SóProvas


ID
3960712
Banca
IBFC
Órgão
SESACRE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Nutrição
Assuntos

Na gravidez, as necessidades nutricionais aumentam para apoiar o crescimento e desenvolvimento do bebê, bem como o metabolismo materno. Deve-se considerar as diferenças individuais de cada mulher na hora de realizar recomendações alimentares e nutricionais. Sobre este assunto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.

I. O estilo de vida saudável é fundamental, antes, durante e depois da gravidez, contribuindo para redução de riscos de complicações materno-infantil.
II. O consumo de energia adicional é recomendado apenas no segundo e no terceiro trimestre de gestação.
III. Apesar da necessidade de proteína estar aumentada no segundo e terceiro trimestre de gestação, a dieta habitual da gestante consegue suprir esses aumentos e a biodisponibilidade proteica.

Alternativas
Comentários
  • No primeiro trimestre o estado nutricional da mãe antes da gravidez que irá influenciar a formação do feto. Recomenda-se a mulheres que planejam engravidar suplementação de ácido fólico 600 ug/dia 2 meses antes da concepção até o 3 mês de gestação.

  • Acredito que o gabarito desta questão esteja errado. Sugere-se um adicional de energia no primeiro trimestre da gestação também.

  • A RDA preconizou o acréscimo de 300 kcal a partir do segundo trimestre
  • De acordo com a FAO/WHO (2001) no primeiro trimestre (<14 semanas) a um Gasto adicional energético de 85 kcal/dia.

  • "No segundo e terceiro trimestres as necessidades proteicas estão aumentadas. No entanto, a sua “dieta habitual” consegue suprir esse aumento". "Durante o primeiro trimestre o aumento das necessidades de energia é muito pequeno, aumentando mais significativamente no segundo e no terceiro trimestre da gravidez." De acordo com a Alimentação e Nutrição na Gestação, 2021.

  • I. O estilo de vida saudável é fundamental, antes, durante e depois da gravidez, contribuindo para redução de riscos de complicações materno-infantil. II. O consumo de energia adicional é recomendado apenas no segundo e no terceiro trimestre de gestação. III. Apesar da necessidade de proteína estar aumentada no segundo e terceiro trimestre de gestação, a dieta habitual da gestante consegue suprir esses aumentos e a biodisponibilidade proteica.

    CONSIDEROU AS 3 CORRETAS