SóProvas


ID
395758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerando a teoria e a prática de arranjo em arquivos
permanentes, julgue os itens a seguir.

Considera-se inadequada a ordenação por assunto, ordem cronológica única ou espécie documental de arquivos permanentes, os quais devem ser ordenados por fundos.

Alternativas
Comentários
  • Questão Correta!

    Esclarecendo o conceito de FUNDOS: arquivos que são provenientes de uma mesma fonte geradora (PRINCIPIO DO RESPEITO AOS FUNDOS)

    Uma das atividades típicas do Arquivo Permanente e o ARRANJO, que consiste na ordenação dos documentos em FUNDOS.

    Vale ressaltar que nos casos de documentos com Gêneros diversos (e não espécie como cita a questão) os documentos de mesma fonte poderão ser armazenados em fundos diversos.
  • Posso estar errada na minha linha de raciocínio e peço que me corrijam caso eu esteja. 


    A questão diz: "Considera-se inadequada a ordenação por assunto, ordem cronológica única ou espécie documental de arquivos permanentes, os quais devem ser ordenados por fundos"


    Primeiro, pelo meu entendimento sobre a palavra "ordenação"no âmbito dos arquivos correntes, a questão peca ao usar esse termo. Pelo contexto, acho que ela mistura os conceitos de ordenação com métodos de arquivamento. 


    Os arquivos permanentes realmente são organizados por fundos (numa conjuntura maior) mas isso não quer dizer que não possam existir outros tipos de ordenações/métodos de arquivamento, como as citadas pela questão. 


    Na minha humilde opinião e podem me corrigir caso eu esteja errada, mas essa questão foi mal elaborada, confunde conceitos, dá o gabarito como certo mas não faz o menor sentido. 

  • Ano: 2008 Banca: CESPE Órgão: ME Prova: Arquivista

    Acerca da teoria e da prática de arranjo e descrição em arquivos permanentes, julgue o item.

    A organização de arquivos permanentes por fundos é indispensável no mundo moderno, pois substitui outras formas de organização que não privilegiam a natureza dos documentos de arquivo, tais como assunto, ordem cronológica única, formato ou suporte material.

    RESPOSTA: CERTO

  • Eu errei a questão :( mas achei a resposta inteirinha no livro da Bellotto. Vejamos:

    "É indispensável que a ordenação de arquivos permanentes se faça por fundos. Hoje em dia é inadmissível, mesmo nos países cujo emprego de tratamento arquivístico adequado a seus acervos documentais administrativos seja recente, que os documentos estejam arranjados por assunto, por ordem cronológica única, por formatos ou suportes materiais da documentação que lhe compete recolher, tratar, custodiar, preservar e divulgar".

    Fonte: Livro Arquivos Permanentes (ed. 4 pág 127)