SóProvas


ID
4048579
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Câmara de Rio Branco - AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Esqueça sua data de nascimento: é a idade
biológica que diz quantos anos você realmente
tem

    Não é difícil conhecer alguém com a mesma idade que a sua, mas comportamentos totalmente diferentes. Seja em relação ao jeito de ser, de pensar ou de cuidar do corpo, às vezes parece muito claro que, apesar de terem nascido no mesmo ano, muitas pessoas parecem ter idades completamente distintas.
    A novidade é que, agora, talvez essa impressão passe a ser um fato. Pesquisadores americanos, ingleses e suecos do King’s College, em Londres, afirmam que a idade biológica é um dado mais útil do que a data de nascimento de uma pessoa.
         Eles chamam de idade biológica um conjunto de fatores usados para determinar quantos anos alguém realmente tem. Cientificamente, pode-se descobrir o ritmo de envelhecimento de um indivíduo, o risco do desenvolvimento de doenças (principalmente as neurológicas) e até estabelecer a “juventude” de um órgão a ser doado. Para saber tudo isso, só é necessária uma amostra de sangue. 
      “Há uma marca de envelhecimento saudável que é comum a todos os nossos tecidos e parece ser uma previsão para uma variedade de coisas, incluindo a longevidade e comprometimento cognitivo. Parece que, depois de 40 anos, você pode usar isso como um guia para estabelecer quão bem uma pessoa está envelhecendo”, disse à BBC o professor Jamie Timmons.
     Foi feita uma pesquisa com um grupo de homens que foram acompanhados durante duas décadas, até os 70 anos. Os responsáveis pelo estudo conseguiram distinguir os que estavam envelhecendo normalmente e os que tinham uma probabilidade até 45% maior de morrerem.
     Uma das constatações que mais chama atenção nesta pesquisa é a afirmação dos pesquisadores de que saúde e idade não estão diretamente ligadas. O sedentarismo, por exemplo, pode fazer muito mal à saúde, mas não necessariamente tem a ver com o envelhecimento do organismo. O mais importante para avaliar a saúde de alguém é observar a combinação entre seu estilo de vida e sua idade biológica. 
     Ainda não foram descobertas formas de retardar o envelhecimento, mas o objetivo da pesquisa é mais focado em alertar e prevenir contra doenças que podem ser tratadas de forma muito mais rápida e eficiente em pacientes que já demonstrem ter pré-disposição para o desenvolvimento delas, como Alzheimer e câncer.

Disponível em:<https://br.vidaestilo.yahoo.com/post/129226924080/
esque%C3%A7a-sua-data-de-nascimento-%C3%A9-a-idade>. Aces-
so em: 26 mar. 2016.  

No excerto “Ainda não foram descobertas formas de retardar o envelhecimento”, os termos em destaque classificam-se, morfologicamente, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Envelhecimento substantivo ? GAB: E

  • GABARITO

    [ E ] - "advérbio de negação, substantivo, verbo e substantivo."

  • Gabarito -E

     “Ainda não foram descobertas formas de retardar o envelhecimento”,

    I) Não - Advérbio de negação.

    II) (As ) formas - Substantivo

    Ajuda: As formas de retardar o envelhecimento.

    III) Retardar algo .. Verbo

    IV) ( O ) envelhecimento ...Substantivo.

  • SE COUBER A PALAVRA TAO ANTES - ADJETIVO

    SE COUBER A PALAVRA TANTO E SUAS FLEX - SUBSTANTIVO

    EX: AS (TANTAS) frutas preferidas do meu irmão são banana, melancia e abacaxi.

    BIZU do Professor Diogo Alves.

    RUMO PPRR!

  • Apenas fazendo um adendo: a questão pediu morfologicamente. Lembro-me de ter errado uma questão por deixar passar que a banca queria a classificação morfológica do "não", e acabei respondendo de acordo com a análise sintática (adjunto adverbial de negação) e de um predicativo do sujeito que, morfologicamente, era um adjetivo.

  • coloque o TANTO -- se ficar bom sera substantivo

    coloque o TÂO -- se ficar bom será adjetivo.

    nesse caso, o TANTAS Formas ficou bom então bateu como" substantivos "