-
Inventário: Instrumento de pesquisa que fornece uma enumeração descritiva dos itens documentais ou dossiês que compõem um ou mais fundos ou séries. Normalmente inclui um histórico da instituição produtora dos documentos, uma breve explicação dos critérios utilizados em seu arranjo e um índice. De acordo com o nível de detalhamento da descrição dada, o inventário pode ser sumário ou analítico.
-
O instrumento de pesquisa genérico e globalizante é o GUIA.
-
Guia: o mais genérico, informa a totalidade dos fundos existentes do arquivo, finalidade de informar sobre a histórico, a natureza, a estrutura, o período de tempo, a quantidade de cada fundo integrante do acervo da instituição. Tem endereço, telefone, horário de funcionamento, condução para o local, regulamento de consulta, recursos oferecidos, requisitos exigidos do pesquisador.
-
4.1. Instrumentos de pesquisa (Paes, 2004)
Meio que permite a identificação, localização ou consulta a documentos. As tarefas de descrição levam à elaboração desses instrumentos. Eles podem ser básicos ou auxiliares.
4.1.1. Básicos
4.1.1.2. Inventário
As unidades de arquivamento de um fundo ou de uma de suas divisões são identificadas e descritas de forma sucinta (sumário) ou pormenorizada (analítico). O inventário descreve a composição do fundo ou parte dele. O sumário é de suma importância e deve ser o 1o instrumento (dos parciais) a ser criado para os fundos dos arquivos públicos e privados. O analítico exige pleno conhecimento do tema a ser descrito
-
A resposta está na obra de Heloísa Liberalli Bellotto: Arquivos Permanentes - Tratamento Documental, página 180.
Guia - genérico e globalizante
Os demais são parciais.