SóProvas


ID
4042573
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Viadutos - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sua carreira combina com o seu propósito de vida?

    Todos nós buscamos um propósito, um objetivo de vida. Um dos grandes sonhos da maioria das pessoas está em conciliar carreira, família e lazer. Pesquisas revelam, como a da International Stress Management Association, realizada no Brasil, que diversos profissionais não conseguem trabalhar naquilo que mais gostam e despendem horas do seu dia executando tarefas que não __________________ prazer, tornando-se assim pessoas amargas e insatisfeitas. E muitos se acostumam a essa rotina maçante e passam, assim, grande parte de suas vidas infelizes.
    Os jovens atuais procuram empresas que possuem um propósito definido e com o impacto que elas geram na sociedade, seja com relação ao meio ambiente e social, bem-estar, diversidade e inclusão. O que é maravilhoso, pois ____ tempos, quando os jovens tinham que decidir que caminho percorrer profissionalmente, muitos optavam por cursos que, em princípio, tivessem mais visibilidade e que no futuro remunerassem bem.
    Depois de um tempo, os olhares foram se transformando, e começou-se a construir uma carreira, com objetivos mais definidos. E, num terceiro momento, já mais amadurecidos, os profissionais trabalham por algo que dê sentido à vida, ou seja, que tenha um objetivo e uma finalidade.
    O propósito vem com o autoconhecimento, da descoberta do que realmente importa e com a consciência de que somos seres humanos únicos e exclusivos. E assim, começamos a construir nossa identidade e nosso legado, com a prática, paixão e persistência indispensáveis para se atingir objetivos, e conquistar o tão sonhado estado de felicidade no trabalho.
    Graças ao autoconhecimento, identificam seus talentos. Profissionais satisfeitos tendem a ser mais produtivos, criativos e a encararem o mundo de forma positiva, com otimismo estampado no rosto, além de se arriscarem mais, pois enxergam oportunidades que outras pessoas não ______, atuando lado a lado com a sua autoestima e as relações interpessoais.

 https://exame.abril.com.br... - adaptado.

Considerando-se alguns verbos do texto, analisar os itens abaixo:

I. No trecho “muitos optavam por cursos que, em princípio, tivessem mais visibilidade” (segundo parágrafo), considera-se o fato expresso pelo verbo sublinhado como certo e real.
II. Em “pois enxergam oportunidades” (último parágrafo), o verbo sublinhado expressa uma ação no presente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: C

    I. No trecho “muitos optavam por cursos que, em princípio, tivessem mais visibilidade” (segundo parágrafo), considera-se o fato expresso pelo verbo sublinhado como certo e real.

    Errada. ''Tivessem'' => terceira pessoa do plural do pretérito imperfeito do modo subjuntivo do verbo ''ter''. O modo subjuntivo expressa dúvida, incerteza, por isso a assertiva I está incorreta.

    II. Em “pois enxergam oportunidades” (último parágrafo), o verbo sublinhado expressa uma ação no presente.

    Correta. ''Enxergam'' => terceira pessoa do plural do presente do indicativo.

  • Gab: C

    I. No trecho “muitos optavam por cursos que, em princípio, tivessem mais visibilidade” (segundo parágrafo), considera-se o fato expresso pelo verbo sublinhado como certo e real. >> ERRADA >> Tivessem: preterito imperfeito do subjuntivo.

    a)     Pretérito imperfeito do subjuntivo

    - SSE!

    EU   estudasse

    TU   estudasses

    ELE estudasse

    NÓS estudassemos

    VÓS  estudasseis

    ELES estudassem

    - A palavrinha chave é uma conjunção de condição >> “se”

    - Ex: se eu estudasse;

    - Quando se emprega esse tempo verbal?

    - Esse tempo pode associar-se ao futuro do pretérito simples ou composto do indicativo quando são expressos fatos irreais e hipotéticos do passado:

    Ex: Se me tivesse apresentado na data combinada, já seria funcionário da empresa.

    II. Em “pois enxergam oportunidades” (último parágrafo), o verbo sublinhado expressa uma ação no presente. >> CORRETA >> Enxergam: presente do indicativo.

    presente do indicativo:

    - radical + vogal temática + desinência número pessoal:

    - normalmente indica rotina; regularidade;

    Ex:

    EU   estudo

    TU   estudas

    ELE estuda

    NÓS estudamos

    VÓS estudais

    ELES estudam

     

    - Quando empregamos este tempo verbal?

    - indica processos verbais que se desenvolvem simultaneamente ao momento em que se fala ou escreve:

    - Processos habituais, regulares, ou aquilo que tem validade permanente:

    - Narrar fatos passados, conferindo-lhes atualidade (presente histórico):