SóProvas


ID
3988195
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Tapejara - RS
Ano
2015
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No processo de redemocratização da sociedade brasileira, o controle social passa por uma necessária discussão e reformulação. Analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, considerando a concepção de controle social na década de 1990.

( ) Seguindo as ideias de participação e protagonismo social inscritos nos documentos do Banco Mundial, a participação social no SUS foi concebida na perspectiva do controle social, visando a participação dos setores organizados na sociedade nas políticas de saúde, desde as suas formulações — planos, programas e projetos —, acompanhamento de suas execuções, até a definição da alocação de recursos para que estas atendam aos interesses da coletividade.
( ) Existe diferença de conjuntura do momento em que os mecanismos de controle social foram propostos para o momento em que estes foram implementados.
( ) A participação social foi apresentada pelo Movimento da Reforma Sanitária, no conjunto das lutas contra a privatização da medicina previdenciária e regulação da saúde pelo mercado, pondo em discussão a tendência hegemônica de prestação de assistência médica como fonte de lucro.
( ) O clima de redemocratização da sociedade civil não apresentou posições divergentes quanto à participação da sociedade civil nos conselhos de saúde, pois todos os movimentos convergiam para a defesa da autonomia e independência perante o Estado.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • Este artigo trata do assunto:

    https://www.scielo.br/j/sssoc/a/NkpLbcXZf5mPHkHrksGGXnf/?lang=pt

  • Alguém pode indicar o erro da I, por favor ?

  • ( ) Seguindo as ideias de participação e protagonismo social inscritos nos documentos do Banco Mundial, (Com um sentido bastante diferente da participação inscrita nos documentos do Banco Mundial) a participação social no SUS foi concebida na perspectiva do controle social, visando a participação dos setores organizados na sociedade nas políticas de saúde, desde as suas formulações — planos, programas e projetos —, acompanhamento de suas execuções, até a definição da alocação de recursos para que estas atendam aos interesses da coletividade.

    ( ) O clima de redemocratização da sociedade civil não apresentou posições divergentes quanto à participação da sociedade civil nos conselhos de saúde, pois todos os movimentos convergiam para a defesa da autonomia e independência perante o Estado.

    https://www.scielo.br/j/sssoc/a/NkpLbcXZf5mPHkHrksGGXnf/?format=pdf&lang=pt