SóProvas


ID
4028590
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Manaus - AM
Ano
2018
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Ao analisar a cotidianidade da sociedade romana em seus primórdios os historiadores Philippe Ariès e George Dubby fazem as seguintes afirmações:


“O nascimento de um romano não é apenas um fato histórico [...]”.

“A criança que o pai não levantar (não reconhecer) será exposta diante da casa ou num monturo público, quem quiser que a recolha”.

“O que acontecia com as crianças enjeitadas? Raramente sobrevivem”.

(ARIÈS, Philippe, DUBBY, Georges. História da Vida Privada: do Império Romano ao Ano Mil).


A classe social a que se referem os excertos dos autores é a dos:

Alternativas
Comentários
  • A sociedade romana apresentava as seguintes estratificações:

    Patrícios: Senhores de terra, eram descendentes dos primeiros habitantes da península itálica. Esta era a classe dos que conduziam as decisões políticas e constituíam parte do Senado.

    Clientes: Populações latinas que se dirigiram posteriormente para o local. Eram bem recebidas pelos antigos habitantes, que precisavam de mão-de-obra. Os clientes podiam se unir às famílias mais tradicionais por meio do casamento.

    Plebeus: Grupos que não foram tão bem recebidos, mas que poderiam ficar para trabalhar nas terras dos patrícios. Não tinham direito de ter suas terras próprias.

    Escravos: Nas campanhas militares dos latinos contra outras populações, aqueles que eram capturados tornavam-se escravos em Roma. Na monarquia, porém, a maior parte do trabalho não era realizado por escravos, mas sim por homens livres e pobres, os plebeus.

    Como o primeiro excerto fala do nascimento de um romano, temos que a questão se refere aos patrícios.

    Resposta: A