SóProvas


ID
3996793
Banca
FAUEL
Órgão
Prefeitura de Abatiá - PR
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Ao correlacionar luto e melancolia, Freud (1917) descreve semelhanças no quadro geral dessas duas condições. Situa, entretanto, que o luto não se aproxima de um processo patológico, ao contrário da melancolia. De acordo com Freud, luto e melancolia apresentam basicamente os mesmos traços, exceto por um, presente na melancolia e ausente no luto. Este traço é relativo a:

Alternativas
Comentários
  • Luto e Melancolia são formas de elaboração inconsciente de perdas reais ou simbólicas. Ocorre a perda de um objeto Amado e Odiado ao mesmo tempo.

    A principal diferença entre ambos é que NÃO HÁ a elaboração do trabalho de luto na Melancolia, mas sim uma REVOLTA contra a perda.

    Na Melancolia, há a introjeção do objeto perdido, que é o próprio EGO, por isso há o rebaixamento da autoestima, empobrecimento do ego e depreciação do sentimento-de-si.

    No Luto, há um período necessário para a elaboração da perda do objeto amado. O mundo é que se torna pobre e vazio. Há a renúncia do objeto, desligamento pulsional do mesmo e reinvestimento em um novo objeto.