orquestrada” para agir em pontos da floresta.

(Uol. https://bit.ly/36Q3bSp. Publicado em 27.08.2019. Adaptado)

O fato citado pelo texto ficou conhecido como

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: letra B.

    O dia 10 de agosto de 2019 poderá ser classificado como um momento-chave na história recente da Amazônia . Hoje, ele já é conhecido como o "Dia do Fogo", quando produtores rurais da região Norte do país teriam iniciado um movimento conjunto para incendiar áreas da maior floresta tropical do mundo.

    Essa suspeita está sendo investigada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público Federal (MPF). Nesta segunda-feira (26), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou haver indícios de uma "ação orquestrada" para incendiar pontos da floresta.

    BBC News Brasil em São Paulo.

  • O Jornal Novo Progresso, no Pará, denunciou no dia 05 de agosto de 2019 uma conversa entre produtores rurais na qual diziam que, no dia 10 de agosto,haveria um movimento para chamar a atenção das autoridades federais. Esta mobilização consistia em provocar incêndios florestais para a construção de pastos. Os dados de Satélite fornecidos pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) constataram o aumento significativo de queimadas a partir do dia 10, principalmente em áreas como a Floresta Nacional de Jamanxim Nela entre os dias 9 e 11 de agosto houve 136 focos de incêndio. O Ministério Público Federal informou ao Ibama e pediu um alerta para reforço da fiscalização, entretanto o Ibama só respondeu ao MPF no dia 12 de agosto.
    A Polícia Federal está investigando e acredita que foi uma ação coletiva e premeditada, sendo possível que centenas de pessoas tenham cooperado com o crime, direta ou indiretamente. O Procurador Luis de Camões afirma, em reportagem, que existem pouca jurisprudência de punição para grileiros e desmatadores da floresta e assim pode ser que “Dia do Fogo" possa acontecer novamente. 
    O candidato para responder esta questão precisa estar atento a telejornais, jornais e revistas sobre a questão ambiental no Brasil, principalmente no que diz respeito à Amazônia.
    A) INCORRETA – Os países desenvolvidos ou em desenvolvimento tem o agronegócio como um setor de destaque na sua economia. O agronegócio movimenta a economia, incentiva a inovação tecnológica para melhor aumento de produtividade e investe em uma estrutura econômica para o futuro do país. O dia do Agronegócio no Brasil comemora-se no dia 25 de fevereiro. 
    B) CORRETA – O Dia do Fogo foi no dia 10 de agosto de 2019. Os órgãos de imprensa noticiam como uma manifestação convocada pelo aplicativo de mensagem Whatsapp . A partir daí foram promovidas diversas queimadas na região da BR 163. 
    C) INCORRETA – O dia Nacional da Pecuária, no Brasil, é celebrado no dia 14 de outubro. É uma atividade econômica expressiva para o território nacional; auxilia no desenvolvimento do país; fornece os alimentos para consumo e insumos para muitos produtos, apesar de ter impactos ambientais. 
    D) INCORRETA – O dia do Madeireiro, no Brasil, é comemorado no dia 06 de dezembro. A extração de madeira ,através do manejo sustentável, é a principal atividade que é responsável pela ocupação e desenvolvimento das regiões Centro Oeste e Norte do País.
    E) INCORRETA – “Fronteira agrícola" é o termo usado para marcar o avanço da produção agropecuária sobre o meio ambiente, terras de agricultura familiar e terras cultiváveis. Está relacionada à necessidade de ampliação da oferta de alimentos e animais para uma demanda internacional. Não existe um dia da fronteira agrícola

    Gabarito do Professor: Letra B.