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ID
397609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos, mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: "mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora." 

    Ora, se elas são análogas e naturalmente harmônicas elas não geram contraste. Precisando assim de uma terceira cor para gerar o contraste.
  • Cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. Assim, jamais terão contraste. Aquelas opostas no círculo (complementares) é que terão contraste.
  • Tenho muitas dúvidas sobre essas argumentações... Vamos a algumas:

    - "Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos" - antes de mais nada, o esquema cromático citado seria necessariamente entre 2 cores análogas (ao menos 2) que são, por isso mesmo, vizinhas no círculo cromático; E saturadas - ou seja, com o máximo de "chroma", a "cor pura". Por definição, elas são harmônicas naturalmente - ok, correto.

    - "(...) mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora" - exemplificando com cores: se eu tenho o amarelo 100% puro (primária geradora) e utilizo com o verde ao seu lado (o mais claro), tb 100% puro, não tenho aqui um contraste? Esse contraste inclusive tem nome (segundo Albers, estudioso das harmonias e contrastes): Contraste de Matiz.

    - Também, mesmo quando em brilho máximo, o amarelo tem mais "luz" que o verde, já que seu comprimento de onda é maior. Não poderíamos aqui ter também um contraste de brilho?

    - Mais uma observação: se saio do campo "apenas" da Teoria da Cor e vou para o campo das Linguagens Visuais, penso que posso obter contraste de "figura x fundo" com essas duas cores, gerando o contraste simultâneo (de Teoria da Cor) à medida que alterno quem coloco na frente (figura) e quem coloco no fundo.

    Enfim, o que vocês acham? Viajei muito? Ou entendi tudo errado?