SóProvas


ID
3967144
Banca
UECE-CEV
Órgão
Prefeitura de Sobral - CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Meio Ambiente
Assuntos

Considerando a operação manutenção de estações de tratamento e controle da qualidade de água, atente ao que se diz a seguir e assinale, com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.


( ) Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa, coletiva ou individual, de abastecimento de água, está sujeita ao eventual controle e vigilância da qualidade da água.
( ) As diretrizes para a vigilância da qualidade da água para consumo humano a serem implementadas devem ser definidas pelos Estados e Distrito Federal.
( ) Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no(s) ponto(s) de captação de água.
( ) Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5 e a concentração de cloro residual livre seja no máximo de 2,0 mg/mL e 0,2mg/mL.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Único erro da primeira alternativa: "eventual" controle.

    Portaria n. 2.914/2011 do Ministério da Saúde

    Art. 3° Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água.

  • Portaria n. 2.914/2011 do Ministério da Saúde

    Art. 3º Toda água destinada ao consumo humano, distribuída coletivamente por meio de sistema ou solução alternativa coletiva de abastecimento de água, deve ser objeto de controle e vigilância da qualidade da água.

    Art. 7° IV - estabelecer diretrizes da vigilância da qualidade da água para consumo humano a serem implementadas pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, respeitados os princípios do SUS;

    Art. 31° Os sistemas de abastecimento e soluções alternativas coletivas de abastecimento de água que utilizam mananciais superficiais devem realizar monitoramento mensal de Escherichia coli no(s) ponto(s) de captação de água.

    Art. 39° Art. 39. A água potável deve estar em conformidade com o padrão organoléptico de potabilidade expresso no Anexo 10 do Anexo XX .

    § 1º Recomenda-se que, no sistema de distribuição, o pH da água seja mantido na faixa de 6,0 a 9,5.

    § 2º Recomenda-se que o teor máximo de cloro residual livre em qualquer ponto do sistema de abastecimento seja de 2 mg/L.