SóProvas


ID
395719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens seguintes.

Quando tem valor probatório, o documento deve ser preservado permanentemente, porque ele é um testemunho privilegiado da trajetória do órgão público ou empresa privada que o acumulou.

Alternativas
Comentários
  • Decreto Nº 4.533/02, artigo 11º, paragráfo único. Consideram-se de guarda PERMANENTE os dados ou informações de valor        histórico      ,      probatório  e informativo que devam s er definitivamen te preservados.
  • os documentos com valores probatórios e guarda permanente devem ser preservados após os prazos previstos na tabela de temporalidade para a eficácia da ação administrativa como prova, garantia, garantia de direitos ou fontes de pesquisa.
  • Probatório possui o mesmo P de Permanente.
  • Peraí, mas ele não tem que ter todos os três atributos?

    E, para mim, é inclusão e não exclusão. Se fosse: Probatório, informativo OU histórico, acho que a resposta estaria certa.

  • Gabarito Correto

     O valor probatório geralmente é um elemento constituinte do valor secundário dos arquivos, situação que justifica a guarda permanente. O valor probatório é uma qualidade pela qual os documentos arquivísticos permitem conhecer, principalmente, a estrutura e o funcionamento da instituição que os produziu ou acumulou.

    Fonte: Arquivologia Facilitada 2ª Ed;

    Tudo posso Naquele que me fortalece!