SóProvas


ID
4011928
Banca
INTEGRI
Órgão
Prefeitura de Votorantim - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Significa que o Administrador público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, conforme o caso. Neste contexto, considerando os princípios da Administração, é correto afirmar que o enunciado trata-se do:

Alternativas
Comentários
  • Gab A

    O Princípio da Legalidade é uma das maiores garantias para os gestores frente o Poder Público. Ele representa total subordinação do Poder Público à previsão legal, visto que, os agentes da Administração Pública devem atuar sempre conforme a lei. Assim, o administrador público não pode, mediante mero ato administrativo, conceder direitos, estabelecer obrigações ou impor proibições aos cidadãos. A criação de um novo tributo, por exemplo, dependerá de lei.

  • Letra A

    Princípio da Legalidade

    -> Garantia contra as ingerências do Poder Estatal na vida dos particulares.

    -> Regular as relações entre particulares.

    Administração

    -> Deve fazer ou deixar de fazer o que a lei determina ou autoriza.

    -> Não havendo previsão em lei, a Administração fica inerte.

    Particular

    -> Autonomia de Vontade

    -> Pode fazer tudo que a lei não proíba.

    "Aliada minha é a Força. E poderosa aliada ela é." – Yoda

  • A questão em tela versa sobre a disciplina de Direito Administrativo e os princípios da Administração Pública.

    ANALISANDO AS ALTERNATIVAS

    Letra a) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. O princípio da legalidade, no tocante à Administração Pública, se traduz na ideia de que esta se encontra vinculada à lei e de que só lhe é permitido fazer o que se encontra previsto em lei. Assim, a afirmação de que o Administrador Público está, em toda a sua atividade funcional, sujeito aos mandamentos da lei e às exigências do bem comum, e deles não se pode afastar ou desviar, sob pena de praticar ato inválido e expor-se a responsabilidade disciplinar, civil e criminal, está vinculada ao princípio da legalidade.

    Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois o princípio da impessoalidade se traduz na ideia de que a Administração Pública, no exercício da função pública, deve ser impessoal, ou seja, deve tomar as suas decisões sem favorecer ou prejudicar alguém, devido a uma desavença de cunho pessoal. As regras de suspeição e impedimentos guardam relação com tal princípio.

    Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois o princípio do contraditório se traduz na ideia de que todo acusado terá o direito de resposta contra a acusação que lhe foi feita, utilizando, para tanto, todos os meios de defesa admitidos em direito. O contraditório é, portanto, a opinião contrária daquela manifestada pela parte oposta da lide.

    Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois o princípio da razoabilidade se traduz na ideia de que, ao tomar as suas decisões, a Administração Pública deve sempre avaliar e balancear a ação realizada e qual será a resposta desta, ou seja, traduz-se no conceito de que, por exemplo, no caso de determinada irregularidade funcional, haverá certa sanção disciplinar que corresponda à gravidade dessa irregularidade funcional.

    GABARITO: LETRA "A".

  • Resumindo ...

    A Legalidade para a administração públicas é regrada pela Subordinação da Vontade

    O Agente público só pode fazer o que está previsto. Se fizer o inverso o ato é ilegal.

  • A invalidação do ato administrativo tem por fundamento o dever de obediência à legalidade. Isso porque o Poder Público deve obedecer à lei.