-
GABARITO: C
A, B e D estão ERRADAS devido a regra das paroxítonas:
Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima.
Acentuam-se as paroxítonas terminadas em:
L, I(S), N, U(S), PS, Ã
R, UM, UNS, ON, X, ÃO
C está CORRETA, pois quando uma palavra possui formas iguais, grafamos com acento agudo ( ´) quando ela estiver no singular e com acento circunflexo quando ela tiver no plural.
Bons estudos! (:
-
Gabarito C.
Só para acrescentar: A palavra detem, sem acentuação gráfica, não existe. Detém, com acento agudo, está na 3ª pessoa do singular: ele detém. Detêm, com acento circunflexo, está na 3ª pessoa do plural: eles detêm.
-
A forma correta de escrita do nome do filamento que nasce no corpo humano ou no corpo dos animais é pelo, sem acento circunflexo. A palavra pêlo passou a estar errada desde a entrada em vigor do Novo Acordo Ortográfico.
Seja a sua própria inspiração.
-
A questão é sobre acentuação e quer que marquemos a alternativa correta quanto ao acento diferencial de acordo com as regras do Novo Acordo Ortográfico. Vejamos:
O acento diferencial é utilizado para auxiliar na identificação de palavras homófonas (que possuem a mesma pronúncia). Com o acordo ortográfico, ele deixa de existir nos seguintes casos: pára (do verbo parar) e para (preposição); péla (do verbo pelar) e pela (por + a); pólo (substantivo) e polo (contração fora de uso de por + lo); pélo (do verbo pelar) e pêlo (substantivo sinônimo de cabelo); pêra (fruta) e pera (preposição fora de uso).
A) Quando apareceu, o cachorro tinha o PÊLO manchado de lama.
Errado. Agora, com o Novo Acordo Ortográfico, usa-se "pelo".
B) A embarcação se dirigia ao PÓLO Norte.
Errado. Agora, com o Novo Acordo Ortográfico, usa-se "polo".
C) Certas empresas DETÊM o monopólio das mercadorias.
Certo. Usa-se "detêm" para indicar que o verbo está no plural (eles detêm). "Detém" indica que o verbo está no singular (ele detém).
D) PÁRA de fazer isso! - Gritou a mãe furiosa com seu filho.
Errado. Agora, com o Novo Acordo Ortográfico, usa-se "para".
Gabarito: Letra C
-
Tome cuidado:
Os verbos “ter” e “vir”, na terceira pessoa do presente do indicativo, recebem acento apenas na forma plural: “ele tem”, “eles têm”; “ele vem”, “eles vêm”. Seus derivados recebem acento agudo no singular e circunflexo no plural: “ele detém”, “eles detêm”; “ele provém”, “eles provêm”.
Bons estudos!