SóProvas


ID
3995752
Banca
UFPR
Órgão
Prefeitura de Almirante Tamandaré - PR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Salve o Hino do Brasil 

Sou daqueles que se emocionam ao ouvir o Hino Nacional e canto sempre que o ouço, em solenidades ou em jogos de futebol. Ao ouvi-lo fora do Brasil então, às vezes até choro quando chega o “verás que um filho não foge à luta”. De alguns anos para cá virou lei em muitos Estados a obrigatoriedade da execução do Hino antes dos jogos de futebol, qualquer um. O resultado é desastroso. A maioria dos torcedores não presta a menor atenção, poucos cantam, a banalização virou esculhambação e a intenção de fazer por força de lei um momento de educação cívica virou apenas desrespeito. No mais das vezes o que se ouve é o coro da torcida do time anfitrião com seus cânticos de estímulo à equipe e o Hino vira pano de fundo, pano de chão. A torcida do Palmeiras passou a acompanhar a música entoando, no mesmo ritmo, o nome do clube. Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável. Em todos os jogos é mera vulgarização e o tiro saiu pela culatra. Quando se trata de jogos contra times estrangeiros comete-se a falta de educação de não se tocar o hino do país do clube visitante. A boa intenção do legislador lotou o inferno. Está na hora de uma lei federal estabelecer novos critérios e acabar com o desrespeito. Escreva para o deputado federal que ganhou o seu voto e ajude a salvar a dignidade do Hino do Brasil.

(Juca Kfouri, UOL, 04/10/2015)

O autor conclui pedindo ao leitor que escreva para o seu deputado federal para ajudar a salvar a dignidade do Hino do Brasil. A partir do que foi exposto no texto, podemos dizer que ele espera que o deputado legisle no sentido de:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E) fazer com que o Hino Nacional só seja executado antes de jogos da seleção ou em ocasiões especiais.

     →" Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável. Em todos os jogos é mera vulgarização e o tiro saiu pela culatra. Quando se trata de jogos contra times estrangeiros comete-se a falta de educação de não se tocar o hino do país do clube visitante. A boa intenção do legislador lotou o inferno.

    Fui de A, acho que o erro está no último período, visto que ele cita acabar com o desrespeito, o que se subentente como consequência das leis estaduais vigentes.

    A) estabelecer critérios federais que definam as condições de execução do Hino Nacional nos estádios de futebol de todo o País, se somando às leis estaduais atualmente existentes.

    Está na hora de uma lei federal estabelecer novos critérios e acabar com o desrespeito. Escreva para o deputado federal que ganhou o seu voto e ajude a salvar a dignidade do Hino do Brasil.

  • Resposta letra E

     "Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável. Em todos os jogos é mera vulgarização.."

  • Interpretação de texto é a coisa mais RIDÍCULA que se pode cobrar em uma prova de concurso. Eu acho inaceitável esse tipo de questão em concurso, não avalia critério nenhum do candidato, aliás, talvez só avalie se o candidato tem o mesmo ponto de vista que o avaliador! PQP!!!

    Interpretação é algo pessoal, dependendo do ponto de vista, depende do repertório da pessoa, depende das experiências que a pessoa viveu. Não tem como julgar isso!

  • fazer com que o Hino Nacional só seja executado antes de jogos da seleção ou em ocasiões especiais.para não ocorrer a banalização

  • Fique na dúvida entre A e E. voltando ao texto fica claro a resposta: "Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais"

    Gab. E

  • gabarito: E

    porém, o que me fez marcar a A:

    "De alguns anos para cá virou lei em muitos Estados a obrigatoriedade da execução do Hino antes dos jogos de futebol, qualquer um"

    "Está na hora de uma lei federal estabelecer novos critérios e acabar com o desrespeito"

    acho que o trecho da alternativa extrapola neste ponto: "se somando às leis estaduais atualmente existente". Isso não está em nenhum lugar do texto, não é dito que as leis estaduais devem se somar à federal, por isso, o gabarito correto fica sendo a letra E mesmo

  • "Está na hora de uma lei federal estabelecer novos critérios e acabar com o desrespeito"

    No texto fica claro que o problema do autor é com o desrespeito que vem ocorrendo com o hino nacional, e ele traz a sua solução: "que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável."

    Agora vamos as assertivas principais.

    A assertiva A fala em "estabelecer critérios federais que definam as condições de execução do Hino Nacional nos estádios de futebol de todo o País, se somando às leis estaduais atualmente existentes".

    Ao meu ver, em nenhum momento o autor questiona o procedimento da execução do hino, ele realmente tem um problema com o desrespeito. O que é visto em inúmeras passagens do texto.

    Já a assertiva E, nosso GABARITO, vai realmente na linha do autor, como vemos nessa passagem no texto: "A boa intenção do legislador lotou o inferno (o problema não é com o procedimento). Está na hora de uma lei federal estabelecer novos critérios e acabar com o desrespeito.

    E qual a solução do autor para o fim do desrespeito - "que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável."

    Entendi assim, espero te ajudado e bons estudos!!

  • Fiquei em dúvida entre A e E mas como o lado escuro da força sempre é mais forte adivinhe qual eu marquei?

    " Quando se trata de jogos contra times estrangeiros comete-se a falta de educação de não se tocar o hino do país do clube visitante. A boa intenção do legislador lotou o inferno" Nesse trecho que fiquei com dúvida, mas enfim, Gab: A

    Avante!

  • Gabarito: E.

    O autor reclama da banalização do hino. Antes era executado apenas antes de um jogo da seleção ou em outras ocasiões que "necessitavam". Ele cita o hino antes dos jogos de futebol como uma banalização, pois algo que deveria ocorrer em certos momentos, começou a ser executado de maneira indiscriminada. Portanto, essa restrição de que o hino seja executado somente antes dos jogos da seleção ou em ocasiões especiais é o que o autor quer.

    Bons estudos!

  • Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável

  • Gabarito E

    De fato a letra A extrapola bastante o texto, porém achei que o gabarito dado pela banca também extrapola. Acredito que o trecho "Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável."  não justificou o gabarito. Em muitas questões da UFPR a dica é achar a alternativa "menos errada".

  • Que o Hino seja tocado antes de jogos da Seleção ou em circunstâncias especiais é aceitável.