SóProvas


ID
4024432
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Em qual das alternativas abaixo NÃO há uma voz passiva?

Alternativas
Comentários
  • Queremos a alternativa que não possua voz passiva.

    A) Precisa-se de pessoas determinadas. → Incorreto, o se é índice de indeterminação do sujeito e não a que se falar em voz passiva nessa estrutura.

    B) Construíram-se várias hipóteses. → Temos voz passiva sintética, é só tentar passar para a voz passiva analítica que fica; várias hipóteses foram construídas.

    C) Na escola, busca-se o aprimoramento dos conceitos. → Temos voz passiva sintética, é só tentar passar para a voz passiva analítica que fica; o aprimoramento de conceito é buscado.

    D) Costumam empregar-se verbos de forma confusa. → Temos voz passiva sintética, é só tentar passar para a voz passiva analítica que fica: verbos de forma confusa são empregados.

    E) Alugam-se casas para o verão. → Temos voz passiva sintética, é só tentar passar para a voz passiva analítica que fica: casas são alugadas.

    GABARITO. A

  • Não precisa nem fazer uma análise muito detalhada.Para ganhar tempo na prova basta saber que:

    Precisar é verbo transitivo indireto. Rege-se de preposição ''de''. Não tem objeto direto.

    Na voz passiva o verbo tem que ser transitivo direito ou transitivo direito E indireto.

    GAB: A

  • A questão em tela quer que encontremos qual alternativa não tem a voz verbal passiva. Vejamos alguns conceitos antes da resolução:

    Há três possíveis voz do verbo:

    voz ativa - o ser a que o verbo se refere é o agente do processo verbal. Em "O Juventus derrotou o Palmeiras", a forma verbal "derrotou" está na voz ativa porque "o Juventus" é o agente do processo verbal

    voz passiva - o ser a que o verbo se refere é o paciente do processo verbal. Em "O Palmeiras foi derrotado pelo juventus", a locução verbal "foi derrotado" está na voz passiva porque "o Palmeiras" é o paciente da ação verbal.

    Há duas formas de voz passiva em português: a voz passiva analítica, em que ocorre uma locução verbal formada pelo verbo ser mais o particípio do verbo principal (como em "O técnico foi demitido do clube"), e a voz passiva sintética, em que se utiliza o pronome se (nesse caso chamado pronome apassivador, ou partícula apassivadora) ao lado do verbo em terceira pessoa (como em "Alugam-se casas na praia")

    voz reflexiva- o ser a que o verbo se refere é, ao mesmo tempo, agente e paciente do processo verbal, pois age sobre si mesmo. Em "O rapaz cortou-se com uma tesoura", a forma verbal cortou-se está na voz reflexiva, pois o rapaz é, a um só tempo, agente e paciente: ele cortou a si mesmo.

    Uma outra informação é que Voz passiva é uma construção sintática em que um objeto direto passa a ocupar a posição de sujeito, ou seja, é a maneira de como o verbo se expressa em relação ao sujeito, que no caso da passiva, ele sofre a ação.

    Vende-se casas- reparem que o verbo é transitivo direto, pois exige complemento, só que casas nesse caso é o sujeito paciente.

    a) Precisa-se de pessoas determinadas.

    Correta. O verbo "precisar" é transitivo indireto, pois tem como objeto indireto "de pessoas determinadas", reparem que temos a preposição "de" que é marca registrava da transitividade indireta. Nesse caso a voz verbal é ativa.

    b) Construíram-se várias hipóteses.

    Incorreta. O verbo construir é transitivo direto e o "se" que o acompanha é partícula apassivadora, pois o sujeito é paciente e sofre a ação "várias hipóteses". assim temos uma voz passiva sintética.

    c) Na escola, busca-se o aprimoramento dos conceitos.

    Incorreta. O verbo buscar é transitivo direto e o "se" que o acompanha é partícula apassivadora, pois o sujeito é paciente e sofre a ação "aprimoramento dos conceitos", assim temos uma voz passiva sintética.

    d) Costumam empregar-se verbos de forma confusa.

    Incorreta. A locução verbal "costumam empregar" tem como o verbo principal "empregar" sendo transitivo direto e "verbos de forma confusa", sendo o sujeito paciente, pois sofre ação, assim temos a voz passiva sintética.

    e) Alugam-se casas para o verão.

    Incorreta. O verbo alugar é transitivo direto e "casas"funciona como sujeito paciente, pois sofre a ação, assim temos uma voz passiva sintética.

    Referência bibliográfica.

    CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa.

    GABARITO: A

  • Gabarito: A

    Basta procurar qual item não traz um verbo transitivo direto*.

    A) Precisa-se de pessoas determinadas >>> Quem precisa, precisa de alguém ou de algo (Verbo transitivo indireto).

    *A marca principal da voz passiva sintética é a presença do verbo transitivo direto e da partícula SE.

  • Gabarito: A

    VTI+ SE: Indice de indeterminação de sujeito

    Verbo ''precisa'', façam a pergunta ao verbo

    Quem precisa, precisa ''DE'', verbo que pede por complemento preprosicionado.