SóProvas


ID
395722
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Acerca da avaliação de documentos, julgue os itens seguintes.

A fundamentação teórica da avaliação de documentos de arquivo pode ser encontrada no princípio da ordem original ou princípio da estrutura interna dos fundos.

Alternativas
Comentários
  • Princípio do respeito à ordem original: Princípio segundo o qual o arquivo deveria conservar o arranjo dado pela entidade coletiva, pessoa ou família que o produziu.

    fonte: 
    DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA
  • A fundamentação teórica pode ser encontrada no principio do Respeito aos Fundos:

    RESPEITO AOS FUNDOS
    – Os arquivos de uma instituição deverão ser organizados por FUNDO, que é o conjunto de documentos produzidos/acumulados/recebidos no exercício de suas atividades e não poderão ser arranjados com outros documentos de outras instituições, mesmo que de mesma tipologia ou que lhes sejam afim, pois a informação se perderá. Odocumento solto não temvalor arquivístico, somente se pertencer a uma série documental, a qual acumula um conjunto de documentos originados em função de uma atividade, uma manifestação de uma ação, uma vontade, assumindo um caráter orgânico dentro de uma relação hierárquica e ratificando sua criação em função de um objetivo.
  • Não concordo com a resposta dos dois colegas, posso estar errado, acho que a avaliação tem fundamentação teórica na teoria das três idades, na legislação em vigor e nas diretrizes formadas internamente na instituição por meio da Comissão de Avaliação de Documentos. 

    Tiro minha posição do livro Arquivologia Facilitada - João Tiago Santos e Leonardo Reis, Página 58

    Em relação à teoria das três idades, vejo que o processo de avaliação tem uma de suas bases neste quesito, porque é por meio de tal procedimento que os valores dos documentos são atribuídos. Segue a fundamenação teórica:

    "A avaliação dos documentos arquivísticos consiste, fundamentamente, em identificar seus valores e definir seus prazos de guarda. É o processo em que são estabelecidos prazos de guarda nas fases corrente e intermediári, bem como a destinação final dos documentos da empresa - eliminação ou recolhimento para guarda permanente"

    Junto à teoria das três idades, vejo que a avaliação também tem sua fundamentação, como disse na introdução, na legislação em vigor e nas diretrizes feitas pela própria instituição. Segue a fundamentação teórica: 

    "O processo de avaliação documental é, por um lado, um ato vinculado à legislação em vigor, e por outro, um ato discricionário de cada empresa. O prazo prescricional que a legislação determinar para cumprimento deverá ser obrigatoriamente respeitado. Porém, matérias sobre as quais a legislação não dispõe serão objeto de análise de cada instituição, de acordo com critérios definidos pela mesma."

    Acertei a questão com base nesse direcionamento. Discordei dos colegas, porque apesar de o princípio de respeito aos fundos ser de grande importância para qualquer instituição não vi uma ligação entre este e o processo de avaliação, pelos motivos apresentados.

    Claro que se eu estiver errado, é só dar um toque, estamos aqui para aprender. 

    Abraço e bons estudos a todos!
  • Os princípios da ordem original e do respeito aos fundos estão relacionados a CLASSIFICAÇÃO de documentos e não a Avaliação de documentos.

    A avaliação tem sua fundamentação teórica na  identificação dos valores:

    Valor probatório: relaciona-se a documentos de prova de organização e função.

    Valor informativo: relaciona-se a informação contida nos documentos. Informações essas sobre pessoas, entidades, etc.
  • Resolvi corretamente, mas pelo conceito errado. Eu julguei questão incorreta por conciliar "avaliação" com a teoria das 3 idades.

  • Avaliação --> Teoria das 3 idades

    Classificação --> Princípio da Proveniência e Respeito à ordem original

    O cespe já cobrou isso algumas vezes...