SóProvas


ID
399676
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

A respeito de reengenharia, qualidade e produtividade nas
organizações, julgue os itens que se seguem.

Reengenharia refere-se à reformulação que visa incrementar os processos comerciais de uma organização, de forma a agregar valor ao cliente.

Alternativas
Comentários
  • A reengenharia, criada pelos americanos Michael Hammer e James Champy, no início da década de 90, é um sistema administrativo utilizado pelas organizações para se manterem competitivas no mercado e alcançarem as suas metas, reformulando o seu modo de fazer negócios, suas atividades e tarefas e/ou processos.
  • Errado

    agregar valor à organização, sobretudo em relação a seus processos internos e estrutura organizacional. Uma consequência disso é uma melhora no atendimento aos clientes, mas a reengenharia por si só não agrega valor ao cliente.
  • O erro da assertiva está em dizer que a reengenharia visa a incrementar os processos. Pelo contrário, a reengenharia é totalmente revolucionária, onde tudo é desfeito e recomeçado do zero.
  • O kaizen, melhoria continua, é que visa ganhos incrementais.


    Adm. Júlio


  • Errada!
  • Assertiva ERRADA! E discordo dos colegas que argumentaram que a reengenharia não tem foco no cliente. Se não tem foco em agregar valor ao cliente, vai agregar valor ao quê? Boa parte das empresas ( que visam lucro ) vivem dos clientes... pra que implementar um a estratégia de reegenharia?

    O que é a reengenharia?

    “(…) um redesenho de processos, que envolve a readequação dos processos empresariais, estruturas organizacionais, sistemas de informação e valores da organização, objetivando uma guinada nos resultados dos negócios da organização”. - Stair e Reynolds (2002, p.39)
    A utilização desta ferramenta de gestão deve sempre primar por repensar e reinventar os procedimentos principais da organização, tais como: serviço prestado ao cliente, desenvolvimento de novos produtos, cultura organizacional, etc.. Com o objetivo claro de aumentar a produtividade, através da redução de custos e do aumento do grau de satisfação do cliente.

    Logo, o erro da questão não é a expressão "criar valor ao cliente" e sim "incrementar os processos comerciais". Os processos não são incrementados, eles são extintos e surgem outros, totalmente novos.  Para confirmar isso, veja uma outra questão da mesma banca aplicou: http://www.questoesdeconcursos.com.br/questoes/7d3e6b1d-7f
  • A Reengenharia não incrementa, não inventa, não evolui. Apenas corrige problemas. No entanto, dá pra redigir um recurso alegando que ao corrigir problemas, os processos comerciais seriam incrementados por um impacto no aumento das vendas, agregando quem sabe valor ao cliente.

    Fonte: 
    http://www.vestconcursos.com.br/pagina/522
  • Assunto: Modelagem de processos

    Reengenharia é um processo e como tal agrega valor. Definição do Gespublica para processo: "conjunto de recursos e atividades inter-relacionadas que transformam insumos (entrada) em serviços/produto (saídas), sendo realizado para agregar valor".  
    A questão misturou conceitos de Reengenharia e Melhora Contínua ambas são técnicas de melhoria de processos.  

     
    Reengenharia Melhoria contínua
    Radical
    Revolucionária
    De cima para baixo
    Passo-a-passo
    Incremental
    De baixo para cima

    Fontes: Carlos Xavier - Estratégia e Guia de gerenciamento de negócios (BPM CBOK). 
    Gabarito: Errado
  • GABARITO: ERRADO

    A reengenharia tem foco na reestruturação radical dos processos e estruturas da organização, e não no incremento dos processos comerciais, ou seja, das vendas da organização, com o objetivo de agregar valor ao cliente.

  • "Reengenharia refere-se à reformulação(...)" - Está correto, de acordo com o dicionário: Reformular: V.T.D. dar nova expressão

    Reformular os processos é o mesmo que redesenhar os processos.

    "(...) visa incrementar os processos comerciais (...)" - sim, visa incrementar (tornar melhor) os processos de NEGÓCIO. O erro está em processos comerciais (focaliza apenas os processos relativos à venda). Se a atividade-fim da empresa é produzir carros, reformular apenas os processos comerciais não irá alterar os processos da produção de carros.

    "(...) de forma a agregar valor ao cliente." - Sim, todo processo possui um output e um cliente que utilizará esse output. Quando se faz a reengenharia dos processos de negócio, a empresa foca nos processos que geram esse output para seus clientes buscando agregar valor ao mesmo.

  • Este é para quem, como eu, que precisa de um maior aprofundamento na matéria.

    INCORRETO. Reengenharia refere-se à reformulação que visa incrementar os processos comerciais de uma organização, de forma a agregar valor ao cliente.

    Comentário: Já reparei que é comum o CESPE misturar os conceitos de reengenharia e melhoria contínua estruturando as características de modo a parecer que está correto, mas, vale lembrar, são conceitos diferentes e em alguns aspectos contraditórios. Enquanto a primeira visa à reconstrução, à substituição de processos por inteiramente novos de forma radical e drástica, a segunda privilegia a melhoria gradual sendo uma mudança organizacional suave e contínua.

    “Reengenharia refere-se à reformulação...” CORRETO. Reformular: voltar a formular, fazer nova formulação.

     A reengenharia não se trata de fazer reparos rápidos ou mudanças cosméticas na engenharia atual, mas de fazer um desenho organizacional totalmente novo e diferente. Pg. 591 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014

    “...que visa incrementar os processos...” INCORRETO. Incrementar: desenvolver; dar incremento a; fazer com que fique mais desenvolvido.

    A reengenharia não visa desenvolver ou dar incremento a algum processo e sim substituí-lo. Essa característica é da melhoria contínua.

    Melhoria contínua: Trata-se de uma abordagem incremental e participativa para obter excelência na qualidade e serviços a partir das pessoas. Pg. 585 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014.

    Reengenharia: Não se pretende melhorar os processos já existentes, mais sim substituí-los por processos inteiramente novos. A reengenharia joga fora tudo o que existe atualmente na empresa. Destrói o antigo e busca sua substituição por algo inteiramente novo. Pg. 591 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014

    “...processos comerciais de uma organização...” INCORRETO. A reengenharia significa fazer uma nova engenharia da estrutura organizacional. Na verdade a reengenharia focaliza os processos organizacionais. Pg. 591, 592 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014

    “...de forma a agregar valor ao cliente.” CORRETO. As duas técnicas abordam o aspecto referente ao cliente.

    Reengenharia: Os valores sociais, antes protetores e visando a subordinação das pessoas às suas chefias, agora passam a ser produtivos e visando à orientação das pessoas para o cliente. Pg. 592 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014

    Melhoria contínua: A filosofia da melhoria contínua deriva do kaizen ( do japonês Kai, que significa mudança e zen que significa bom). O Kaizen é uma maneira de pensar e agir baseada nos seguintes princípios: 1. Promover aprimoramentos contínuos; 2. Enfatizar os clientes (...)Pg. 585 Introdução à TGA. CHIAVENATO, 2014

  • Incrementar é diferente de trocar.

  • REPRESENTA UMA RECONSTRUÇÃO E NÃO SIMPLESMENTE UMA REFORMA TOTAL OU PARCIAL DA EMPRESA. NÃO SE PRETENDE MELHORAR OS PROCESSOS JÁ EXISTENTES (incrementar), MAS SIM A SUA TOTAL SUBSTITUIÇÃO POR PROCESSOS INTEIRAMENTE NOVOS. NEM SE PRETENDE AUTOMATIZAR OS PROCESSOS JÁ EXISTENTES. ISSO SERIA O MESMO QUE SOFISTICAR AQUILO QUE É INEFICIENTE OU BUSCAR UMA FORMA INEFICIENTE DE FAZER AS COISAS ERRADAS.

     

     

     

    GABARITO ERRADO

  • (RENNÓ) - O QUE A REENGENHARIA NÃO É!

     

    1- Automação de processos:  apesar de se utilizar das tecnologias de informação (TI), a reengenharia não é um sinônimo de automação de processos. Um processo desnecessário pode ser automatizado, sendo feito de modo mais eficiente, não é mesmo? Mas isso não é reengenharia!

     

     

    2- Downsizing: O downsizing é um termo novo que se relaciona a uma redução de pessoal e estrutura física (ou seja, de capacidade) para que a empresa se adapte a uma situação de demanda menor.

    Ø  O downsizing é fazer menos com menos.

    Ø  Já a reengenharia é fazer mais com menos!

     

     

    3- Gestão da qualidade total: os programas de qualidade trabalham dentro da estrutura dos processos existentes em uma empresa e procuram melhorá-los através do que os japoneses chamam de kaizen, ou melhoria gradual e contínua. O objetivo é continuar fazendo o que já é feito, só que melhor. A melhoria da qualidade procura melhorias graduais e constantes no desempenho do processo.

    Ø  Reengenharia não quer melhoria graduais , ela quer SALTOS QUÂNTICOS DE DESEMPENHO!

     

     

    Outras observações pertinentes para a nossa questão

     

    4- Em regra, a reengenharia DISPENSA A MELHORIA CONTINUA.

    A reengenharia não diz respeito a melhorias marginais ou de pequenas quantidades (melhoria contínua), mas a saltos quânticos de desempenho. Dessa maneira, se a empresa está necessitando de um aumento de desempenho pequeno, um ajuste fino, não deve iniciar um processo de reengenharia. A reengenharia só deve acontecer quando a organização está querendo destruir o processo que existe e construir algo totalmente novo no lugar