-
O catálogo é o único instrumento de pesquisa que abrange TODOS os documentos de um fundo. Por exemplo, o catálogo de uma determinada empresa abrange TODOS OS PRODUTOS comercializados ou produzidos pela mesma.
-
Catálogo: instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.
Fonte: DICIONÁRIO BRASILEIRO DE TERMINOLOGIA ARQUIVÍSTICA
-
Catálogo:Relação metódica na qual as entradas dos documentos são dispostas segundo critérios temático, cronológico e onomástico, entre outros, de todos os documentos pertencentes a um ou mais fundos, descritos de forma sumária ou pormenorizada. É um instrumento de pesquisa.
-
Entendo que a assertiva está errada.
Haja vista que, Catálogo: instrumento de pesquisa organizado segundo critérios temáticos, cronológicos, onomásticos ou toponímicos, reunindo a descrição individualizada de documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma sumária ou analítica.
O catálogo, um instrumento do tipo parcial, é utilizado nos casos em que se deseja contemplar apenas determinado fundo (um ou mais fundos) em todos os itens documentais componentes das séries desse fundo.
??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
-
Pois é Fábio, errei a questão pensando exatamente como você pensou. No livro da Marilena Leite Paes, ela cita que estarão incluídos todos os documentos de um ou mais fundos, e não somente um... vai entender o CESPE...
-
Colegas, eu também tinha questionado a assertiva, mas depois interpretei de outra maneira e vi que realmente está correta.
A questão fala que o catálogo É UTILIZADO em casos de APENAS um fundo, o que é verdade. Assim, ela não coloca que é APENAS nesse caso, tanto que fala que ele é utilizado em situações como essa, mas não somente nessas.
-
Eu não sei por que essa questão diz que o catalogo e um instrumento do tipo parcial, uma vez que a Bellotto diz que trata - se de um documento que descreve unitariamente as pecas documentais de uma serie ou mais series, ou ainda um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação.
A mesma autora conceitua como sendo instrumento do tipo parcial o Inventario.
Fonte: Heloísa Bellotto: Arquivos Permanentes: Tratamento Documental.
obs.: desculpem o português, estou em um teclado americano e o que o corretor ortográfico do chrome não corrige, fica errado. =/
-
Vou recorrer às duas fontes:
a) 4.1.1.3. Catálogo
Criado segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico, descreve unitariamente os documentos pertencentes a um ou mais fundos, de forma resumida ou analítica.
4.1.1.4. Repertório (ou catálogo seletivo)
Descreve, detalhadamente, documentos previamente selecionados, pertencentes a um ou mais fundos, segundo um critério temático, cronológico, onomástico ou geográfico.
No repertório há um juízo de valor, determinando a inclusão ou não de documento específico. Os itens são descritos minuciosamente, cabendo, como apoio, a apresentação de parte desse instrumento pelo critério cronológico.
Fonte: Renato Valentini
b) INSTRUMENTOS DE PESQUISA
Catálogo: instrumento de descrição documental de ordem geral que
apresenta a informação por ordem alfabética do tipo:
– catálogo dos arquivos;
– catálogo dos fundos.
Fonte: Iracema Marinho - Vestcon
-
No meu entendimento, o único jeito dessa questão estar correta seria seguindo o raciocínio do colega Yves Galvão.
-
questão perfeita
Catálogo
É o instrumento que descreve unitariamente as peças documentais de uma série ou mais séries, ou ainda de um conjunto de documentos, respeitada ou não a ordem da classificação.
Montagem do catálogo
Sendo um instrumento do tipo parcial, a finalidade de um catálogo não é abarcar o acervo como um todo, nem abarcar conjuntos de fundos. Destina-se antes à descrição de:
■ um determinado fundo em todos os itens documentais componentes de suas séries;
■ algumas séries, em todas as suas respectivas unidades;
■ uma só série ou, até mesmo, uma unidade de arquivamento (...)
Fonte: Arquivos Permanentes - Bellotto