SóProvas


ID
3952957
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Cananéia - SP
Ano
2020
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


Esforço integral


    Há consenso de que manter alunos por mais horas no colégio traz ganhos positivos. O tempo extra pode ser empregado para projetos interdisciplinares, aulas de reforço ou atendimento individual daqueles estudantes que se atrasam.

    O Plano Nacional de Educação prevê que pelo menos 25% dos estudantes tenham carga de sete horas diárias até 2024. No estado mais desenvolvido da Federação, a proporção se encontra em 6%.

    Preocupante é o efeito multiplicador da desigualdade em alguns locais. Se a introdução do sistema implica acabar com o período noturno, estudantes que precisam trabalhar se veem forçados a procurar outro estabelecimento, que pode ficar longe da moradia ou do emprego, favorecendo a evasão.

    Há que aprender com os percalços da experiência e, em particular, atentar para a implementação da medida onde ela foi bem-sucedida. Este seria o caso da rede estadual de ensino médio de Pernambuco, que alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.

    O estado conta com 57% de matrículas em escolas de período integral no ensino médio. A introdução em larga escala, segundo a Secretaria de Educação, mostrou-se decisiva para evitar o surgimento de ilhas de excelência e privilégio.

    A adoção se fez de maneira paulatina, começando pela primeira série de uma nova turma. Isso evitou que estudantes empregados da segunda e da terceira série precisassem buscar outra escola.

    Cabe ao governo paulista corrigir o rumo do período integral. A resistência não se afigura insuperável, e o benefício esperado justifica o esforço adicional para prosseguir na direção correta.

(Editorial. Folha de S.Paulo, 31.10.2016. Adaptado)

Assinale a alternativa que atende à norma-padrão de pontuação.

Alternativas
Comentários
  • ✅ Gabarito: E

    A) A rede estadual de ensino médio de Pernambuco, alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo; isso não pode ocorrer.

    B) A proporção dos alunos, com carga de sete horas diárias em São Paulo encontra-se em 6%, menos do que o previsto, pelo Plano Nacional de Educação → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo; isso não pode ocorrer.

    C) Em Pernambuco, 57% das matrículas no ensino médio são em período integral; em São Paulo esse índice está ainda, distante do previsto, para 2024 → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o predicativo do sujeito; isso não pode ocorrer.

    D) A rede estadual de ensino médio de Pernambuco – onde a implementação do período integral foi bem-sucedida – introduziu, o novo sistema, paulatinamente → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o objeto direto; isso não pode ocorrer.

    E) O sistema de período integral implica acabar com o período noturno; muitos alunos, por sua vez, precisam trabalhar, e outra escola pode ficar longe → CORRETO.

    ➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

  • A ) A rede estadual de ensino médio de Pernambuco, alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas.

    não se separa sujeito de verbo por meio de vírgulas.

    B ) A proporção dos alunos, com carga de sete horas diárias em São Paulo encontra-se em 6%, menos do que o previsto, pelo Plano Nacional de Educação.

    Não se separa sujeito do verbo por meio de vírgulas.

    C ) Em Pernambuco, 57% das matrículas no ensino médio são em período integral; em São Paulo esse índice está ainda, distante do previsto, para 2024.

    D ) A rede estadual de ensino médio de Pernambuco – onde a implementação do período integral foi bem-sucedida – introduziu, o novo sistema, paulatinamente.

    E ) O sistema de período integral implica acabar com o período noturno; muitos alunos, por sua vez, precisam trabalhar, e outra escola pode ficar longe..

    Usamos ponto E vírgulas quando temos termos omissos de valor explicativo ou adversativos.

  • Na moral, as vezes bate uma vontade de desistir, Português é osso. MAsssssss, vc acerta e fica feliz novamente.

  • Na moral, as vezes bate uma vontade de desistir, Português é osso. MAsssssss, vc acerta e fica feliz novamente.

  • NUNCA podemos separar o SuVeCA com vírgulas

    Su→Sujeito

    Ve→Verbo

    C→Complemento

    A→Adjuntos

    EXEMPLO: O menino pegou sua bola amarela ontem

    Com esse conhecimento, vejamos as alternativas:

    A) A rede estadual de ensino médio de Pernambuco, alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas. SEPAROU SUJEITO E VERBO!

    B) A proporção dos alunos, com carga de sete horas diárias em São Paulo encontra-se em 6%, menos do que o previsto, pelo Plano Nacional de Educação." ABRIU UM APOSTO EXPLICATIVO MAIS NÃO FECHOU, DEVERIA TER POSTO UMA VÍRGULA APÓS "SÃO PAULO"

    C)"Em Pernambuco, 57% das matrículas no ensino médio são em período integral; em São Paulo esse índice está ainda, distante do previsto, para 2024." SEPAROU O VERBO DE SEU COMPLEMENTO

    D)"A rede estadual de ensino médio de Pernambuco – onde a implementação do período integral foi bem-sucedida – introduziu, o novo sistema, paulatinamente." SEPAROU O VERBO DE SEU COMPLEMENTO

    E) CORRETA

    https://www.instagram.com/portugramas/ --> se quiser mapas mentais, mnemônicos e muito mais, siga-me no instagram!

    TUDO GRATUITO ! ! !

  • ✅ Gabarito: E

    A) A rede estadual de ensino médio de Pernambuco, alcançou a terceira posição no ranking de desempenho de alunos em provas padronizadas → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo; isso não pode ocorrer.

    B) A proporção dos alunoscom carga de sete horas diárias em São Paulo encontra-se em 6%, menos do que o previsto, pelo Plano Nacional de Educação → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o sujeito do verbo; isso não pode ocorrer.

    C) Em Pernambuco, 57% das matrículas no ensino médio são em período integral; em São Paulo esse índice está ainda, distante do previsto, para 2024 → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o predicativo do sujeito; isso não pode ocorrer.

    D) A rede estadual de ensino médio de Pernambuco – onde a implementação do período integral foi bem-sucedida – introduziu, o novo sistema, paulatinamente → INCORRETO. Vírgula separando incorretamente o objeto direto; isso não pode ocorrer.

    E) O sistema de período integral implica acabar com o período noturno; muitos alunos, por sua vez, precisam trabalhar, e outra escola pode ficar longe → CORRETO.

  • E) CORRETO

    O ponto e vírgula se justifica por ser uma oração adverbial conclusiva com a conjunção deslocada.

    Usaria a vírgula caso fosse =>  ... com o período noturno, por sua vez muitos alunos precisam trabalhar...

    E a vírgula após trabalhar se justifica por ser uma oração coordenada aditiva com sujeito diferentes (nesse caso a vírgula é facultativa, porém recomendada)

  • O sistema de período integral implica acabar com o período noturno ; muitos alunos, por sua vez, precisam trabalhar, e outra escola pode ficar longe.

    O sistema de período integral implica acabar com o período noturno = uma oração sujeito ,verbo e objeto

    obs: o ponto e vírgula pode ser substituído por uma conjunção de sua escolha para facilitar logo= O sistema de período integral implica acabar com o período noturno E muitos alunos

    muitos alunos, por sua vez, precisam trabalhar = quem precisam trabalhar ? = muitos alunos

    obs: por sua vez ,neste contexto funciona como uma conjunção ,mas ,porém esta isolado por virgulas ,pois utilizam o mesmo substantivo = muitos alunos

    , e outra escola pode ficar longe.

    repare que esta ultima virgula acompanha a conjunção E ,esta correto pelo motivo que é outra oração = o que pode ficar longe ? = outra escola

  • 8 de Julho de 2020 às 20:57 

    Na moral, as vezes bate uma vontade de desistir, Português é osso. MAsssssss, vc acerta e fica feliz novamente.

    04/12/2020 00h01

    acerteiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii!

  • Analisemos letra a letra:

    Letra A - ERRADA - A vírgula após "Pernambuco" isola sujeito e verbo.

    Letra B - ERRADA - A vírgula após "alunos" isola nome e adjunto adnominal. Além disso, a vírgula após "previsto" isola a forma verbal e o agente da passiva "pelo Plano Nacional de Educação".

    Letra C - ERRADA - Ou se deixa o advérbio de pequena extensão "ainda" sem vírgulas ou se isola esse advérbio por vírgulas. Além disso, não pode haver vírgula entre a forma nominal "previsto" e seu complemento "para 2014".

    Letra D - ERRADA - A vírgula após "introduziu" isola verbo e complemento.

    Letra E - CERTA - O ponto e vírgula separa dois trechos de estrutura completa. Além disso, empregam-se vírgulas para isolar o adjunto adverbial deslocado "por sua vez". Por fim, a vírgula antes do "e" aditivo se justifica, pois os sujeitos das orações conectadas por essa conjunção são diferentes - trata-se de uma vírgula facultativa.

  • A "D" estaria correta se o adjunto adverbial "paulatinamente" viesse intercalado com vírgulas entre o Suj e o OD. Como veio no final, por isso está errada. Qualquer equívoco favor mandar DM q corrijo