SóProvas


ID
397015
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Comunicação Social
Assuntos

A respeito de comunicação interna e externa, julgue os itens seguintes.

A influência dos denominados líderes informais não deve ser incentivada por meio de comunicação interna, uma vez que tal ação pode provocar efeitos indesejados, como quebras de hierarquia, e gerar duplos comandos.

Alternativas
Comentários
  • Item: Errado

    Líderes informais são pessoas que em sua grande maioria não possuem cargos de Diretoria ou que possam tomar grandes decisões, mas vali-se de uma personalidade forte e perspicaz, liderando seus companheiros na busca de um objetivo comum.

    Por estarem normalmente no operacional estão mais informados sobre as dificuldades da empresa e dos efeitos do ambiente externo. Cabe a estas pessoas em muitos casos motivar e traçar os melhores caminhos para atingir as metas ou objetivos traçados.

    Percebe-se que os principais pontos que levam as pessoas a seguirem estes Líderes Informais são a suas expressões e linguagem de fácil compreensão, sendo respeitados e tidos como grandes mentes dentro de um departamento.

    Um dos pontos negativos das organizações que possuem em demasia este tipo de liderança são os conflitos de egos e responsabilidades sobre as atividades. Ainda sim, é uma atividade que deve ser incentivada, ao contrário do que a questão afirma, uma vez que estas lideranças informais podem produzir um grande impacto positivo quanto ao posicionamento da empresa e em seus resultados.

    http://www.webartigos.com/articles/29280/1/O-Poder-das-Liderancas-Informais-nas-Organizacoes/pagina1.html


    Bom estudo ;)
  • Errado. O público interno é um multiplicador das experiências e impressões da Organização, levando informações para fora dos muros da empresa. Pensá-la de forma unilateral é um erro. Manter o diálogo aberto entre direção e funcionários, criando mecanismos que transmitam segurança à manifestação do pensamento e dando retornos com autenticidade, rapidez e transparência é o que se chama de gestão participativa da comunicação interna. Sem compreendê-la desta forma, os níveis de desconfiança farão um trabalho no sentido contrário, criando ruídos que podem vir a ser desastrosos.
    Prof. Cintia Moreno e Janaina Carvalho  www.pontodosconcursos.com.br
  • Pelo contrário. Desenvolver ações de comunicação focadas nos líderes informais ajuda a comunicação organizacional, pois favorece o fluxo horizontal e permite canalizar questões vindas do topo para a alta gestão. Reprimir as manifestações e descontentamento dos líderes informais pode ser uma estratégia traiçoeira. Apropriar-se deste fluxo informal de comunicação, como afirma Kunsch, é uma ótima oportunidade de saber o que se passa na rede de rumores e boates e desenvolver ações para amenizar os descontentamentos. 

    Segundo o livro "Planejamento de Relações Públicas na Comunicação integrada", da autora Margarida Kunsch: "a comunicação informal nasce da necessidade das pessoas conseguirem informações sobre a organização que, muitas vezes, não é suprida pelos canais formais e faz com que elas procurem meios alternativos. Além dos famosos boatos e rumores, “a conversa, a livre expressão do pensamento, as manifestações dos trabalhadores sem o controle da direção administrativa são algumas expressões da rede informal, insertas no convívio natural das pessoas e dos grupos” (KUNSCH, p. 84).