SóProvas


ID
3961969
Banca
FAFIPA
Órgão
Prefeitura de Arapongas - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Direito da Criança e do Adolescente - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) - Lei nº 8.069 de 1990
Assuntos

Com relação à lei N.º 8.069, de 13 de 1990, que dispõem sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências, assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. >> Gabarito.

    Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre doze e dezessete anos de idade. >> 12 anos incompletos.

    Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e dois anos de idade. >> excepcionalmente 18 aos 21 anos

    Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período somente de pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal. >> ART 7 - o Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

    Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

  • A questão exige conhecimento acerca da Lei 8.069/90 - Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) -, e pede ao candidato que assinale o item correto. Vejamos:

    a) A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Inteligência do art. 33, ECA: Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. 

    b) Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre doze e dezessete anos de idade.

    Errado. Adolescente é de 12 anos completos até 18 anos, nos termos do art. 2º, ECA: Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade.

    c) Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e dois anos de idade.

    Errado. Aplica-se às pessoas entre 18 a 21 anos, nos termos do art. 2º, parágrafo único, ECA: Parágrafo único. Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade.

    d) Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período somente de pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

    Errado. A assistência psicológica também entra no período de Pré-natal, nos termos do art. 8º, §4º, ECA: § 4  Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

    e) Nenhuma das alternativas anteriores está correta.

    Errado. A alternativa "a" está correta.

    Gabarito: A

  • QUAL O ERRO DA C?

  • Gabarito: Letra A

    Art. 33, do ECA: A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

  • A Alternativa C está errada, pois a uma pegadinha no final " vinte e dois anos "

    O correto e 21.

  • ler devagar letra C, ler até o final

    Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e dois anos de idade.

    GAB: A

  • Gabarito A)

    A) A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais. (gabarito)

    B) Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade completos, e adolescente aquela entre doze e dezessete anos de idade.

    Criança - até 12 anos incompletos.

    Adolescente - entre 12 e 18 anos de idade.

    C) Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e dois anos de idade.

    18 e 21 anos

    D) Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período somente de pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal.

    período pré e pós-natal

  • LEI Nº 8.069/1990

    Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais.

    b) criança até doze anos incompletos e adolescente entre doze e dezoito anos (Art. 2º);

    c) aplica-se excepcionalmente às pessoas entre dezoito e vinte e um anos (Art. 2º,§ único);

    d) no período pré e pós-natal (Art. 8º,§4º);

    e) a assertiva "A" está correta;

    Gabarito: A

  • A questão em comento demanda conhecimento da literalidade do ECA.

    Diz o art. 33 do ECA:

    “ Art. 33. A guarda obriga a prestação de assistência material, moral e educacional à criança ou adolescente, conferindo a seu detentor o direito de opor-se a terceiros, inclusive aos pais."

    Feitas tais considerações, nos cabe analisar as alternativas da questão.

    LETRA A- CORRETA. Reproduz o art. 33 do ECA.

    LETRA B- INCORRETA. Em verdade, o termo adolescente está adstrito dos 12 anos completos aos 18 anos. Diz o art. 2ª do ECA:

     “Art. 2º Considera-se criança, para os efeitos desta Lei, a pessoa até doze anos de idade incompletos, e adolescente aquela entre doze e dezoito anos de idade."

    LETRA C- INCORRETA. O ECA aplica-se à pessoas entre 18 e 21 anos, excepcionalmente, e não entre 18 e 22 anos.

    Neste sentido, diz o art. 2º, parágrafo único, do ECA:

    “ Art. 2º

    (...) parágrafo único: Nos casos expressos em lei, aplica-se excepcionalmente este Estatuto às pessoas entre dezoito e vinte e um anos de idade."

    LETRA D- INCORRETA. Em verdade, a assistência psicológica também abarca o período pré-natal.

    Diz o art. 8º, §4º,  do ECA:

    “ Art. 8º (...)

    § 4  Incumbe ao poder público proporcionar assistência psicológica à gestante e à mãe, no período pré e pós-natal, inclusive como forma de prevenir ou minorar as consequências do estado puerperal."

    LETRA E- INCORRETA. Há uma alternativa correta para a questão, qual seja, a letra A.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA A