SóProvas


ID
3981586
Banca
FAUEL
Órgão
Câmara de Entre Rios do Oeste - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o trecho do texto a seguir e responda àquestão.


    Que desejamos para os nossos filhos? Que eles sejam felizes. Sorrimos ao vê-los por aí a correr, a pular, a cantar, a brincar, pensando nas coisas de criança. Mas enquanto brincam e riem eles não pensam em nós. Se um filho ao se levantar viesse até você e o elogiasse, e agradecesse porque você lhe deu a vida e jurasse amor para sempre, e fizesse a mesma coisa na hora do almoço, e repetisse os mesmos gestos e palavras ao meio da tarde, e de noite fizesse tudo de novo, suspeitaríamos de que alguma coisa não está bem. O que desejamos é que eles gozem a vida sem pensar em nós. Quem pensa demais e fala demais sobre Deus é porque não o está respirando.

(Trecho extraído do texto Deus e a beleza, de Rubem Alves)

A respeito do termo “los”, presente na frase “Sorrimos em vê-los”, é correto afirmar que se refere, no texto, a:

Alternativas
Comentários
  • Gab: A

    Retoma ao termo "nossos filhos"

  • LOS plural= filhos

  • A questão é sobre pronomes e quer saber a quem se refere o termo "los" presente na frase “Sorrimos em vê-los". Vejamos:

    Texto: Que desejamos para os nossos filhos? Que eles sejam felizes. Sorrimos ao vê-los por aí...

    Sorrimos em vê-los = "Sorrimos em ver os nossos filhos..."

    Temos nesse caso um pronome pessoal oblíquo ("os") que está sendo usado como objeto direto (sorrimos em ver quem? "os nossos filhos"). E toda vez que um pronome pessoal oblíquo (o, a, os, as) é usado como objeto direto e se associa a verbos terminador em R, S ou Z ele vira "lo(s), la(s)", como em "Encontrar a professora -> Encontrá-la. / Estudamos os assuntos -> Estudamo-los. / Fez as questões -> Fê-las."

    Gabarito: Letra A