(C)
Os países do Mercosul e da União Europeia formarão uma das maiores áreas de livre comércio do planeta a partir do acordo anunciado ontem (28), em Bruxelas. Juntos, os dois blocos representam cerca de 25% da economia mundial e um mercado de 780 milhões de pessoas. Quando se considera o número de países envolvidos e a extensão territorial, o acordo só perde para o Tratado Continental Africano de Livre Comércio, que envolve 44 países da África e foi assinado em março deste ano. Mesmo assim, União Europeia e Mercosul fecharam o maior acordo entre blocos econômicos da história, o que deve impulsionar fortemente o comércio entre os dois continentes.
O acordo de livre comércio eliminará as tarifas de importação para mais de 90% dos produtos comercializados entre os dois blocos. Para os produtos que não terão as tarifas eliminadas, serão aplicadas cotas preferenciais de importação com tarifas reduzidas. O processo de eliminação de tarifas varia de acordo com cada produto e deve levar até 15 anos contados a partir da entrada em vigor da parceria intercontinental.
Fonte: Agência Brasil (EBC)
A reunião destes dois blocos representa a junção de 25% da economia mundial com a população de 780 milhões de pessoas. Com a efetivação deste acordo será formada a maior área de livre comércio do planeta. Dentre os produtos comercializados entre os dois blocos, 90% deles terão a eliminação das taxas alfandegárias e os que não possuírem isenção completa terão uma cota preferencial de importação com tarifa reduzida.
O prazo do acordo é de 15 anos e varia de acordo com o produto a ser importado para que não haja prejuízo da economia local
A economista Danielle Sandi, em reportagem a Empresa Brasileira de Comunicação no dia 29/06/2019, afirmou que
"Com a ampliação da pauta de comércio, tanto importações e exportações, você favorece as trocas comerciais com quem você fez acordo, você cria comércio com essa parte e desvia comércio com outra parte. Vejo como uma estratégia de geopolítica importante, ficamos menos dependentes, por exemplo, da exportação de commodities para países como a China."
O candidato para responder a questão precisa ter conhecimento prévio sobre blocos econômicos e estar atento a jornais e revistas com reportagens cujo tema sejam os acordos comerciais e a economia do país.
A) INCORRETA – O BRICS não é um bloco econômico. Ele não possui um estatuto formal e nem um esquema de secretariado forte, como na União Europeia e no Mercosul. Seu objetivo é que seja mantida uma aliança para que os países pertencentes ao grupo possam ampliar a sua influência geopolítica.
B) INCORRETA – A OMC tem como função principal elaborar regras sobre o comércio entre as nações. Os seus membros negociam acordos que precisam ser autorizadas pelo Parlamento de cada Nação. As decisões quando são ratificadas pelo Parlamento passam a regular o comércio internacional.
C) CORRETA - A União Europeia é considerada o maior bloco comercial do mundo, pois é o maior exportador de bens e serviços e o maior mercado para mais de 100 países. O Mercosul conjuntamente com a União Europeia constituem 25% da economia mundial. O Brasil, país integrante do Mercosul, espera que em 15 anos aconteça um crescimento de pelo menos 40 bilhões de dólares.
D) INCORRETA – A APEC foi fundada em 1989. O objetivo do bloco econômico é criar uma Área de livre comércio entre os países membros e Hong Kong. Não existe um tratado que obrigue os membros pertencentes a acatar as decisões tomadas. O objetivo maior é o desenvolvimento do comércio e da qualidade de vida na Região Ásia Pacifico, com crescimento econômico, aumento da oferta de empregos e aumento das exportações, gerando assim novos investimentos internos.
E) INCORRETA – A ALCA foi um projeto, cujo objetivo era eliminar de forma progressiva as barreiras alfandegárias entre os países do bloco dentro das Américas. As negociações para que a ALCA existisse foram interrompidas em 2005.
Gabarito do Professor: Letra C.