SóProvas


ID
399664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de reengenharia, qualidade e produtividade nas
organizações, julgue os itens que se seguem.

A mudança de uma estrutura vertical para uma estrutura horizontal embasada em equipes, que visa aperfeiçoar o desempenho dos processos e minimizar a centralização de decisões, é exemplo de reengenharia organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Reengenharia =  mudança radical de um processo.
  • Certo,
    A reengenharia promove a reestruturação radical dos processos empresariais visando alcançar melhorias no desempenho de custos, qualidade, atendimento e velocidade. Firmou-se com a proposta de redesenhar a organização a partir de seus processos, para torná-la mais ágil e eficiente. Assim, quando uma organização muda de uma estrutura vertical(centralizada) para uma horizontal (descentralizada) baseada em equipes, ocorre uma mudança radical nos processos e representa um exemplo de reengenharia.
  • Aperfeiçoar o desempenho dos processos???????
    Está correto isso????
    Reengenharia não seri ao caso de MUDANÇA RADICAL no desempenho dos processos????
  • Essa questão é controversa. "A mudança de uma estrutura vertical para uma estrutura horizontal embasada em equipes..." é uma consequencia que pode ocorrer com a reengenharia, assim como  "minimizar a centralização de decisões".
    Segundo Hammer: "Reengenharia não é downsizing. Downsizing significa livrar-se de pessoas e cargos para melhorar os resultados financeiros a curto prazo. A reengenharia não tem nada em comum com este tipo de resposta superficial e reativa a problemas. A reengenharia é o repensar do trabalho desde as suas bases até o fina, a fim de eliminar todo trabalho desnecessário e de encontrar melhores formas de realizar o que é necessário."

    Segundo Rafael Encinas do ponto dos concursos: "A Reengenharia não é reestruturação, o que para Hammer geralmente constitui um eufemismo para mover caixas para lá e para cá no organograma ou para desfazer-se de algumas unidades de negócios. A reengenharia concentra-se em como é feito o trabalho e não em como a organização é estruturada".


    "que visa aperfeiçoar o desempenho dos processos" - Segundo Hammer: "Reengenharia é o repensar fundamental e o reprojeto radical dos processos empresariais para obter melhorias drásticas em desempenho".

    "é exemplo de reengenharia organizacional." a impressão dessa conclusão é a de que isso são os pressupostos da reengenharia ou mesmo seus objetivos, o que na minha opinião está errado.

    Essa questão deveria ter sido anulada, se o gabarito da questão foi dado como certa.
  • Segundo Chiavenato - Administração Geral e Pública:

    A reengenharia de processos direciona as características organizacionais para os processos. Suas consequências para a organização são:
    1. Os departamentos tendem a desaparecer e ceder lugar a equipes orientadas para os processos e para os clientes...
    2. A estrutura organizacional hierarquizada, alta e alongada passa a ser nivelada, achatada e horizontalizada. É o enxugamento (downsizing) da     organização para transformá-la de centralizadora e rígida em flexível, maleável e descentralizadora.
    3. (...)
  • A CESPE é uma banca muito proativa, por meio dela, aprendemos mais sobre administração, coisas que passam sem ser percebidas em leituras de livros como o citado acima.


    Faz sentido que num processo de reengenharia esteja contido um downsizing, porém o oposto não é verdadeiro.

    Ponto para a CESPE, viver é aprender.

    Att.

    Adm. Julio


  • Correta!

  • GABARITO: CORRETO

    A reengenharia surgiu para realinhar radicalmente os processos organizacionais para os clientes. Sendo baseada em uma abordagem de processos, ela possui uma visão “horizontal” das organizações que busca eliminar barreiras para uma maior eficiência e eficácia, sempre direcionando os processos aos seus clientes. É exatamente o que está previsto na questão, que está correta!
  • Pessoal, observe a parte inicial da questão:
    "
    A mudança de uma estrutura vertical para uma estrutura horizontal embasada em equipes, que visa aperfeiçoar o desempenho dos processos e minimizar a centralização de decisões, é exemplo de reengenharia organizacional"... pois bem, o que denota ser uma reengenharia organizacional é realmente essa mudança de estrutura, veja que antes a empresa era vertical e depois passou a ser horizontal; houve ai uma ruptura de um modelo e a execução de um novo modelo, configurando uma reengenharia organizacional.

    eu errei a questão, pois achei que o ponto chave da assertiva era a segunda parte " que visa aperfeiçoar(...)"
  • ERRADO. de nada adianta mudar a estrutura da organização sem alterar seus processos internos.


    "A mudança de uma estrutura vertical para uma estrutura horizontal embasada em equipes, que visa aperfeiçoar o desempenho dos processos e minimizar a centralização de decisões, é exemplo de reengenharia organizacional."


    isto é downsizing...

  • "Resposta: Realmente CORRETA. Lembram das 3 mudanças que devem ocorrer antes da Reengenharia ser implementada?: Operacional, Gestão de Processos e Gestão de Negócios."


    Fonte: http://www.vestconcursos.com.br/pagina/522
  • A reengenharia de processos direciona as características organizacionais para os processos, Suas consequências para a organização são:

    1. As equipes de trabalho orientadas para os clientes e processos, vão substituindo as antigas empresas tradicionais;

    2.  As novas estruturas tendem a ficar achatadas e horizontalizadas, mais flexíveis, maleáveis e descentralizadas, permitindo a participação e a autonomia dos funcionários;

    3. As equipes multidimensionais ganham mais espaço, com ênfase na responsabilidade grupal e coletiva; ....


    Giovanna Carranza

  • Caros colegas, ainda não entendi a assertiva da questão, uma vez que a reengenharia é uma ferramenta que visa a reestruturação completa, ou seja, começar do zero o que estava errado. Quando a questão diz "que visa aperfeiçoar o desempenho dos processos" confundiu um pouco. Essa questão nao seria passivel de recurso?

  • "A mudança estrutural de uma organização que era bastante verticalizada para uma estrutura horizontal baseada em equipes pode ser considerada uma mudança radical na estrutura da organização, sendo consequência da reengenharia organizacional."


    Prof. Carlos Xavier, Estratégia Concursos.

  • A mudança estrutural de uma organização que era bastante verticalizada para uma estrutura horizontal baseada em equipes pode ser considerada uma mudança radical na estrutura da organização, sendo consequência da reengenharia organizacional. (Carlos Xavier, estratégia 2015)

  • Pode resultar em redução de níveis hierárquicos (DOWNSIZING- ACHATAMENTO)

  • A REENGENHARIA SIGNIFICA FAZER UMA NOVA ENGENHARIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. REPRESENTA UMA RECONSTRUÇÃO E NÃO SIMPLESMENTE UMA REFORMA TOTAL OU PARCIAL DA EMPRESA. NÃO SE PRETENDE MELHORAR OS PROCESSOS JÁ EXISTENTES, MAS SIM A SUA TOTAL SUBSTITUIÇÃO POR PROCESSOS INTEIRAMENTE NOVOS. NEM SE PRETENDE AUTOMATIZAR OS PROCESSOS JÁ EXISTENTES. ISSO SERIA O MESMO QUE SOFISTICAR AQUILO QUE É INEFICIENTE OU BUSCAR UMA FORMA INEFICIENTE DE FAZER AS COISAS ERRADAS. A REENGENHARIA TEM TRANSFORMADO DEPARTAMENTOS FUNCIONAIS EM EQUIPES ORIENTADAS PARA OS PROCESSOS EMPRESARIAIS. 

     

     

    GABARITO CERTO

  • REENGENHARIA = MUDANÇA RADICAL

     

    Estrutura Centralizada (vertical)  =/= Estrutura Descentralizada (Horizontal)

    Assim, temos diante de nós uma grande mudança pela frente, não?

     

    Logo, a mudança é RADICAL  = Reengenharia.

     

    Bons Estudos!! 

  • Senhores, essa é uma das "Mudanças Esperadas pela aplicação da Reegenharia" proposta na doutrina de GONÇALVES:

     

    - As estruturas organizacionais mudam de hierárquicas para achatadas;

    Ø  A reengenharia faz o enxugamento organizacional (downsizing) para que ela deixe de ser centralizadora e rígida e passe a ser flexível, descentralizada e maleável

     

    Vou postar só os tópicos aqui para ninguém ser pego de surpresa na hora da prova  (pois já caiu mais de uma vez essas mudanças esperadas)

    Obs.: Essa mudança das equipes de processo já caiu aqui no CESPE , mas não lembro aonde anotei o número da questao kkkk

     

    - As unidades de trabalho mudam, passando de departamentos funcionais para equipes de processo;

    - Os serviços das pessoas mudam, passando de tarefas simples para trabalhos multidimensionais:

    - Os papéis das pessoas, antes definidos e controlados pelos gerentes, passam a ser desenhados pelos seus próprios ocupantes;

    - A preparação dos empregados para o serviço muda, deixando de ser treinamento para ser educação;

    - O enfoque das medidas de desempenho e da remuneração se altera, da atividade para o resultado;

    - Os critérios de promoção mudam do desempenho individual para a habilidade;

    - Os valores, antes protetores da organização, passam a inspirar a produção;

    - Os gerentes mudam de supervisores para instrutores de seus times;

    - As estruturas organizacionais mudam de hierárquicas para achatadas;

    - Os executivos deixam de ser controladores do resultado para serem líderes;