SóProvas


ID
4015792
Banca
UFMT
Órgão
Câmara de Sorriso - MT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

INSTRUÇÃO: Leia os parágrafos iniciais de uma reportagem sobre o que os jovens da atualidade pensam e fazem publicada na revista Época, nº 938, e responda à questão.


Poucas palavras são tão abusadas como “geração”. Geração X, Geração Y, Geração Z, Geração do Milênio são meros rótulos que ajudam palestrantes, consultores e departamentos comerciais a vender. É impossível definir um padrão de comportamento comum a milhões de pessoas simplesmente porque elas compartilham, em seus documentos de identidade, datas de nascimento próximas. Quando se reduz o número de pessoas a observar e a pretensão da análise, fica mais fácil. Quando se fala em Geração Perdida, por exemplo, fala-se num grupo de escritores americanos que viveram em Paris e em outras partes da Europa nos loucos anos 1920. Nem todos os que viveram naquela era vanguardista e vibrante tiveram tanta aventura e liberdade como Hemingway, Fitzgerald e Gertrude Stein, por exemplo. Mas pode-se dizer que o grupo conhecido como Geração Perdida representava o espírito do seu tempo.

O mesmo ocorre com o grupo de brasileiros com menos de 30 anos reunido nas páginas desta revista. Eles não representam a realidade da maioria dos jovens do país. São jovens, no entanto, que se destacam em vários tipos de atividades e, por isso, representam o espírito de nosso tempo. São idealistas, sonhadores ― o que é bom, mas não uma novidade. A diferença é que essa geração não se limita a sonhar. Ela transforma as causas que abraça em projetos. Em objetivos de vida. Em profissões. 

O uso correto dos sinais de pontuação, principalmente da vírgula, organiza as ideias de um texto e propicia o entendimento pelo leitor. Sobre o assunto, assinale a assertiva correta.

Alternativas
Comentários
  • Os sinais de pontuação desempenham portentoso papel na frase, tendo em vista que facilitam a compreensão do discurso escrito, além de contribuir significativamente para a clareza do texto. Há uma miríade deles, dentre os quais se destacam: vírgula, pontos de exclamação e interrogação, dois-pontos, ponto e vírgula, aspas, travessão e parêntesis.

    Na questão em apreço, é preciso identificar o motivo do usa da vírgula. Item a item:

    a) Em Geração X, Geração Y, Geração Z, Geração do Milênio são meros rótulos que ajudam palestrantes, consultores e departamentos comerciais a vender., todas as vírgulas apresentam a mesma finalidade: separar termos que exercem a função sintática de sujeito.

    Incorreto. As três primeiras separam mesmo termos que exercem função de sujeito, mas a última, não. Esta separa o primeiro de um encadeamento de objetos diretos do verbo "ajudar";

    b) Em que se destacam em vários tipos de atividades e, por isso, representam o espírito de nosso tempo., o uso de vírgula se dá para introduzir uma explicação com a supressão de um verbo, no caso, verbo causar.

    Incorreto. O segmento virgulado é uma locução adverbial com sentido de consequência. Equivale ao advérbio "consequentemente";

    c) Em Quando se fala em Geração Perdida, por exemplo, fala-se num grupo de escritores americanos que viveram em Paris, as vírgulas isolam uma expressão exemplificativa e, retirando-a do texto, ficaria: Quando se fala em Geração Perdida fala-se num grupo de escritores americanos que viveram em Paris.

    Incorreto. A redação proposta após a retira da expressão "por exemplo" incorre em erro. Tendo em conta a existência de uma oração subordinada adverbial deslocada (quando se fala em geração perdida), é preciso inserir uma vírgula: "Quando se fala em Geração Perdida, fala-se (...)";

    d) Em porque elas compartilham, em seus documentos de identidade, datas de nascimento próximas, as vírgulas separam um termo fora de seu lugar tradicional na frase. Empregando esse termo em seu lugar canônico, ficaria: porque elas compartilham datas de nascimento próximas em seus documentos de identidade.

    Correto. Em ordem direta, normalmente não se virgula o adjunto adverbial.

    Letra D

  • Errado da letra B:

    O "Por Isso" tem função de conclusiva, e não de causa (como citado na questão) nem como consecutiva (assim citado pelo gabarito comentado). Exemplo de consecutiva:

    O som estava tão alto que as paredes da sala tremiam.