SóProvas


ID
3961942
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) assumiram um papel estratégico na organização da rede comunitária de cuidados. Sobre os diferentes tipos de CAPS, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Os CAPS I oferecem atendimento a municípios com população entre 20 mil e 50 mil habitantes (19% dos municípios brasileiros, onde residem aproximadamente 17% da população do país), tendo uma equipe mínima de 9 profissionais de nível médio e superior. O foco são usuários adultos com transtornos mentais graves e persistentes, transtornos decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Pode acompanhar por volta de 240 pessoas por mês, de segunda a sexta-feira, funcionando das 8 às 18 horas.

    Os CAPS II oferecem atendimento a municípios com mais de 50.000 habitantes (equivalente a 10% dos municípios, onde residem aproximadamente 65% da população brasileira). O público-alvo são adultos com transtornos mentais persistentes. Opera com uma equipe mínima de doze profissionais, com nível médio e superior, tendo um suporte para acompanhar cerca de 360 indivíduos por mês, de segunda a sexta-feira, com horário de funcionamento das 8 às 18 horas – pode oferecer um terceiro período, funcionando até as 21 horas.

    Os CAPS III são caracterizados por serem os serviços de maior porte da rede. Com uma previsão de cobertura para municípios com população acima de 200.000 habitantes, que representam uma baixa parcela dos municípios do país, apenas 0,63%, entretanto, concentram cerca de 29% de toda a população do Brasil. Podem funcionar 24 horas, inclusive feriados e fins de semana. Os CAPS III trabalham com uma equipe mínima de 16 profissionais com instrução entre nível médio e superior, equipe noturna e de final de semana.

    Este tipo de CAPS oferece acolhimento noturno, se necessário, realizando internações curtas, de algumas horas a no máximo 7 ou 10 dias. Essa permanência e internações temporárias devem ser compreendidas como recurso terapêutico, que visa a evitar as internações em hospitais psiquiátricos, promovendo uma atenção integral às pessoas que buscam o serviço do CAPS.

    O CAPSi é um tipo de serviço especializado em atender crianças e adolescentes com transtornos mentais e se operacionaliza em municípios com população acima de 200.000 habitantes. O funcionamento acontece de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, podendo também ter um terceiro período, funcionando até às 21 horas.

    O trabalho é realizado com uma equipe mínima de 11 profissionais com instrução entre nível médio e superior, com capacidade média de realizar 180 acompanhamentos com crianças e adolescentes por mês.

    Os CAPSad focam o atendimento a pessoas que utilizam o álcool de maneira prejudicial e outras drogas, em cidades com mais de 200.000 habitantes, ou aquelas que estejam nas fronteiras, ou, ainda, as que façam rota de tráfico de drogas e possuem relevantes cenários epistemológicos, que precisem deste tipo de serviço para responder de forma eficaz à demanda da saúde mental.

    É composta por uma equipe mínima de 13 profissionais, entre nível médio e superior, e pode realizar 240 atendimentos por mês, de segunda a sexta-feira, podendo ter um terceiro período, funcionando até às 21 horas.

  • Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) assumiram um papel Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) assumiram um papel estratégico na organização da rede comunitária de cuidados. Sobre os diferentes tipos de CAPS, assinale a alternativa CORRETA:

    A CAPS I e II são CAPS para atendimento noturno de adultos com transtornos mentais severos e persistentes. (Caps I é diurno até as 18h e II são até as 21h.)

    B CAPS III são CAPS para atendimento diário e noturno de adultos, durante sete dias na semana, atendendo a população de referência com transtornos mentais severos e persistentes.

    C CAPSi são CAPS para atendimento 24h a crianças e adolescentes com transtornos mentais. (faltou completar que é para adultos e também população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, com álcool e outras drogas.)

    D CAPSad são para atendimento 24h à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, com álcool e outras drogas. Faltou "sujeitos com transtornos mentais"

  • Mayra, para não haver confusão em relação ao conteúdo exposto pela Portaria 336, de 19 de Fevereiro de 2002, permita-me fazer algumas ressalvas.

    1 - Os CAPS II não possuem, obrigatoriamente, funcionamento até às 21h, a portaria indica a possibilidade de um terceiro turno que funcione até as 21h.

    2 - O CAPS i não possui funcionamento de 24h, aí está o erro da alternativa. Ele funciona conforme o CAPS II, que possui dois turnos diurnos e, podendo haver, um terceiro turno indo até às 21h, porém a portaria restringe sim o público alvo em crianças e adolescentes, não contempla o atendimento de adultos. Segue o excerto:

    "4.4 a - constituir-se em serviço ambulatorial de atenção diária destinado a crianças e adolescentes com transtornos mentais;"

    3 - O CAPS ad não possui atendimento 24h, mas sim possui dois turnos diurnos e, podendo haver, um terceiro turno indo até às 21h. O equipamento que possui atendimento 24h é o CAPS ad III e, agora, o CAPS ad IV, destinado aos ambientes onde estejam situadas as cracolândias.

    Fontes: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2012/prt0130_26_01_2012.html

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2002/prt0336_19_02_2002.html

  • Acabei marcando a alternativa E pois considero que a B está incompleta, afinal o CAPS III não atende apenas adultos. (pensei que era uma pegadinha da banca), mas de fato pode ser a B, pois ela não está errada, está incompleta... kkk

    • CAPS III: Atendimento com até 5 vagas de acolhimento noturno e observação; todas faixas etárias; transtornos mentais graves e persistentes inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, atende cidades e ou regiões com pelo menos 150 mil habitantes.