A - No Brasil, tal movimento teve início no final da década de 1960. ERRADO!
Se deu, especificamente, na segunda metade da década de 70.
B - A partir da lei Federal nº 10.216 originou-se a política de saúde mental no Brasil que objetiva assegurar o cuidado ao paciente com transtorno mental em serviços como hospitais psiquiátricos. ERRADO!
A Lei Paulo Delgado, nº 10.216 de 06 de Abril de 2001 não prevê tal ação. Ela promulga os direitos ás pessoas doentes mentais, redireciona o modelo assistencial em saúde mental e trata da regulamentação da internação (voluntária, involuntária e compulsória).
C - A política de saúde mental no Brasil objetiva a construção de uma rede de dispositivos diferenciados que possibilitem a atenção ao portador de sofrimento mental em seu território e a desinstitucionalização de pacientes de longa permanência em hospitais psiquiátricos. CORRETO!
A política de Saúde Mental é totalmente voltada para a criação de dispositivos que priorizem o tratamento do sujeito em sua base territorial, tendo em vista que esta não considera apenas os aspectos geográficos em questão, mas também priorizando que foi e é naquele espaço que o sujeito efetivou sua história de vida, laços etc., buscando através dessas práticas a redução da institucionalização de pacientes e, quando não for possível, reduzir os danos causados por esta.
D - A política de saúde mental no Brasil promove o aumento planejado de leitos psiquiátricos de longa permanência, estimulando as internações psiquiátricas. ERRADO!
É foco da política ações que causem impacto para a redução dos leitos psiquiátricos de longa permanência, a Política menciona ainda que, nos casos de internação, estas devem se dar pelo menor tempo possível e que só deverão ser aplicadas em casos em que os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes.
E - Nenhuma das alternativas anteriores está correta. ERRADO!
Considerando que a resposta da questão está na letra C.
Gabarito C.