SóProvas


ID
3952915
Banca
FCC
Órgão
AL-AP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma estratégia de aconselhamento profissional, de base psicanalítica, que utiliza a prática de atendimento desenvolvida por Winnicott, é denominada

Alternativas
Comentários
  • Gab C

  • Em linhas gerais, Winnicott (1971b) desenvolveu as consultas terapêuticas a partir da otimização do maior instrumento do psicólogo: as entrevistas clínicas....

  • Uma estratégia de aconselhamento profissional, de base psicanalítica, que utiliza a prática de atendimento desenvolvida por Winnicott, é denominada consultas terapêuticas

  • Donald W. Winnicott foi um renomado psicanalista inglês, responsável pela apresentação de aspectos tão evidentes, mas tão raramente abordados da natureza humana no universo psicanalítico, foi, antes de tudo, um homem atento à especificidade de sua prática. Como um psicanalista agarrado à pediatria, Winnicott constatou a importância das primeiras sessões em psicanálise e psiquiatria infantil. Pressionado pelo grande número de crianças que buscavam seu auxílio, gradualmente configurou o que posteriormente denominou consultas terapêuticas. 
    Em linhas gerais, as consultas terapêuticas representaram uma possibilidade nova e breve de coligir a história de um caso clínico por meio de contato com o paciente, ou seja, obter e conduzir os elementos vitais que possam ajudá-lo na elaboração de um sofrimento ou dificuldade. Buscando esclarecer o trabalho de consultas terapêuticas, Winnicott descreve: 
    Os princípios aqui enumerados são os mesmos que caracterizam um tratamento psicanalítico. A diferença entre a psicanálise e a psiquiatria infantil [o autor está se referindo às consultas terapêuticas] é principalmente que, na primeira, tenta-se ter a oportunidade de fazer tanto quanto possível [...], enquanto que na última pergunto-me: qual é o mínimo que se precisa fazer? O que se perde fazendo-se tão pouco quanto possível é balanceado por um lucro imenso, uma vez que na psiquiatria infantil tem-se acesso a um vasto número de casos [...] para os quais a psicanálise não constitui uma proposta prática. (WINNICOTT, 1965a; citado por LESCOVAR, 2004 ) 
    As consultas terapêuticas, ou a exploração integral das primeiras entrevistas psicológicas, representam uma nova possibilidade de avaliação, intervenção e ajuda psicológica, em que o encontro analítico se respalda basicamente numa comunicação significativa entre os membros do encontro. Tal possibilidade surge exatamente pelo caráter peculiar que marca o momento de pedido de ajuda do paciente, que espera encontrar, na comunicação com o psicoterapeuta, o objeto necessitado para a superação de sua dificuldade e, consequentemente, a retomada de seu processo de amadurecimento. A brevidade (variando aproximadamente de uma a três sessões) torna-se possível graças ao elemento norteador do trabalho terapêutico, segundo a clínica winnicottiana, respaldado nas necessidades do si-mesmo (self) e de suas efetivações, que exigem um outro ser humano para cumprir-se. 
    Como o ser humano se encontra em processo de contínuo amadurecimento – desde o nascimento até a morte –, as consultas surgem como uma possibilidade de intercomunicação e ajuda nas mais diferentes etapas da vida. 
    No entanto, apesar de as consultas terapêuticas serem consideradas uma nova modalidade de prática psicológica, não podem ser definidas a partir de procedimentos técnicos estanques. A comunicação significativa, isto é, o ponto-ápice dessa modalidade de intervenção e avaliação psicológicas, gradualmente se configura ao longo do próprio processo de comunicação e contato entre analista e paciente. Para surpresa de ambos, em um dado momento, a comunicação significativa apresenta-se muito claramente, por meio da fala, das brincadeiras ou de desenhos comuns aos participantes. A dupla analítica surpreende-se com a emergência de aspectos essenciais da biografia do paciente, relacionados à problemática que o paciente buscava tratar – e que sequer tinha consciência dessa abrangência que o motivava a buscar auxílio. Diante desse fato comunicacional, o psicoterapeuta conclui um psicodiagnóstico compreensivo psicanalítico.
     
    LESCOVAR, Gabriel Zaia. As consultas terapêuticas e a psicanálise de D. W. Winnicott. Estud. psicol. (Campinas),  Campinas ,  v. 21, n. 2, p. 43-61,  Aug.  2004.

    GABARITO: C
  • Uma estratégia de aconselhamento profissional, de base psicanalítica, que utiliza a prática de atendimento desenvolvida por Winnicott, é denominada

    A setting interativo.

    O correto é setting terapêutico, se refere ao espaço na qual a relação entre paciente e terapeuta acontece.

    B entrevistas psicológicas.

    Entrevistas não é aconselhamento.

    C consultas terapêuticas.

    Correta . Criada por Winnicot fala sobre o minimo que se pode fazer.As consultas terapêuticas, ou a exploração integral das primeiras entrevistas psicológicas, representam uma nova possibilidade de avaliação, intervenção e ajuda psicológica, em que o encontro analítico se respalda basicamente numa comunicação significativa entre os membros do encontro. 

    D psicoterapia breve.

    Trabalho com foco.Não pertence somente a psicanalise mas a todas as abordagens que queira trabalhar metas e objetivos com datas limites.

    E atendimentos breves.

    Não existe este termo.