SóProvas


ID
3955006
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de São José dos Campos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


Apostas contra depressão e fobias


    A realidade virtual, conhecida pelo uso na indústria de games, tem sido cada vez mais utilizada para recriar situações de trauma ou medo e, assim, permitir que o paciente seja exposto a uma situação de risco, de forma controlada e com auxílio profissional. Medo de avião, pavor de aranhas ou insetos e fobia de lugares fechados são alguns dos problemas na mira.

    Para isso, programadores de games têm sido contratados por médicos e psicólogos para criar os cenários para pacientes interagirem com as situações que os aterrorizam.

    Em clínica especializada em realidade virtual, em São Paulo, uma equipe de programadores trabalhou, com detalhamento impressionante, nas versões mais recentes das experiências de imersão. No cenário de fobia de aranha, o paciente não só observa o comportamento do animal como pode interagir usando as próprias mãos, inseridas no cenário por meio de um sensor. No cenário da fobia de avião, a imersão é ainda maior. Além dos óculos de realidade virtual, há duas poltronas de avião posicionadas sobre uma plataforma móvel que simula os vários momentos – decolagem, pouso e turbulências.

    Antes mesmo de “entrar” na aeronave, o paciente em tratamento passa, dentro da experiência de realidade virtual, por check-in, raios X e fila de embarque. Em todas as situações, ele tem os batimentos cardíacos e a respiração monitorados constantemente pela equipe de psicólogos.

    Segundo o psicólogo Cristiano Nabuco, professor do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP) e chefe da clínica, a abordagem é eficaz visto que trabalha três dimensões: pensamento, emoção e comportamento. “Para quem tem medo de avião, não adianta você só trazer estatísticas.”

    O especialista explica que, ainda que o paciente tenha consciência de que aquela é uma simulação, o cérebro acaba “sendo enganado”.

    Já a realidade virtual aliada ao tratamento com choques elétricos tem sido estudada para casos como os de dependência química, manias e compulsões. O tratamento com choques elétricos no cérebro nada tem a ver com as terapias obsoletas praticadas nos antigos manicômios.

    Hoje, a corrente elétrica é usada em baixíssima intensidade, de forma não invasiva, para estimular ou inibir áreas do cérebro afetadas por alguns transtornos. Estudos publicados em renomadas revistas médicas já comprovaram a eficácia do tratamento para pacientes com depressão grave que não demonstravam uma boa resposta aos remédios. Nos últimos anos, a técnica começou a ser estudada também para condições de dependência química, autismo, transtorno obsessivo- -compulsivo e compulsão alimentar.

    Para os especialistas, evidentemente tanto a realidade virtual quanto a estimulação transcraniana são parte do tratamento e precisam ser associadas a psicoterapias e a medicações.

(Fabiana Cambricoli. O Estado de S. Paulo, 08.09.2019. Adaptado)

Considere os trechos do texto.


•  ... para recriar situações de trauma ou medo e, assim, permitir que o paciente seja exposto a uma situação de risco... (1o parágrafo)
•  ... a abordagem é eficaz visto que trabalha três dimensões: pensamento, emoção e comportamento. (5o parágrafo)
•  O especialista explica que, ainda que o paciente tenha consciência de que aquela é uma simulação, o cérebro acaba “sendo enganado”. (6o parágrafo)


As expressões destacadas estabelecem entre as ideias, correta e respectivamente, as relações de

Alternativas
Comentários
  • Assertiva E

    as relações de consequência; causa; concessão.

  • MNEMÔNICOS para Conjunções, (tenho feito assim e nunca mais errei)

    CAUSA - POR PO COMO QUE JÁ VI UM PO PO

    POR causa

    PO is

    COMO

    QUE

    que

    VI sto que

    UM a vez que

    PO r que (também explicativo)

    PO rquanto

    CONCESSÃO - ( QUEM CONCEDE É A M A A E) LEMBRAR DE MÃE MESMO

    M esmo que

    A pesar de que

    A inda que

    E mbora

    OPOSIÇÃO - ADVERSATIVA - RESTRITIVA - ( LEMBRA DO RAPPER 50 CENT #SQN)

    MP CENT

    M as

    P orém

    C ontudo

    E ntretanto

    N o entanto

    T oda via

    Não obstante

    CONDIÇÃO - (QUEM TEM SEDE BEBE O QUÊ... CO CA SE DE)

    CO mo que

    CA so

    SE (de se mesmo)

    DE sde que

    FINALIDADE

    A FIM DE

    AFINAL

    PARA + VERBO = FINALIDADE

    Obs: mencionei as mais cobradas pelo Vunesp, caso tenham das outras comente também

    Fonte: Coach Lucas Daniel SJC

  • GABARITO: E

    É importante que você decore as principais conjunções, porém há situações que podemos matar a questão pela interpretação, percebendo o sentido da frase. Veja:

    " ... para recriar situações de trauma ou medo e, assim, permitir que o paciente seja exposto a uma situação de risco... "

    → Veja que o fato de eu recriar situações de trauma (causa) faz que o paciente seja exposto a situação de risco (CONSEQUÊNCIA). Temos uma clara relação de causa e consequência. Outras conjunções consecutivas: tal que, tanto que, tão que, de modo que, de sorte que ...

    .

    "... a abordagem é eficaz visto que trabalha três dimensões: pensamento, emoção e comportamento."

    → Se você decorasse as conjunções causais, já mataria esta aqui. "Visto que" é conjunção causal.

    Mas dá para matar também com o macete: o fato de (causa), fez que (consequência). "o fato de trabalhar três dimensões (causa), faz que a abordagem seja eficaz. (consequência)"

    .

    "O especialista explica que, ainda que o paciente tenha consciência de que aquela é uma simulação, o cérebro acaba “sendo enganado”.

    → Temos uma concessão. Ainda que o paciente tenha consciência, o cérebro é enganado. Mesmo que eu tenha consciência, acabo sendo enganado. Percebeu o contraste?

    Portanto: Consequência; causa; concessão.

    Espero ter te ajudado.

    Bons estudos. :)