SóProvas


ID
395689
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca do diagnóstico da situação arquivística, julgue os itens
subsecutivos.

A elaboração do plano de classificação de documentos e da tabela de temporalidade depende das informações coletadas nos diagnósticos da situação arquivística de um órgão ou empresa privada.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: certo

    O plano de classificação estabelece a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente. É um instrumento auxiliar das atividades de gestão, pois irá permitir o arquivamento correto dos documentos das instituições públicas e privadas. Por sua vez, a tabela de temporalidade é criada através da avaliação de um documento feita através da análise e seleção do mesmo.  Portanto, ambos dependem das informações coletadas nos diagnósticos da situação arquivística de um órgão ou empresa privada.
  • Ano: 2012

    Banca: CESPE

    Órgão: MPE-PI

    Prova: Analista Ministerial - Documentação

     

    A classificação, como representação do processo intelectual da construção de classes, deve considerar a missão da instituição e sua estrutura orgânica, e as atividades geradoras dos documentos. CORRETA

  • Prof. Elvis Correa Miranda:

    "Antes da implementação de um programa de gestão de documentos, é interessante realizar um estudo da situação do arquivo da instituição, a fim de identificar seus problemas e a melhor forma de solucioná-los. Esse estudo é chamado de diagnóstico. Para tanto, é importante contar com profissional habilitado na área de Arquivologia, que normalmente contará com uma equipe que o auxiliará nessa atividade.

    O diagnóstico abordará aspectos como: recursos humanos disponíveis para a área de arquivo, recursos materiais, informáticos e tecnológicos. Uma vez concluído o diagnóstico, é feito o planejamento para a implementação do programa de gestão de documentos na instituição."

    E o que é a gestão de documentos?

    A Lei n. 8.159/1991 afirma que o poder público, ou seja, o governo, tem a obrigação de implementar uma gestão de documentos a seus arquivos, e define gestão de documentos como sendo

    Art. 3o (...) o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso [momento em que é feita a classificação], avaliação [momento em que é elaborada a tabela da temporalidade] e arquivamento de documentos nas fases corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para guarda permanente.