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Questões de Projetos, Processos e Conceitos em Design


ID
397597
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere que, em um projeto gráfico de um livro volumoso, no
qual haja somente textos, sejam feitas as seguintes recomendações:
as fontes devem ser escolhidas com o objetivo de proporcionar
conforto ao leitor no momento da leitura; e os textos devem ser
acomodados de modo que a composição resulte em uma página
agradável e confortável ao leitor, o que exige coerência no projeto
gráfico. Com base nessas informações, julgue os itens seguintes a
respeito de fontes tipográficas e diagramação de páginas de livros.

A fim de se obter proporções equilibradas entre os blocos de texto e as páginas desse livro, deve-se desenvolver o projeto gráfico a partir de uma página ímpar.

Alternativas
Comentários
  • Não existe a obrigatoriedade em se desenvolver o projeto a partir de uma página ímpar.

ID
397603
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

Alternativas
Comentários
  • A percepção das cores em um impresso deve ser considerada sempre como uma informação relativa, dado o fenômeno da interação cromática, e, por isso, são necessários e justificáveis os custos de provas de impressão.

    Essas três informações em negrito são peças-chave da questão. A tinta, que produz a cor é uma informação relativa porque é durante a prova de impressão que se detecta problemas como: 
    - P.H. da tinta, que pode alterar a cor vista em meio físico, da cor vista em meio digital (não somente a diferença que acontece na transformação RGB para CMYK. Quem trabalha com impressão normalmente tem um monitor regulado para mostrar as cores da maneira mais próxima possível do formato CMYK).
    - a tinta pode ser demais e vasar/se misturar com as outras matrizes no papel. por exemplo: um detalhe em amarelo em um fundo azul, muito provavelmente vai ficar verde, se não houver a calibragem das cores. 
    -uma impressora desregulada não "casa" as camadas de cada tinta, causando um efeito sem foco quando uma cor requer o uso de 2 ou mais matrizes (C-M-Y-K).
    Por coisas assim, se justifica o gasto de rodar numa máquina de alta tiragem, uma só folha de cada parte do arquivo. O prejuízo de uma página compensa o prejuízo de 1000+ páginas impressas de forma errada.

ID
397606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

O espaço de cores (gamut) de um impresso em CMYK é menor que aquele que pode ser obtido por sistemas luminosos RGB, especialmente nas tonalidades azul e violeta.

Alternativas
Comentários
  • RESPOSTA: CERTO

    Na teoria da cor, Gama ou Gamut é capacidade máxima de cores que consegue-se reproduzir.
    O espectro de cores CMYK é significantemente menor que o espectro RGB. Por esta razão, muitas cores que vimos no monitor não podem ser reproduzidas em um material impresso. A principal causa desta diferença é que o sistema RGB é composto por luz, enquanto o CMYK é composto por pigmento.

  • O que explica que isso aconteça "especialmente nas tonalidades azul e violeta"?

  • Quem já misturou tintas sabe que é extremamente difícil conseguir um violeta que não fique cinzento.


ID
397609
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos, mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora.

Alternativas
Comentários
  • O erro está em: "mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora." 

    Ora, se elas são análogas e naturalmente harmônicas elas não geram contraste. Precisando assim de uma terceira cor para gerar o contraste.
  • Cores análogas são aquelas que estão lado a lado no círculo cromático. Assim, jamais terão contraste. Aquelas opostas no círculo (complementares) é que terão contraste.
  • Tenho muitas dúvidas sobre essas argumentações... Vamos a algumas:

    - "Esquemas de cores análogas e saturadas são naturalmente harmônicos" - antes de mais nada, o esquema cromático citado seria necessariamente entre 2 cores análogas (ao menos 2) que são, por isso mesmo, vizinhas no círculo cromático; E saturadas - ou seja, com o máximo de "chroma", a "cor pura". Por definição, elas são harmônicas naturalmente - ok, correto.

    - "(...) mas podem gerar contraste se alguma delas for primária geradora" - exemplificando com cores: se eu tenho o amarelo 100% puro (primária geradora) e utilizo com o verde ao seu lado (o mais claro), tb 100% puro, não tenho aqui um contraste? Esse contraste inclusive tem nome (segundo Albers, estudioso das harmonias e contrastes): Contraste de Matiz.

    - Também, mesmo quando em brilho máximo, o amarelo tem mais "luz" que o verde, já que seu comprimento de onda é maior. Não poderíamos aqui ter também um contraste de brilho?

    - Mais uma observação: se saio do campo "apenas" da Teoria da Cor e vou para o campo das Linguagens Visuais, penso que posso obter contraste de "figura x fundo" com essas duas cores, gerando o contraste simultâneo (de Teoria da Cor) à medida que alterno quem coloco na frente (figura) e quem coloco no fundo.

    Enfim, o que vocês acham? Viajei muito? Ou entendi tudo errado?


ID
397612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Para organizações que demandam uma grande quantidade de produtos gráficos, é vantajoso estabelecer o uso de sistemas de cores tais como Munsell® e Pantone®, obtendo-se, por meios desses sistemas, padronização cromática.

Alternativas
Comentários
  • Acho essa questão meio mal elaborada. Da pra conseguir padronização cromática usando apenas a escala Europa (CMYK). Essas outras escalas, Pantone etc, pelo que entendo são mais para obtenção de cores especiais que a escala Europa não consegue. Ou seja, o uso dessas escalas por grandes gráficas se justifica sim, mas não pelo simples motivo da padronização. O motivo mais forte ai seria o da obtenção de uma escala de cores maior e com maior qualidade, já que, outra característica dessas escalas especiais é o controle de qualidade de suas tintas.
  • Tamires, justamente por isso que "é vantajoso", não é "obrigatório" que organizações que demandam uma grande quantidade de produtos gráficos utilize-se de sistemas mais completos de cores.
  • A padronização é um processo necessário para a garantia de qualidade. A utilização de algumas cores especiais mais utilizadas por seus clientes é um tipo de padronização cromática o que é, por consequência, vantajoso sim.

ID
397618
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica.

Alternativas
Comentários
  • Cores primárias -  são cores básicas que quando combinadas entre si, formam outras. Para aplicações humanas, as cores primárias podem ser divididas basicamente entre primárias aditivas (RGB) e primárias subtrativas (CMYK).
    O sistema de cores RGB é formado pelas cores vermelho, verde e azul. Este modelo ficou amplamente difundido com o advento da TV em cores, monitores de computador, datashows, etc. que utilizavam os tubos de raios catódicos.
    Em contrapartida, o sistema CMYK (ciano, magenta, amarelo e preto) é baseado na mistura de tintas. Por isso, tem aplicação mais indicada em processos gráficos como impressoras e fotocopiadoras.

    Voltando à questão, o "Ciano, amarelo e magenta são as cores primárias da percepção humana e, por essa razão, são amplamente utilizadas em processos de reprodução gráfica."  O fato do sistema CMYK ser cor primária da percepção humana NÃO é uma razão para ser utilizado em reprodução gráfica.
  • A razão então seria o fato de elas serem cores primárias SUBTRATIVAS.
    "As cores primárias subtrativas são pigmentos que criam um espectro de cores, quando são combinadas de maneiras diferentes. Ao contrário dos monitores, as impressoras usam cores primárias subtrativas (pigmentos ciano, magenta, amarelo e preto) para produzir cores pela mistura dessas cores.
    O termo "subtrativo" é usado porque as cores primárias são puras até serem misturadas, resultando em cores que são versões menos puras das cores primárias. Por exemplo, o laranja é criado por meio da mistura subtrativa de magenta e amarelo."
  • O olho humano percebe a cor através de pigmentos sensíveis à luz, presentes nos cones existentes na retina - os fotopigmentos. Recebem e transmitem sensações distintas. O primeiro deles é mais sensí­vel à ação de ondas luminosas longas, produzindo a sensação de vermelho. O segundo grupo é mais sensível às ondas de comprimento médio, que produzem principalmente a sensa­ção de verde. E o terceiro se sensibiliza diante de ondas cur­tas, e por esse motivo são conhecidos como fotopigmentos azuis.
    (RGB, cores-luz)

    Segundo os físicos, é através da síntese operada entre esses três tipos de pigmentos que se processa a captação e transmissão de todas as cores para o cérebro.
  • CMYK não é cor primária na percepção humana.


ID
397621
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Cada vez mais são exigidos do designer gráfico conhecimentos
acerca de cor, tanto pelos aspectos psicológicos e de comunicação
quanto pelas tecnologias de reprodução. Acerca dos fundamentos
e da aplicação da cor em projetos de design, julgue os itens
subsecutivos.

O significado de uma cor está relacionado às suas características cromáticas definidas em termos de matiz, valor e croma.

Alternativas
Comentários
  • Item errado

    No meu entendimento, a cor realmente possui três caracteristicas, mas não as citadas. O certo seriam: COR (também conhecida como croma ou matiz), TOM e SATURAÇÃO (quantidade de cinza que a cor recebe).

    Bom estudo ;)
  • Para mim esta questão está correta.
     De acordo com Israel Pedrosa (O Universo da Cor):
     "no ato perceptivo, distinguem-se 3 caracteristicas principais que correspondem aos parâmetros básicos da cor:
     MATIZ (cor)
    VALOR (luminosidade, brilho)
    CROMA (satuaração)
    A não ser que o erro esteja em "o significado"... talvez, para o examinador, o significado não esteja relacionado às características citadas e sim a outros fatores, como elementos culturais, por exemplo. De qualquer forma, o significado está estritamente relacionado à percepção das cores.
  • O significado de uma cor está ligado a sua expressão cultural e não a seu processo de formação.
    Exemplo: a cor do luto varia de acordo com as tradições do país, embora procure expressar o mesmo sentimento.
  • Ale, vc está confundindo percepção da cor de significado da cor. A pergunta é sobre o signficado não sobre a percepção da cor

  • Percepção não é a mesma coisa que significado. Faltou interpretação de texto aí, ale.

  • jussara santos, vc está confundindo todos os conceitos.

    MATIZ = comprimento de onda, a coloração.

    VALOR = luminosidade ou brilho.

    CROMA = saturação ou pureza da cor.


ID
397708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Acerca do desenvolvimento de projetos de design e comunicação,
julgue os itens que se seguem.

O designer gráfico deve subordinar os seus interesses individuais aos definidos em razão da natureza do projeto.

Alternativas
Comentários
  • São feitos estudos que apontam as direções a serem seguidas para alcançar um objetivo determinado para o projeto.

ID
406954
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

No que se refere ao design, a questão funcional é mais relevante que a estética.

Alternativas
Comentários
  • Não existe essa hierarquia, são dois elemento importantes para o designer!


    Que o Sucesso seja alcançado por todo aquele que o Procura! 


ID
406966
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Do ponto de vista do design, pode-se dizer que a dinâmica que sustenta os processos projetual e teórico baseia-se na dilalética da forma e da função, que se expressa nas qualidades de beleza e eficiência. Assim, um objeto qualquer de design, seja ele um produto ou uma peça de comunicação visual, para ser completo, deve ser bonito e funcionar bem. Ao mesmo tempo, funcionar bem é também uma forma de beleza, considerando-se que o mau funcionamento é algo que incomoda e interfere negativamente nas sensações de um usuário. A dialética entre forma e função define também a atividade do design gráfico. Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer
gráfico, precisa enviar sua informação de forma eficiente ou atrair a atenção do leitor/usuário por meio de imagens, letras e cores. Os requerimentos funcionais são alcançados por meio dos vários
níveis de eficiência em que a mensagem é transmitida. Facilidade de leitura, legibilidade, visibilidade e congenialidade entre forma e conteúdo são alguns dos elementos que definem a percepção
visual do design gráfico.

Tendo o texto acima como referência, julgue os próximos itens.

O design gráfico e a programação visual são atividades semelhantes, mas não exatamente iguais.

Alternativas
Comentários
  • Essa eu não entendi...

  • No trecho "Ao lidar com comunicação visual, o programador visual, ou designer gráfico, precisa [...]" do texto acima, o Cespe/UnB os considera como sinônimos. Logo, são atividades iguais, não apenas semelhantes, mas idênticas.


ID
784024
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MEC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Tendo em vista que, na construção de uma página eletrônica para a Internet, algumas considerações devem ser levadas em conta no projeto visual e funcional do produto, julgue o  item  a seguir, referente  ao  fundamento  da computação gráfica e da obtenção de imagens.


De acordo com o processo de síntese aditiva, para se produzir uma imagem na cor verde, é necessário somar a cor amarela à cor azul.

Alternativas
Comentários
  • sistema RGB - Red, Green e Blue.

    Green já é primária. Não sendo necessário a adição entre duas para a sua formação.


ID
828229
Banca
VUNESP
Órgão
SPTrans
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

É correto afirmar que o Design Gráfico relaciona-se

Alternativas

ID
920530
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Os conceitos de design gráfico são colocados à prova no exercício
cotidiano do designer gráfico, em que um conjunto de habilidades
é necessário para a prática profissional, entre elas o desenho, a
fotografia, a reprodução gráfica, os sistemas de cor, a tipografia e
a composição visual. Com relação aos elementos envolvidos no
exercício cotidiano do design gráfico, julgue os itens subsequentes.

A linguagem visual no design editorial de uma publicação impressa é a mesma que em uma publicação na Internet.

Alternativas
Comentários
  • Mídias diferentes dispõem de recursos distintos, logo, cada uma tem uma linguagem própria.

ID
983962
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando que a aplicação prática do projeto de design de uma publicação denominada diagramação,julgue os itens que se seguem.


Uma composição assimétrica cria dinamismo e tensão ao fazer uso de designs, cores e espaços contrastantes, sem abrir mão do uso do eixo central.

Alternativas

ID
983986
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca da marca.


De acordo com a sequência da cognição, no reconhecimento e na interpretação de uma marca, o cérebro reconhece e memoriza primeiramente as cores; em seguida, a forma e o conteúdo.

Alternativas
Comentários
  • Errado a sequência de cognição é Forma > Cor > Conteúdo.

  • "A Sequência da Cognição diz que reconhecemos e interpretamos estímulos visuais por etapas. Quando você olha para um símbolo, essa imagem passa por 3 estágios sequenciais em nosso cérebro: primeiro você percebe a forma, depois a cor e em seguida o conteúdo, uma ação que acontece em milésimos de segundos.

    Essa ordem ocorre pois nosso cérebro privilegia as informações mais fáceis de serem decodificadas.

    Forma: A leitura das formas é praticamente instantânea. O cérebro identifica e memoriza formas rapidamente.

    Cor: Associamos cores à sentimentos, sabores e sensações. É preciso escolher cores com cuidado, não só para construir a identificação da marca, mas também para expressar diferenciação.

    Conteúdo: ssa informação é processada por último pelo nosso cérebro por ser mais complexa que as duas primeiras. Isso inclui textos ou qualquer outro tipo de contraforma.

    Quando for criar um símbolo ou um logotipo em geral, pense nessas sequência. Cuide de cada etapa individualmente. Avalie suas criações de forma sequencial. Acredito que dessa forma você vai conseguir chegar a resultados satisfatórios mais rápido e de forma mais consciente.

    Texto adaptado do livro Design de Identidade da Marca - Alina Wheeler.


ID
1154080
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere a produção gráfica de um boletim impresso, de circulação interna em grande órgão público, conforme descrição técnica apresentada a seguir.

dimensão: 50 cm × 28 cm (aberto) – página: 25 cm × 28 cm
papel; 120 g – a definir
impressão: 2/2 (bicromia)
páginas: 48 (incluindo capa)
acabamento: lombada canoa
tiragem: 2.000 exemplares.

Com base nas informações do texto apresentado, julgue os itens de 94 a 100.

Para maior conforto e eficiência de leitura, a coluna de texto deve conter aproximadamente 66 toques (caracteres e espaços).

Alternativas

ID
1156054
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Colégio Pedro II
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Leia atentamente o texto abaixo e responda


As singularidades locais universalizam-se e todos os pontos de vista estão virtualmente presentes em cada ponto da rede. O novo espaço público constrói um território de natureza semântica. A “posição” neste território virtual vai se tornar determinante, relativizando progressivamente o papel da situação ou da proveniência geográfca.



Assinale a alternativa que apresenta a essência da discussão.

Alternativas

ID
1222546
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A criatividade é, por definição, uma criação funcional. Uma criação modesta, especialmente combinatória e efetiva. O bom design não tem outra ideologia senão a eficácia.
Rodolfo Fuentes. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari, 2006. 

No cotidiano da profissão do programador/comunicador visual, a palavra modesta refere-se .

Alternativas

ID
1222591
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IFB
Ano
2012
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Expressar uma ordem é tarefa primordial do designer.
Ellen Lupton e Jennifer Cole Philips. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008, p.115. 

Esse preceito, se aplicado ao design da informação, resulta em :

Alternativas

ID
1396204
Banca
FGV
Órgão
PROCEMPA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente a definição de Produção Gráfica.

Alternativas
Comentários
  • Questão fácil: letra A

  • Definição de Produção Gráfica:

    É o conjunto de operações que envolve os processos gráficos, tanto os digitais quanto os convencionais.

    É um conjunto de etapas que engloba materiais, serviços, custos e prazos de entrega.

    Engloba processos de pré-impressão, impressão e pós-impressão.

    Bem como os diversos sistemas ou formas de impressão: digital, offset, flexografia, rotogravura, serigrafia, termografia, entre outros. 

    Letra A


ID
1523152
Banca
IADES
Órgão
CFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No desenvolvimento de um produto ou serviço o designer deve mediar informações e adequá-las ao projeto final. Para que a atividade seja compreendida como sendo de design, qual das funções deve ser atendida obrigatoriamente?

Alternativas

ID
1598761
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Identifique o item ERRADO a partir das afirmativas apresentadas sobre conceitos importantes para a área de design contidos no livro ABC da ADGGlossário de Termos e Verbetes da ADG – Associação de Designers Gráficos (2000).

Alternativas
Comentários
  • Letra E - Bitmap – Formato de arquivo, de extensão bmp, também chamado "bitmap" ou "mapa de pontos". É a imagem contruída por pixel, não vetores (fómulas matemáticas)

  • E ainda sim o BMP não tem nenhuma relação com a ADG


ID
1598797
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

“A sinalização deve ser sempre um complemento da arquitetura geral local.” (WHEELER, 2008, p.147). Segundo esta afirmativa, quais NÃO seriam os três critérios a serem considerados num projeto de sinalização de placas para uma clínica médica?

Alternativas
Comentários
  • Letra D: O que você não faria num projeto de sinalização? Posicionar as placas de maneira aleatória! Isto é, não vai colocar a placa do banheiro na UTI, da cozinha no centro cirúrgico... 


ID
1598806
Banca
IF-PA
Órgão
IF-PA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Marque a opção ERRADA no que diz respeito à “Textura Tátil”

Alternativas
Comentários
  • luz e sombra dentro de uma impressão gráfica obviamente não daria volume a um objeto 2d


ID
1703077
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

As afirmativas a seguir apresentam os primeiros passos para a criação de um projeto editorial.

I. Saber qual o objetivo editorial através de uma coleta de dados preliminares e dos valores previstos para a produção gráfica.

II. Desenhar ideias preliminares e apresentá-las ao cliente.

III. Saber dos valores previstos para a produção gráfica.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Saber qual o objetivo editorial através de uma coleta de dados preliminares e dos valores previstos para a produção gráfica é um dos primeiros passos para a criação de um projeto editorial.


ID
1703110
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um designer foi solicitado para criar um projeto básico de identidade visual.

As afirmativas a seguir apresentam elementos gráficos possíveis para configurar uma identidade visual nesse estágio.

I. Símbolo, logotipo, tipografia e cores institucionais.

II. Logomarca, cores e tipografia institucional.

III. Logomarca, tipografia e manuais normativos.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Logomarca é uma palavra praticamente inexistente no vocabulário dos profissionais do mercado publicitário, mas é usada por clientes que a confundem com a palavra logotipo.

    Do grego "logos" - significado

    Do germânico "markas" - significado

    Significado do significado? Isto não faz sentido algum.


ID
1703209
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Existem diversos métodos e etapas de desenvolvimento de um sítio. Em determinado momento do processo, a estrutura da informação é desenvolvida.

Sobre as atividades de prototipação, analise as afirmativas a seguir.

I. O wireframe é um protótipo simples navegável que permite interagir com as funcionalidades das páginas.

II. O wireframe relaciona-se a convenção de nomes e estruturas de arquivos de forma a facilitar a manutenção.

III. A prototipação preliminar utiliza uma versão simplificada de cada tela do conteúdo, desprovida de qualquer tratamento visual.

Assinale: 

Alternativas
Comentários
  • Marquei C

    Somente a afirmativa III é a correta.

    Justificativa:

    wireframe é um protótipo simples navegável que permite interagir com as funcionalidades das páginas.

    Wireframe

    Esboço preliminar utiliza uma versão simplificada de cada tela do conteúdo, desprovida de qualquer tratamento visual

    Protótipo interativo

    Esse é o que mais é confundido com Wireframe. Usado para simular o ambiente com o usuário, sendo exemplos visualmente rústicos — Diferentes do Wireframe, pois já são usadas imagens, paleta de cores e fontes — porém interativos.

    Links navegáveis que testam a usabilidade do website.

  • d-

    Os wireframes são os protótipos de média fidelidade. Documentos que mostram a estrutura, a hierarquia da informação, os comandos e os conteúdos de um sistema interativo digital, wireframe pode vir antes do layout final para explorar os elementos de estrutura e informação da página


ID
1736152
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Saber pensar de maneira criativa não deve ser mistério. No processo de criação, uma fase corresponde ao momento em que as informações básicas sobre o projeto devem ser reunidas. É nesta etapa que as instruções e diretrizes são fornecidas aos responsáveis pela realização de um determinado trabalho de diagramação. Essa fase é denominada:

Alternativas
Comentários
  • ato de dar informações e instruções concisas e objetivas sobre missão ou tarefa a ser executada (p.ex., uma operação militar, um trabalho publicitário ou jornalístico).

    Fonte: google

  • Workflow seria todo o processo, por exemplo: planejamento, projeto, impressão, acabamento

  • letra b

    O fluxo de controle ou workflow, permite a sincronização do processo de execução de atividades, ou seja, sua interação se dá por meio de conexões entre responsáveis e ações, com isso possibilita a sincronização do processo de execução de atividades. O termo Gerenciamento de Workflow (Workflow Management) refere-se a ideias, métodos, técnicas e software usados para apoiar processos de negócios estruturados.

    Briefing é um conjunto de informações ou uma coleta de dados passados em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho ou documento.

    Merchandise significa mercadoria (substantivo) ou também pode ser um verbo que indica o ato de fazer negócio, ou seja, comprar e vender alguma coisa.


ID
1742377
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design gráfico como atividade profissional guarda profundas ligações com a revolução industrial. Surgido como uma especialização, resultante da divisão do trabalho, vários autores concordam que as atividades projetuais cedo são percebidas pelos industriais como basilares para dar ao produto seriado uma qualidade estética que este não possui frente ao produto artesanal. Alguns movimentos artísticos procuraram religar arte e sociedade que, segundo seus membros, foram afastadas pelos efeitos da contínua ação da industrialização e da tecnologia.

É exemplo dessa visão do design: 

Alternativas
Comentários
  • Willian Morris e com seu movimento Arts and Crafts resumem bem o enunciado.


ID
1742398
Banca
FGV
Órgão
DPE-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Antes da introdução de meios eletrônicos na área de criação gráfica, a arte-finalização depende fundamentalmente da habilidade manual dos profissionais de artes gráficas. Após a introdução dos equipamentos eletrônicos e programas gráficos nos setores de criação, há uma modificação radical dos procedimentos e no material enviado para a execução dos trabalhos de impressão. Sobre esse fato, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
1893961
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Um webdesigner recebe a tarefa de desenvolver um website responsivo. O site deve ser visualizado no maior número de dispositivos possíveis, de smartphones de baixo custo a computadores de última geração, sem omitir nenhuma informação crucial para a compreensão do conteúdo. Para tal, a metodologia mais indicada de acordo com o conceito de mobile first é conhecida como:

Alternativas

ID
1893991
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Atualmente, existem vários métodos de avaliação de usabilidade, alguns analisando as ações dos usuários finais, outros que dependem apenas de especialistas. Para avaliar um usuário de cada vez, encorajando-o a verbalizar as dificuldades encontradas, o webdesigner deverá trabalhar com:

Alternativas

ID
2154922
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Segundo LUPTON, E. e PHILLIPS, J. Novos Fundamentos do Design. São Paulo: Cosac Naify, 2008, o ponto, a linha e o plano compõem os alicerces do design. É correto afirmar que:

( ) O ponto é um par de coordenadas x, y.
( ) A linha é uma série infinita de pontos que, geometricamente, tem comprimento maior que a largura.
( ) O plano é uma superfície lisa que se estende em altura e largura.
( ) O plano é uma posição no espaço.

Identifique com "V" as afirmativas VERDADEIRAS e com "F"as FALSAS, assinalando a seguir a alternativa CORRETA, na sequência de cima para baixo:

Alternativas

ID
2154979
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

"Designers têm contribuído para criar a aparência visual da maioria dos aspectos da atualidade. Eles agora estão trabalhando em como parecerá o futuro, e fazem ao pensar, conceitualizar e desenhar. O desenho é a manifestação visível dos seus processos de pensamento e os desenhos de designers são quase sempre uma arte oculta e privativa em que as marcas no papel são tratadas meramente como um meio para se chegar a esse fim" (PIPES, 2010)
(PIPES, Alan. Desenho para designers.)


Pipes divide o processo de design em 4 etapas relacionadas ao uso do desenho, sendo elas? Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
2154988
Banca
IF-RS
Órgão
IF-RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o Design Responsivo para websites, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • Não cria versões diferentes, apenas adequa os elementos ao suporte.

ID
2195920
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Design gráfico é a atividade profissional e a consequente área de conhecimento cujo objeto é a elaboração de projetos para reprodução por meio gráfico de peças expressamente comunicacionais. Essas peças têm, geralmente, como suporte o papel e como processo de produção a impressão.
André Villas-Boas. O que é [e o que nunca foi] design gráfico. Ed. 2AB, 2003.
A partir das informações do trecho apresentado acima e no que se refere aos aspectos que caracterizam um produto resultante de um projeto de design gráfico, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O gabarito coloca letra D) no entanto ao.meu ver a letra A) estaria mais completa


ID
2195923
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que se refere ao curso de Design Gráfico regulamentado pelo Ministério da Educação, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Ok, fui na A e acertei, mas o que está errado na D?! Essa banca....


ID
2195941
Banca
FUNIVERSA
Órgão
IF-AP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O surgimento do livro como suporte físico das ideias, junto com a necessidade de comunicação em massa através de sinais, adquire maior impulso no Ocidente em meados do século XV, quando Johannes Gutenberg combina seus conhecimentos de metalurgia com a sua prensa de fazer vinho para gerar as primeiras páginas impressas com tipos móveis metálicos em série que se conhece.
Rodolfo Fuentes. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. Ed. Rosari, 2006.
Com base nessa informação, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • A questão não deixou claro uma só alternativa correta.

    A letra C a meu ver pode ser entendida como correta porque de fato existem algumas regras para o uso das fontas. Acontece que cabe ao designer decidir se as segue ou não.

    Questão mal elaborada

  • Talvez a questão se atentou mais ao processo histórico da tipografia ao invés da técnica para sua utilização.

    Nesse caso alternativa (e). correta.

  • A - Errado: O processo chinês era similar ao do Gutemberg, portanto não era artesanal. A diferença é que os tipos eram feitos em madeira, assim tinha menor durabilidade que os tipos fundidos do Alemão.

    B - Errado: Basta pensar em hierarquias textuais: bold, italic, underline...

    C - Errado: Não existem regras, exemplo: o trabalho de David Carson ou de Eduardo Recife.

    D - Errado: Eu escreveria "What the fuck" utilizando a fonte Clarendon.

    E - Certo.


    Mas concordo que a questão é muito mal elaborada.

  • Não existem regras, existem recomendações.


ID
2219323
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao se iniciar o projeto gráfico de um livro, após a escolha do seu formato, deve-se determinar

Alternativas

ID
2228905
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design gráfico tradicional baseia-se em princípios fundamentais que sustentam e articulam a criação e a produção de design. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.


A interatividade é um princípio diferencial em web design.

Alternativas

ID
2228911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design gráfico tradicional baseia-se em princípios fundamentais que sustentam e articulam a criação e a produção de design. No que se refere a esse assunto, julgue o item a seguir.


UI design é o planejamento visual e interativo baseado na experiência e nas preferências do usuário.

Alternativas
Comentários
  • Errado. UX design é o planejamento visual e interativo baseado na experiência e nas preferências do usuário.

     

    http://designculture.com.br/o-que-e-ui-design-e-ux-design

  • UI design (design de interfaces) é o meio pela qual uma pessoa interage ou controla um dispositivo.

ID
2228950
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O trabalho do designer, que deve se adaptar às condições tecnológicas de veiculação, depende da criatividade e da elaboração de conceitos pautados pelas características dos produtos e do público-alvo. A propósito desse assunto, julgue o item subsequente.


A clareza do leiaute, a facilidade de leitura e a hierarquia visual são princípios de um boletim informativo.

Alternativas

ID
2228953
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O trabalho do designer, que deve se adaptar às condições tecnológicas de veiculação, depende da criatividade e da elaboração de conceitos pautados pelas características dos produtos e do público-alvo. A propósito desse assunto, julgue o item subsequente.


Uma marca visual deve ser pautada, essencialmente, no público-alvo.

Alternativas
Comentários
  • Questão fraca e ambígua. Bem passível de anulação.

  • Identidade Visual é um sistema de signos, símbolos e componentes visuais que representam os valores do negócio. Esses dão suporte à marca gráfica (o que popularmente chamamos de logotipo, logomarca, ou apenas logo).

     


ID
2319016
Banca
FCC
Órgão
AL-MS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considere:
I. Design da informação − As informações devem ser organizadas de maneira que reflita as metas e tarefas do usuário, sendo posicionadas e priorizadas de uma forma que facilite a compreensão.
II. Design de navegação − A relação entre as ligações devem estar claras, de modo que os usuários percebam as opções que têm para navegar pelos vários sistemas de navegação que podem estar presentes no site.
III. Design da interface − Os elementos comuns encontrados no design de interface são botões de ação, campos de texto, caixas de seleção, botões de rádio e menus drop-down. Estes elementos devem ser organizados adequadamente para permitir que o usuário interaja com eficiência com as funcionalidades do sistema.
IV. Design de interação − A interface do usuário deve apresentar algum desafio para o usuário, de forma que ele não tenha tudo tão facilitado. Assim, deve haver algum esforço por parte do usuário para se localizar informações menos importantes, de forma que o usuário não fique entediado ao navegar pelo site.
Com relação aos elementos de design que devem ser considerados nos projetos de layout das páginas web, está correto o que se afirma APENAS em 

Alternativas
Comentários
  • Design de interação − A interface do usuário deve apresentar a forma mais simplificada para o usuário, de forma que ele tenha tudo facilitado. Assim, não deve haver esforço algum por parte do usuário para localizar quaisquer informações, de forma que o usuário consiga uma navegação rápida e fácil pelo site.


ID
2349817
Banca
FGV
Órgão
TJ-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação ao projeto gráfico de um jornal ou revista, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
2487094
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O princípio universal do Design que define que objetos e ambientes devem ser projetados para serem utilizados, sem modificações, pelo maior número de pessoas é o princípio de:

Alternativas
Comentários
  • Usabilidade pode ser definida como um atributo de qualidade que se refere à “rapidez com que os utilizadores podem aprender a usar alguma coisa, a eficiência deles ao usá-la, o quanto se lembram daquilo,o grau de propensão a erros e o quanto gostam de utilizá-la” (NIELSEN & LORANGER. Usabilidade na web.).

     

    O World Wide Web Consortium (W3C) define acessibilidade na web como um atributo através do qual “as pessoas com deficiência possam perceber, compreender, navegar e interagir com a web, e podem contribuir para a web”.

    De forma mais simples, a acessibilidade na web refere-se à prática de fazer páginas web que possam ser utilizados por todas as pessoas, sejam estas portadoras de deficiências ou não. Quando os sites são corretamente concebidos, desenvolvidos e editados, todos os utilizadores podem ter igual acesso à informação e funcionalidade.

     

    Qual a relação e a diferença entre os dois termos?

    • Um site acessível beneficiaria todos os utilizadores, não apenas os que são deficientes;

    • A acessibilidade é um subconjunto de usabilidade;

    • Um sítio web não é utilizável a menos que seja acessível;

    • Enquanto a usabilidade implica em acessibilidade, o contrário  não é necessariamente verdadeiro.


ID
2487097
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O princípio de similaridade da Gestalt afirma que:

Alternativas
Comentários
  • A lei da similaridade sugere que elementos similares tendem a aparecer agrupados. O agrupamento pode ocorrer inclusive em ambos os estímulos visuais e auditivos. Itens similares tendem a ser agrupados juntos. .

     

  • O princípio de similaridade da Gestalt afirma que: 

     

     a) tendemos a separar figuras de seus fundos com base em uma ou mais variáveis, como contraste, cor ou tamanho; (SEGREGAÇÃO)

     b) formas ou objetos próximos uns dos outros parecem formar grupos; (PROXIMIDADE)

     c) tendemos a seguir a direção de um padrão visual estabelecido em vez de nos desviarmos dele; (CONTINUIDADE)

     d) elementos que compartilham características visuais como forma, tamanho, cor ou textura são percebidos como um conjunto; (SEMELHANÇA ou SIMILARIDADE)

     e) tendemos a enxergar figuras completas mesmo quando uma parte da informação está ausente. (FECHAMENTO)


ID
2647234
Banca
Marinha
Órgão
CAP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para confeccionarmos um cartaz, qual o primeiro passo do Processo Gráfico que deve ser adotado?

Alternativas

ID
2818636
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na busca por referências para o processo criativo, a pesquisa visual ajuda na observação de elementos que possam ajudar no desenvolvimento conceitual da peça gráfica. Durante essa pesquisa, é correto afirmar que:

Alternativas

ID
2818648
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processo de design de marcas, é importante observar a visão e a missão do anunciante para desenvolvimento do símbolo gráfico que representará a instituição em artefatos impressos e digitais. Em relação à topologia das marcas, marque a alternativa que caracterize a estrutura de um monograma.

Alternativas

ID
2818666
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao planejar um processo de identidade visual, os profissionais de planejamento em programação visual devem seguir procedimentos antes e depois do desenho para o símbolo da marca. Em relação ao processo de planejamento de identidades visuais, marque a alternativa correta.

Alternativas

ID
2818684
Banca
CCV-UFC
Órgão
UFC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A técnica surrealista que explora o acaso na produção de palavras ou imagens na página impressa de um layout é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Cadavre exquis (traduzindo do francê: Cadáver esquisito, cadáver delicioso, é um jogo coletivo surrealista inventado por volta de  na França.) que subvertia o discurso literário convencional. O cadáver esquisito tinha como propósito colocar na mesma frase palavras inusitadas e utilizar da seguinte estrutura frásica: artigo, substantivo, adjetivo e verbo. Fonte: Wikipedia


ID
2821942
Banca
FCC
Órgão
Câmara Legislativa do Distrito Federal
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Na criação e produção de um projeto gráfico, a escolha da letra tem um papel fundamental e constitui um dos fatos primordiais na comunicação da peça. Assim, entre os vários tipos de letra, tem-se a cursiva, considerada como uma das mais bonitas, pois seus desenhos têm liberdade de traço. No entanto, apresentam um problema de legibilidade porque são

Alternativas
Comentários
  • Cursiva:

    ... é no grupo cursivo que encontramos as letras sem parâmetros de classificação, com hastes e serifas livres. É o caso dos caracteres góticos, que imitam a escrita alemã do século XV, dos que imitam a escrita manual, buscando dar um clima de intimidade, e as letras que, mesmo tendo sua estrutura de uma das famílias anteriores, têm sua legibilidade alterada por sombreamentos ou ornamentos, que desfiguram sua característica básica. Essas qualificações tornam a família cursiva a mais ilegível de todas, ficando seu uso limitado a destaques, com número limitado de toques.


    Fonte: Projeto Gráfico - Teoria e Prática da Diagramação. Antonio Celso Collaro. Pág. 21 e 22.

  • Interpretada pelo cérebro...(?)

  • Queria saber qual autor esse cara tomou como base?


ID
3064561
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

“A ilustração é uma coleção de signos gráficos denotando para a representação contemplativa de outras entidades tais como pessoas, objetos, ambientes e efeitos visuais efêmeros (luz, sombra e reflexões) e o estilo de ilustração é o resultado das relações entre sete conceitos, são eles: consistência, gama, enquadramento, posicionamento, proximidade, cinética e naturalismo”.


Quem conceitua ilustração desta forma é:

Alternativas

ID
3207091
Banca
VUNESP
Órgão
UNICAMP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No processo de design, o fenômeno que ocorre quando a diferença entre dois elementos produz destaque na imagem é chamado de

Alternativas
Comentários
  • letra D - contraste

  • Gabarito: D.

    O contraste é o responsável por dar relevância visual ao que deve ser atrativo. Ou seja, dar destaque a algumas áreas no layout. Isso além de atribuir um ritmo a arte, define o que possui maior relevância e possibilita o observador a compreender todo o enredo do layout com apenas uma passagem de olhar.

    Fonte: https://medium.com/@danbarrosdesign/quatro-principios-do-design-333de5f1563


ID
3209599
Banca
FGV
Órgão
SEE-PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

A utilização de cores especiais é uma opção projetual que deve ser tomada ainda na etapa do desenvolvimento do projeto.


Sobre cores especiais, assinale a afirmativa correta.

Alternativas

ID
3258100
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre os fundamentos teóricos e conceituais do projeto gráfico, considere as alternativas abaixo e assinale a correta.

Alternativas

ID
3285394
Banca
Quadrix
Órgão
CRM-PR
Ano
2018
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com relação aos aspectos mais sistêmicos do design e a conhecimentos de áreas correlatas, julgue o item subsequente.

As ações de uma organização podem ser de interesse de diversos tipos de público, os stakeholders, tais como consumidores, empregados, parceiros, governos, fornecedores etc.

Alternativas
Comentários
  • Quem são os stakeholders de um projeto?

    Um projeto ou uma empresa pode ter dois tipos de stakeholders: internos ou externos. Veja exemplos de stakeholders:

    Stakeholders internos

    São os stakeholders que estão dentro do ambiente da empresa. Alguns exemplos de stakeholders internos são:

    Gestores da empresa;

    Colaboradores;

    Acionistas.

    Stakeholders externos

    São os stakeholders que estão fora do ambiente da empresa, mas que interagem com ela de alguma forma. Alguns exemplos de stakeholders externos são:

    Fornecedores;

    Concorrentes;

    Clientes;

    Familiares dos clientes;

    Governo;

    ONG’s;

    Mídia;

    Sindicatos;

    Meio ambiente.

    Fonte: Euax Consulting


ID
3323233
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre processo do projeto gráfico, assinale a alternativa incorreta.

Alternativas

ID
3323239
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre preço, custo e valor do projeto gráfico, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3323269
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
Prefeitura de Uberlândia - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Sobre o processo do projeto gráfico, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Com os recursos tecnológicos atuais das formas de visualização de imagens nas telas com formato RGB, provas impressas se tornaram dispensáveis.
( ) Logística, distribuição e exposição de produtos resultados de projetos gráficos são fases que prescindem da análise do programador visual.
( ) O gerenciamento do projeto gráfico é uma atividade que deve ser exercida pelo programador visual.
( ) Orçamento disponível e o prazo para o projeto gráfico são determinantes e, por isso, devem ser discutidos na fase de briefing.

Assinale a sequência correta.

Alternativas

ID
3390016
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Como um setor da chamada “Economia Criativa”, o design produz objetos, sistemas e serviços com valor estético, funcional e comercial. Seus bens e serviços são obtidos pela síntese de talento, repertório intelectual, criatividade e capacidade de uso de tecnologias, majoritariamente em projetos com começo, meio e fim. Desse modo, a precificação desse trabalho deve considerar:

I. O desgaste de hardware, que em algum momento deverá ser trocado ou receber manutenções mais complexas.

II. A complexidade das tarefas necessárias.

III. Os custos fixos operacionais com instalações, aluguéis, telefones, bancos de imagens, tributações, prestadores de serviços, salários de funcionários, licenças de software etc.

IV. Uma margem de lucro suficiente para garantir reinvestimentos e o pró-labore dos sócios.

V. Um preço competitivo no mercado em termos de qualidade, prazo (elementos que influenciam gastos com pessoal e estrutura) e quanto o público-alvo pode pagar.

Como resultado, um valor de referência para calcular quanto se deve cobrar por um trabalho tende a ser estimado com um preço médio por

Alternativas

ID
3390028
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Uma empresa da administração pública direta decidiu lançar um aplicativo com conteúdo noticioso e de informações ao cidadão, via celulares, rodando em Android e iOS. O projeto desse aplicativo prevê o uso intensivo de infográficos animados demandando, portanto, a aquisição de programas para essa finalidade. A ferramenta para produzir esse tipo de conteúdo deve possuir, necessariamente, recursos indispensáveis, que são

Alternativas

ID
3390031
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Ao elaborar o projeto visual gráfico de uma revista é possível escolher uma cor que identifique a publicação e seja repetida em praticamente todas as páginas. Se o objetivo for usar as cores para organização interna de conteúdo, o recurso adequado é

Alternativas

ID
3390058
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Quando se utilizam cores na composição de projetos gráficos com textos colocados sobre um fundo, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3390070
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Não é à toa que nas conturbadas décadas de 1920 e 1930 tenha vindo à tona um redobrado vigor a questão da expressão de uma identidade através do design. Datam dessa época alguns dos primeiros grandes projetos de identidade corporativa, ou seja, de todo um sistema de comunicação visual que dá unidade aos diversos aspectos de uma organização.

(DENIS, Rafael Cardoso. Uma introdução à história do design. São Paulo: Blucher, 2000)

A função de sistemas de identidade corporativa é

Alternativas

ID
3627055
Banca
FUNDATEC
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2016
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Com base nos conceitos que envolvem produção gráfica, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.


Coluna 1

1. Reticulagem FM (frequência modulada).
2. Moiré.
3. Hexacromia.
4. Código x/y.
5. Remoção de cor (undercolor removal – UCR).
6. Trapping (sobreposição/aceitação).
7. Cores especiais.

Coluna 2

( ) Técnica empregada para economizar tinta e evitar problemas de secagem na impressora.

( ) É a adição de laranja e verde às cores de seleção.

( ) Na impressão em quadricromia, é o padrão resultante quando os ângulos de retícula dos pontos entram em conflito, ou seja, ocorre quando os ângulos de retícula não foram configurados corretamente.

( ) Também conhecida como estocástica, os pontos são distribuídos aleatoriamente, com concentração mais densa em áreas escuras e menos densa nas áreas claras, porém, todos os pontos têm o mesmo tamanho.

( ) Quando uma cor é necessária e não pode ser adequadamente combinada no processo de quadricromia, ela é impressa numa cor separada, em geral usando a referência de tinta Pantone.

( ) No jargão gráfico, informa quantas entradas em máquina um trabalho requer, ou seja, as impressões em cada tinta que cada face do papel terá.

( ) É um procedimento que consiste no ajuste preciso entre duas áreas de cor, que não pode ser garantido na impressora em virtude da imperfeição do registro. A fim de evitar que o espaço em branco fique visível entre duas áreas de coloridas adjacentes, a cor mais clara estende-se até a cor mais escura.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas

ID
3940183
Banca
SELECON
Órgão
Prefeitura de Boa Vista - RR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Hotsite é um site que atende a uma determinada campanha pelo prazo a ela relacionado. Também conhecido como mini site, tem essa denominação pela finalidade do seu uso. Seu objetivo é divulgar uma ação promocional pontual e específica presente no plano de marketing ou comunicação. Hotsites precisam empregar um princípio fundamental, que corresponde a ter um grande apelo visual, e para isso, deve-se utilizar cores fortes, fontes chamativas e um tom persuasivo , não precisando seguir, necessariamente, a identidade visual completa da logomarca da empresa. Esse princípio é conhecido por:

Alternativas

ID
4997224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design instrucional tem sido compreendido como aquele que planeja o ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Os cursos se tornam tradicionais quando não adotam o design instrucional, pois esse conceito remete à atualidade e mais especificamente à educação a distância (EaD).

Alternativas

ID
4997227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design instrucional tem sido compreendido como aquele que planeja o ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Análise, design e desenvolvimento, implementação e avaliação são estágios distintos nos quais os modelos convencionais de design instrucional estruturam o planejamento de ensino-aprendizagem.

Alternativas

ID
4997230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design instrucional tem sido compreendido como aquele que planeja o ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


O estágio de design e desenvolvimento envolve a identificação de necessidades de aprendizagem, a definição de objetivos instrucionais e o levantamento das restrições envolvidas.

Alternativas

ID
4997233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design instrucional tem sido compreendido como aquele que planeja o ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


No modelo de design instrucional contextualizado, nas fases de análise, planejamento e produção a situação didática se dá separadamente da concepção de curso a ser implementado.

Alternativas

ID
4997236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design instrucional tem sido compreendido como aquele que planeja o ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


Planejar, preparar, projetar, produzir e publicar textos, imagens, gráficos, sons e movimentos, simulações, atividades e tarefas ancorados em suportes virtuais são atividades específicas do design instrucional na educação online.

Alternativas

ID
4997239
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

O design instrucional tem sido compreendido como aquele que planeja o ensino-aprendizagem, incluindo atividades, estratégias, sistemas de avaliação, métodos e materiais instrucionais. Com referência a esse assunto, julgue o item subsecutivo.


As tecnologias da informação e comunicação (TICs), muito presentes na educação atual, representam poderosos recursos de apoio à aprendizagem, mas não interferem na forma de definição do design instrucional.

Alternativas

ID
4997368
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


Mapas conceituais podem ser empregados como importante recurso para focalizar a atenção do planejador de currículo. A utilização desses mapas em sala de aula é bastante diversificada, possuindo como única limitação a sua aplicação em avaliações.

Alternativas

ID
4997371
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


A instrução programada, largamente utilizada em meados dos anos 50 do século passado, pode ser caracterizada como design instrucional, cuja ideia central é coibir o erro.

Alternativas

ID
4997374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


O conceito de modelagem desenvolvido por Skinner, no qual se chega a comportamentos complexos por meio de aproximações sucessivas, aliado ao conceito de máquinas de aprendizagem, também desenvolvido pelo teórico, foi determinante para o desenvolvimento dos mapas conceituais.

Alternativas
Comentários
  • Alguém poderia explicar porque o item é o errado?


ID
4997377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


Mapa conceitual é uma forma de organização de conteúdos que deve conter sequência na colocação dos conceitos, temporalidade ou direcionalidade e hierarquia organizacional.

Alternativas

ID
4997380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2013
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Considerando os mapas conceituais e o design instrucional, julgue o item que se segue.


Em mapas conceituais, empregam-se figuras geométricas como retângulos, triângulos e círculos. O uso de figuras pode estar vinculado a determinadas regras, tais como o uso de elipses para os conceitos gerais e abrangentes e o uso de retângulos para conceitos mais específicos.

Alternativas

ID
5426827
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

No que se refere a termos utilizados em projeto gráfico, numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 
1. Kerning
2. Blur
3. Bevel e Emboss
4. Rasterização

( ) Efeito que pode ser aplicado em fontes ou objetos, dando a impressão de que são tridimensionais.
( ) Conversão de imagens em bitmaps.   
( ) Ajuste de distância entre duas letras.
( ) Efeito de desfoque ou “borrado”, que pode ser de vários tipos.
 
A sequência correta é

Alternativas

ID
5426893
Banca
CEPS-UFPA
Órgão
UFPA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Design Gráfico
Assuntos

Para elaborar um projeto gráfico, é importante ter em mente alguns princípios gerais, que garantam a eficácia comunicativa do trabalho, bem como sua aparência equilibrada e harmoniosa. Quanto ao assunto, analise as afirmativas seguintes.

I É desejável selecionar um número bem variado de famílias de fontes, para que o trabalho ganhe em vigor e dinamismo.
II A escolha das cores jamais deve se dar ao acaso nem obedecer a um gosto pessoal, mas refletir o cliente – produto ou serviço – e seus objetivos.
III É aconselhável ocupar o máximo de espaço possível, evitando áreas em branco. Isto valoriza o investimento feito pelo cliente, além de otimizar o número de informações a serem comunicadas.
IV Tanto quanto possível, deve-se tratar o tipo (fonte) como imagem, dando-lhe a importância que se daria a esta. Isto confere mais expressividade ao projeto.
V Menos frequentemente é mais. Ao se evitar excessos, amplia-se a clareza do que se deseja comunicar, num ambiente “limpo”.

Estão corretas

Alternativas