SóProvas


ID
3995731
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

O cafezinho e a pressão arterial 

      A cafeína presente no cafezinho nosso de todos os dias tem motivado estudos com diferentes resultados sobre a sua ação na pressão arterial das pessoas. Em recente número da Revista Brasileira de Hipertensão, Henrique T. Bianco e Mariza Thompson, da Unifesp, analisam a relação da cafeína com a pressão, em artigo de revisão. Concluem que a ingestão diária de duas ____ três xícaras de café parece razoável e segura, com efeitos neutros segundo ____ maioria dos trabalhos publicados. Ao considerar o consumo moderado de café como inócuo, os autores referem que sua associação com um aumento significativo da pressão arterial está relacionado apenas ____ pessoas sensíveis ____ cafeína, mas com efeitos desprezíveis no longo prazo em bebedores habituais de café. Os efeitos agudos do café são transitórios e sua ingestão regular desenvolve tolerância. A cafeína chega ____ circulação sanguínea através do trato digestivo, estimula o sistema nervoso central e aumenta ____ diurese. Bianco e Thompson destacam pesquisa de J. A. Greenberg, com cerca de 6.500 idosos, publicada no American Journal of Cardiology, sobre o “efeito protetor” da cafeína no coração de idosos com mais de 65 anos de idade que consumiam quatro ou mais doses de café ao dia. Essa ação protetora para o coração, entretanto, não foi observada em pacientes severamente hipertensos. 

(UOL, outubro/2015)

A partir do que foi exposto no texto, considere as seguintes afirmativas:


1. Para que a cafeína atue positivamente sobre o sistema nervoso central, é preciso que o consumo de café seja inócuo.

2. Bebedores habituais de café, a longo prazo, desenvolvem tolerância e deixam de sentir os efeitos benéficos da cafeína.

3. Os efeitos agudos do café sobre a pressão arterial são transitórios, a não ser para as pessoas sensíveis à cafeína.

4. Pacientes severamente hipertensos têm sua condição cardíaca piorada pela ingestão regular de cafeína.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Erro da 2

    2. Bebedores habituais de café, a longo prazo, desenvolvem tolerância e deixam de sentir os efeitos benéficos da cafeína.

    " Os efeitos agudos do café são transitórios e sua ingestão regular desenvolve tolerância." Segundo o texto a primeira parte está certa. No entanto, a segunda parte em negrito não está.

    "o “efeito protetor” da cafeína no coração de idosos com mais de 65 anos de idade que consumiam quatro ou mais doses de café ao dia."

    Visto que o estudo mostra que mesmo com o consumo habitual de 4 ou mais doses o café tem um efeito benéfico no coração dos idosos que não são hipertensos

  • GABARITO A.

    eu teria entrado com recurso, se tivesse prestado. Para mim, todas estão erradas.

  • 4 está errada porque ele afirma que piorou para os hipertensos, ao passo que no texto ele só fala que assa ação protetora para o coração, entretanto, não foi observada em pacientes severamente hipertensos. 

    Sobra A e C

    2 está errada porque o estudo é sobre: Café e Pressão Arterial, não adentrando na questão dos demais efeitos benéficos. Comentou sobre efeitos neutros e inócuo o consumo moderado, mas não levantou as hipóteses de quebra dos efeitos benéficos em consumo habitual.

    Sobra a 3.

  • Questões de interpretação/compreensão da UFPR normalmente são muito truncadas, lembra um pouco a FGV.

    Não raras vezes aparece algo 'sobrenatural'.