SóProvas


ID
3987919
Banca
FUMARC
Órgão
Prefeitura de Santa Luzia - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Considere o fragmento abaixo para responder a questão:


Abordando perspectivas de ensino gramatical de forma mais reflexiva, em “Gramática Ensino Plural”, Luiz Carlos Travaglia (citando pesquisa de Gisele Nunes, 2001), sobre o ensino do verbo na escola básica, afirma que 


“O estudo é predominantemente teórico e voltado quase exclusivamente para as formas (flexão, identificação e denominação), pois o trabalho com a significação é raro. Na verdade, a preocupação com a significação parece ocorrer só com uma coleção em atividades de gramática reflexiva […]. O fato de só uma coleção trabalhar o emprego de tempos e modos é revelador de que não se dá atenção ao uso do verbo, suas possibilidades significativas e sua adequação à produção de efeitos de sentido e às situações de uso, nem mesmo no que diz respeito ao já registrado nas gramáticas tradicionais e nos estudos de Estilística. 

[…] Dá-se muita atenção à metalinguagem voltada quase exclusivamente para a morfologia do verbo. Algumas categorias do verbo (como o aspecto e a modalidade, esta confundida com o modo), são ignoradas. Os aspectos sintáticos ficam restritos às recomendações da Gramática Normativa sobre regência e concordância (esta apenas do verbo com o sujeito, como se não houvesse outras formas de concordância)”.


TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática Ensino Plural. São Paulo: Cortez, 2003. Cap. 6, p.155-174

Avalie as afirmações que trazem o posicionamento de Travaglia (1ª coluna) e o respectivo comentário e exemplificação dados (2ª coluna). NÃO está correto o que se afirmar em:

Alternativas
Comentários
  • NÃO ENTENDI O COMANDO DA QUESTÃO, ALGUÉM PODE ME AJUDAR?

  • A questão versa sobre interpretação, compreensão textual e associação sintática. Cada alternativa traz uma parte do texto com um exemplo do que foi dito, assim temos que julgar qual exemplificação não está de acordo com o que diz o trecho na mesma alternativa. Vejamos:

    a) Correta.

    Segundo o texto, o verbo sempre tem que concordar com o sujeito. Logo abaixo temos uma contraposição ao que diz essa passagem do texto.

    “As alegrias da família sempre foi Mariana” e “Que rei sou eu?”

    Vejam que os verbos concordam com o predicativo, pois quando o predicativo for pessoa e o sujeito não for, assim concorda com o predicativo ou quando o sujeito for pronome "que" interrogativo.

    b) Correta.

    A alternativa indica que, segundo o texto, alguns verbos se confundem com ideia de modo. Logo abaixo coloca uma frase com verbos que passam ideia de modo e, não só isso, coloca um adjunto adverbial e indica que esse também passa ideia de continuidade.

    “Está chovendo muito e goteja insistentemente na entrada da sala”

    Vejam que o verbo "chovendo" está se assemelhando com uma ideia muito parecida com a de um advérbio de modo, indicando uma ideia de continuidade. O verbo + adjunto adverbial "goteja insistentemente" nos remete a uma ideia de que algo acontece com uma certa constância. Logo, a exemplificação trazida nos remete ao que foi afirmado na alternativa.

    c) Correta.

    Diz de início que há verbos que têm mais de 1 significado e que quando muda o significado também muda a sua regência. Abaixo coloca dois exemplos para certificar que o que foi falado está correto.

    Ela causou forte decepção aos pais com seu comportamento.

    Aqui o verbo tem sentido de ocasionar, dessa forma, é bitransitivo e rege um complemento sem a preposição e outro com a preposição A.

    Causou (decepção) Aos ( pais)

    Tudo isso porque, com o vestido transparente, causou na festa de formatura da irmã”.

    Aqui o verbo "causar" tem sentido de chamar atenção, nessa forma rege a preposição "em".

    Causou EM + A = NA festa. Dessa forma, está correta o texto e sua exemplificação.

    d) Incorreta.

    Segundo o texto, indica que se dá muita atenção a morfologia quase que exclusiva dos verbos, ou seja, com a gramática fria. É colocada uma explicação abaixo sobre o verbo "vir" e sua conjugação, conforme a pessoa que se conjuga. Contudo, afirma-se que o professor demonstrou preocupação com a metalinguagem do verbo, caso isso fosse verdade ele teria explicado o sentido geral do verbo, mas ele se limitou a dizer sobre a morfologia, como se afirmou no início da alternativa, logo a exemplificação errou ao dizer que o que o professor falou no exemplo fala sobre metalinguagem do verbo quando na verdade foi sobre a morfologia.

    “Ontem só eu vim à aula, os demais faltaram”. em oposição à forma “vir” (infinitivo, que integra locuções verbais: Você pode vir à minha festa, e ela, se quiser, pode vir também.”), recorrendo a exercícios variados, o professor demonstra priorizar a metalinguagem sobre os verbos.

    GABARITO: D

  • Típica questão de banca lixo

  • Ao meu ver, a banca pede para relacionar a primeira frase das alternativas ( fragmento extraído do texto) com o respectivo comentário da acertiva ( que comenta sobre o fragmento extraído do texto) indicando qual das alternativas tem um comentário errôneo sobre o fragmento extraído.

  • Pelo o que entendi, a banca extrapolou no enunciado... Poderia ter pedido apenas um correlacione.

  • os professores do qconcurso são tão bons que comentam só as fáceis.