-
GAB ( C )
Enfatiza o nacionalismo genuíno do personagem, que não tinha preferências regionais.
Alguns pontos que corroboram o gabarito: (...) Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo (...) Não tinha predileção por esta ou aquela parte de seu país, tanto assim que aquilo que o fazia vibrar de paixão não eram só os pampas do Sul com o seu gado, (...)
---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
a) ❌ Afirma que o suposto patriotismo do personagem era caracterizado por segundas intenções
(...) fora um sentimento sério, grave e absorvente. (...)
---------------------------------------------
b) ❌ Descreve o seu personagem para fazer, por fim, uma crítica a qualquer tipo de nacionalismo.
Não há , por parte do Autor, críticas em relação ao sentimento de Nacionalismo.
------------------------------------------------------------------------------
d)❌ Demonstra, com exemplos, que o seu personagem era um patriota apenas na aparência.
Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente. Nada de ambições políticas ou administrativas;
-
O trecho do texto que aponta a alternativa C como o gabarito da questão é: "Não tinha predileção por esta ou aquela parte de seu país, tanto assim que aquilo que o fazia vibrar de paixão não eram só os pampas do Sul com o seu gado, não era o café de São Paulo, não eram o ouro e os diamantes de Minas, não era a beleza da Guanabara, não era a altura da Paulo Afonso, não era o estro de Gonçalves Dias ou o ímpeto de Andrade Neves - era tudo isso junto, fundido, reunido, sob a bandeira estrelada do Cruzeiro”.
Ou seja, Policarpo era, genuinamente, um patriota, sem quaisquer preferências regionais.
GABARITO: C
"DESISTIR NUNCA; RETROCEDER JAMAIS. FOCO NO OBJETIVO SEMPRE."
-
A questão em tela versa sobre compreensão textual e quer saber qual alternativa traz uma afirmação correta em relação ao texto.
a) Incorreta.
O texto afirma que seu patriotismo não tinha segundas intenções. Vejam por meio deste trecho:
"Quaresma era antes de tudo brasileiro. Não tinha predileção por esta ou aquela parte de seu país..."
b) Incorreta.
O nacionalismo é a palavra usada para descrever os sentimentos e o orgulho do indivíduo em pertencer a uma determinada nação, motivado por razões de semelhança histórica ou cultural. Ao lermos o texto podemos ver que não há uma crítica a "qualquer" tipo de nacionalismo.
c) Correta.
O texto afirma em seu trecho que o personagem não tinha preferência regional. Vejam por meio deste trecho: "Errava quem quisesse encontrar nele qualquer regionalismo: Quaresma era antes de tudo brasileiro."
d) Incorreta.
O texto afirma que o personagem tinha um sentimento sério e não apenas de aparência. Vejam por meio deste trecho:“Policarpo era patriota. Desde moço, aí pelos vinte anos, o amor da pátria tomou-o todo inteiro. Não fora o amor comum, palrador e vazio; fora um sentimento sério, grave e absorvente.
GABARITO: C