SóProvas


ID
3951358
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria
Assuntos

O controle interno é definido, no âmbito do Internal Control – Integrated Framework, edição do Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO), como

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E:

    O controle interno é um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade.

    A - CONTROLE INTERNO é todo aquele realizado pela entidade ou órgão responsável pela atividade controlada, no âmbito da própria administração.

    B - Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento. (11.1.2.2 - NBC T 11)

    C - Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em a) testes de transações e saldos; e b) procedimentos de revisão analítica. (11.1.2.3 – NBC T 11)

  • Gabarito E

    O controle interno é definido, ... , como

    A) uma função ...

    B) um documento ...

    C) um documento ...

    D) um documento ...

    E) um processo ...

    Espero ter ajudado.

  • A- Errado. O controle interno é um processo sistematizado, não uma função, um setor ou um procedimento. É desenvolvido “dentro” da organização (por isso é “interno”). A organização pode ser ente público ou privado, governo, ou qualquer outra entidade.

    B – Errado. Isso seria evidência de auditoria acerca dos funcionamentos dos controles internos, obtidos em testes de controle.

    C – Errado. Isso seria evidência de auditoria obtida em testes substantivos.

    D – Errado. Isso seria uma representação formal da Administração.

    E – Certo. Conforme o COSO. Note os elementos essenciais do conceito: participação de todos (administração e outros empregados); é um processo ( não uma fase isolada) e visa o alcance de objetivos da organização.

    Resposta: E

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve apresentar conhecimento a respeito da estrutura integrada de controles internos chamada COSO ICIF, popularmente conhecida como COSO 1.

    Vejamos as alternativas:

    A) Uma função exercida por um ente que não integra a mesma estrutura organizacional do órgão fiscalizado. 

    Errado. O controle interno é um processo que auxilia as entidades a alcançar objetivos importantes e a sustentar e melhorar o seu desempenho.

    B) Um documento que atesta a razoável segurança de que os procedimentos internos estão em efetivo funcionamento e cumprimento. 


    Errado. A definição apresentada na alternativa trata-se dos testes de observância.

    C) Um documento que serve de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade e são divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica. 

    Errado. A definição apresentada na alternativa trata-se dos testes substantivos.

    D) Um documento elaborado pela administração central da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade. 


    Errado. O controle interno é um processo capaz de proporcionar segurança razoável, mas não absoluta, para a estrutura de governança e alta administração de uma entidade.

    E) Um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade. 

    Certo. Acrescenta-se que se trata de um processo conduzido para atingir os objetivos da entidade e adaptável a sua estrutura.


    Gabarito do Professor: Letra E.
  • Gabarito - E

    um processo conduzido pela estrutura de governança, administração e outros profissionais da entidade, e desenvolvido para proporcionar segurança razoável com respeito à realização dos objetivos relacionados a operações, divulgação e conformidade.