SóProvas


ID
4036870
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 1º Distrito Naval
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto a seguir e responda a questão.  

Debater não é brigar

Debater é ter o direito de expor livremente nossas idéias e o dever de ouvir e respeitar as idéias alheias, mesmo que diferentes das nossas.

Quando debatemos, desejamos convencer nosso interlocutor de que temos razão. Por esse motivo, devemos nos esforçar para escolher argumentos persuasivos, isto é, capazes de modificar o ponto de vista do interlocutor. Mas o contrário também pode ocorrer: sermos convencidos peios argumentos do interlocutor ao vermos outros ângulos da questão, independentemente do resultado do debate, porém, a troca de argumentos é uma experiência enriquecedora tanto para quem deie participa diretamente quanto para quem o presencia. 

Debater é modificar o outro e modificar a nós mesmos. É crescer com o outro e ajudá-lo a também crescer a partir de nossa experiência e de nossa visão de mundo. O debate é um exercício de cidadania.

Fonte: Cereja, William Roberto; Magalhães, Thereza Cochar. Texto e interação. São Paulo: Atual, 2 ed., 2005, p. 112.

Em "Independentemente do resultado do debate, porém, a troca de argumentos é uma experiência enriquecedora [...]”, a conjunção "porém" pode ser substituída, sem que haja prejuízo ao sentido original do texto por

Alternativas
Comentários
  • O "porém" é uma conjunção coordenada adversativa, pois exprime ideia de contraste, oposição, ressalva ou compensação. As principais são: mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto.

    O "portanto" é conjunção coordenada explicativa.

    "Porque" e "porquanto" são conjunções coordenadas explicativas.

    Obs. O "porque" também pode expressar a causa da ocorrência da oração principal, neste caso ele será uma conjunção subordinativa adverbial causal.

    Por fim, a expressão "Visto que" é conjunção subordinativa adverbial causal.

  • Adversativas – ligam duas orações ou palavras, expressando ideia de contraste. São elas: mas, porém, todavia, contudo, entretanto, no entanto, não obstante.

    Ex.: Tentei chegar mais cedo, porém não consegui.